Ação ambiental movimenta moradores do SetValley - Setpar Empreendimentos

Ação ambiental movimenta moradores do SetValley

17 abril 2019

Tempo de Leitura: 2minutos

A preservação ambiental é uma questão de grande relevância nos dias atuais. Sabendo disso, a equipe ambiental e de marketing da Setpar promoveu, no dia 13 de abril, uma ação que uniu os moradores do bairro SetValley em prol do meio ambiente. Saiba como foi:

Assista ao nosso vídeo e veja um pouco como foi a ação no SetValley:

Ação Vamos Plantar árvores realizada no SetValley em São José do Rio Preto – SP

Mais árvores, mais bem-estar

Logo pela manhã, os moradores do SetValley foram convidados a plantar árvores na área verde do loteamento. Chamado de “Plante uma árvore”, o projeto ensinou os habitantes do bairro sobre as formas de cuidado com a natureza e técnicas de plantio.

Depois, foram entregues a eles 200 mudas de árvores nativas ou frutíferas para que fossem plantadas na área destinada à preservação. Os moradores também receberam placas de identificação que os permitiram apadrinhar as espécies plantadas e dar nomes a elas.

Você sabe quais os benefícios de morar perto da natureza? Nós selecionamos 5 vantagens para você morar perto da natureza.

Alimentação sustentável

Mais tarde, no mesmo dia, vinte pessoas residentes do SetValley foram selecionadas para participar do plantio de uma horta sintrópica ao lado da área de preservação do bairro e próxima de onde as mudas foram depositadas.

O plantio sintrópico é um processo pioneiro e inovador, voltado para a conservação e acúmulo de energia. Baseado em um sistema agroflorestal, consiste no cultivo de espécies agrícolas próximo a espécies florestais, fortalecendo seu crescimento e recuperando recursos naturais. Dentre as principais vantagens dessa prática estão a recuperação de solos degradados, retenção de água pelo solo, geração de oxigênio e captura de carbono.

Os moradores puderam ver o local que será utilizado para cultivar hortaliças, legumes e verduras, de forma totalmente orgânica, contribuindo para a preservação ambiental e para o crescimento e fortalecimento da região.

Colhendo os frutos

Os benefícios gerados pela ação realizada são diversos. O primeiro deles é o envolvimento dos moradores do SetValley com a área verde do local.

Ao entrar em contato com a natureza, apadrinhar uma ou mais árvores e cultivar seus próprios alimentos, cresce nos habitantes do bairro um sentimento de cuidado para com as espécies. Dessa forma, a conservação ambiental se torna mais fácil, uma vez que os próprios moradores ajudam a cuidar e a evitar a degradação da área verde.

A melhora da alimentação e da sensação de bem-estar também é um resultado das ações promovidas no SetValley. A qualidade de vida da população é maior com a ajuda da natureza: o ar fica mais limpo e nossos pulmões agradecem; o contato com o verde estimula a prática de exercícios; o consumo de alimentos naturais melhora o sistema digestivo, aumenta a qualidade do sono, fornece disposição e energia para as atividades diárias e garante o bom humor.

Por último, mas não menos importante: projetos como esse são capazes de melhorar a interação entre os moradores da região. Participar de ações em conjunto promove um ambiente de cooperação entre os envolvidos, fortalece o contato entre eles e colabora para que a convivência seja amistosa.

Com eventos desse porte, não apenas o meio ambiente é favorecido, como também a comunidade do SetValley, que pode viver num lugar mais bonito, mais agradável e, principalmente, com mais qualidade de vida.

Conheça mais sobre o SetValley e veja as vantagens que o bairro oferece para viver com a sua família.