5 benefícios de comprar um terreno e construir a própria casa - Setpar Empreendimentos

5 benefícios de comprar um terreno e construir a própria casa

10 setembro 2019

Tempo de Leitura: 4minutos

casa própria sempre é um dos maiores objetivos e sonhos do brasileiro. Não é à toa que se estima que mais de 20 milhões de pessoas no nosso país ainda sonham com este objetivo. Afinal, não somente é uma grande conquista pessoal, de finalmente alcançar o maior sonho, mas também é um investimento que faz muito sentido do ponto de vista econômico. Ter a casa própria permite sair do aluguel e ter uma vida financeira muito mais estável, além de trazer mais conforto e qualidade de vida para toda a família.

O desafio de conseguir alcançar o sonho da casa própria certamente não é fácil. Existem diversas opções de como atingir este objetivo, e é preciso considerá-las até encontrar a ideal. Com isso em mente, confira 5 benefícios de comprar um terreno e construir a casa própria.

Infográfico
Faça o download do infográfico na versão em alta resolução
Baixar Infográfico

1 - Definir a planta de acordo com a sua necessidade

Ninguém conhece mais as suas necessidades do que você mesmo. Por isso, a compra do terreno e a construção da casa é a única opção que permite controle total sobre as obras feitas no imóvel. Essa é uma das vantagens mais interessantes e um dos maiores apelos desta iniciativa.

Desde o momento do primeiro desenho da planta, dono pode defini-la de acordo com as suas necessidades. É o oposto de uma casa pronta, em que tudo já está definido e, se você quiser personalizar, precisa arcar com os custos da obra, quando ela for possível. Se você mora de aluguel isso é ainda mais complicado, pois é preciso da aprovação do proprietário. Neste tipo de contrato esta ideia é ainda pior, pois como o imóvel não é seu, é um dinheiro que não vai trazer muito retorno.

Mas, na compra do terreno e na construção do imóvel, você tem o conhecimento de todas as instalações importantes, como água, gás e energia, além dos pontos principais de sustentação. Assim, evita problemas em qualquer obra que pretenda fazer, sem abrir mão de ter a casa que sempre sonhou.

Você pode pensar em todos os detalhes como o número de quartos e banheiros, o tamanho da sala, o estilo da cozinha e diversos outros. Sempre com o objetivo de trazer mais conforto para a sua família. Por outro lado, qual é a chance de você encontrar o imóvel pronto com todas as características que precisa?

Outra vantagem das plantas mais modernas, que não era muito valorizado há um certo ponto, é a questão da sustentabilidade. Ao construir um imóvel do zero agora, você pode aplicar as técnicas de sustentabilidade para ter uma casa mais econômica e adequada ao meio ambiente. Você pode, por exemplo, projetar a casa para receber mais luz natural, ou usar a energia do sol, até mesmo implementando placas de energia solar.

Além de ajudar a economizar e proteger o meio ambiente, estas questões são muito atrativas para possíveis compradores, caso queria vendê-la.

Por fim, conhecer a planta significa poder preparar a casa para obras futuras. Por exemplo, quer construir um andar extra para os filhos quando eles forem um pouco mais velhos ou para os pais? Desde a construção, a planta pode ser projetada para permitir obras futuras.

2 - Economia

Outro grande benefício da compra do imóvel é o econômico. Esta é uma grande decisão especialmente por conta do custo bem alto. Por isso, é preciso pesquisar as opções para conhecer as que são mais viáveis economicamente. Graças ao benefício acima, você pode buscar formas de economizar na compra de materiais, na contratação da mão de obra, procurando promoções e sem sacrificar a sua qualidade.

É uma forma de gastar menos e alcançar o seu sonho já que, de acordo com a média, a opção de compra de terreno e construção da casa tende a ser até 30% mais barata do que a compra de um imóvel pronto.

3 - Agrega valor ao imóvel

Outro grande benefício econômico de comprar o terreno e construir a casa é agregar muito valor ao imóvel, uma vez que ele esteja construído. Ou seja, é um investimento que pode ter um excelente retorno. Ao comprar o terreno e ter os gastos com as obras, você está aplicando o seu recurso, que será muito valorizado.

Afinal, o valor de venda certamente vai superar o custo do terreno e da obra. Se você precisar vender o imóvel no futuro, é muito provável que lucre em cima da negociação. Por isso, é um investimento inteligente e um bom uso do seu dinheiro.

Se você já pensa em vender pode apostar em certos conceitos que são mais atrativos para os compradores, como um piso mais sofisticado, um conceito para o imóvel que seja mais aberto, uma pintura mais neutra e diversas outras características que permitem tornar o seu imóvel mais potencialmente atraente para compradores.

4 - Garantia de qualidade da casa

Por conta de conhecer tão bem a planta e como será feita a construção, esta opção é a que permite a maior garantia de qualidade da casa. Ao comprar um imóvel pronto, por melhor que ele seja, você nunca sabe quais os “atalhos” a construtora usou para economizar. Materiais de qualidade inferior, por exemplo, podem gerar uma grande dor de cabeça.

Para piorar a situação, o problema geralmente só é percebido após algum tempo. No momento em que isso acontecer, já é tarde demais. Com a compra do terreno e a construção do imóvel, não existe o risco. Como dito no ponto anterior, você tem controle total sobre a planta, garantindo que as obras serão não apenas de acordo com o seu gosto, mas da melhor qualidade possível.

5 - A possibilidade de escolha

Esta também é uma grande vantagem, de cunho mais pessoal. Com a compra do terreno e a construção da casa, você tem muito mais liberdade escolha, podendo decidir o melhor local para construir o seu futuro e o da sua família.

Por conta disso, você pode encontrar terrenos baratos em boas áreas, especialmente naqueles bairros que estão ampliando ou em desenvolvimento, ou seja, você pode morar em um local muito bom, sem precisar pagar um valor absurdo por isso.

Percebeu as vantagens? Agora que você já sabe os principais benefícios de conseguir o sonho da casa própria através deste modelo, é mais fácil avaliar se esta é a melhor opção para a sua família!