Bairro planejado: tudo o que você precisa saber - Setpar Empreendimentos

Bairro planejado: tudo o que você precisa saber

21 novembro 2022

Tempo de Leitura: 4minutos

Você já pensou em morar em um lugar que te permite encontrar tudo o que precisa na sua casa a somente alguns passos de distância? É assim que o bairro planejado funciona.

Pois é, essa realidade já existe no Brasil e está mudando o conceito de construções urbanísticas, assim como o comportamento do mercado, que aderiu completamente a esse tipo de obra.

Mas você sabe o que ele significa, como funciona e quais são suas vantagens? Não se preocupe, pois vamos te contar tudo agora! Continue acompanhando o texto e fique por dentro de tudo!

Significado de um bairro planejado

Morar em um bairro planejado proporciona uma grande experiência a você e sua família, pois é necessário contar com um time de profissionais que desenvolve um projeto todo focado na localização, na segurança, no bem-estar e em outras necessidades importantes da população.

Em resumo, é criado do começo, sempre pensando na sociedade, no custo-benefício e na qualidade de vida de todos.

A teoria desse tipo de construção não é tão nova e, hoje em dia, há várias cidades que são adeptas ao conceito, como:

  • Copenhagen (bairro central com ruas exclusivas para pedestres);
  • Barcelona (bairro Eixample);
  • Londres (divididos em zonas).

A importância do planejamento de área

A infraestrutura inteira é pensada por arquitetos, engenheiros e construtoras que entregam o local pronto, com iluminação, rede de esgoto e distribuição de água, ruas asfaltadas, enfim, toda estrutura necessária para construir casas e comércios.

Além disso, alguns terrenos já estão preparados para receberem pontos comerciais, escolas, parques, entre outros, com o objetivo de entregar um bairro completo aos moradores.

Vantagens de morar em um bairro planejado

Existem diversas vantagens de morar em um bairro como esse. Confira, a seguir, as principais!

Infraestrutura completa

Embora esse item já tenha sido citado, não podemos deixar de ressaltar o quão incrível é morar em um bairro pensado do zero e feito antes da ocupação. Problemas como ruas sem saída, falta de sinalização, de comércio, de escola e locais para lazer deixam de existir em loteamentos planejados.

Ah, e sabe aqueles problemas em época de chuva, como rua alagada, pois bem, em bairros planejados tudo é pensado, inclusive no escoamento de águas pluviais. Tudo para que sua casa, sua rua e seu bairro seja perfeito em todos os sentidos.

Sem taxas extras

Ao contrário de condomínios, por exemplo, você não precisa pagar a mais para ir ao parque e brincar com as crianças. Seu dinheiro investido no imóvel já estará cobrindo os benefícios dos lugares públicos próximos.

Sustentabilidade

Desde o início, os profissionais responsáveis arquitetam um projeto com o menor impacto ambiental possível e maior utilização dos recursos naturais da área.

Dessa maneira, árvores nativas, frutíferas e rios ou lagos são levados em conta para integrar o projeto como parte essencial da vida na área.

Localização criteriosamente selecionada

Além de ter uma casa própria em um bairro pensado nos moradores e na sua qualidade de vida como protagonistas, os especialistas também consideram a localização.

Por isso, os loteamentos são pensados juntamente com a cidade e tudo ao redor para que os moradores tenham mais comodidade e acesso.

Orçamento baixo

Os custos da construção de uma casa não são tão baixos, por isso, comprar uma casa em um bairro planejado é uma ótima ideia, pois além da infraestrutura já existente, ao construir sua própria casa você planeja os custos com mais calma e detalhamento.

Por falar em custos, os loteamentos oferecem um preço acessível, a condições de pagamento especiais, para que você consiga usufruir das vantagens de uma casa própria em uma área com infraestrutura completa.

Vale lembrar que a compra de um imóvel de terceiro envolve vários fatores, como manutenções, análise de dívidas, entre outras que em uma casa em um bairro planejado você não precisa lidar.

Acesso facilitado

O bairro planejado pode proporcionar um acesso facilitado à escola, a um parque, mercado e muito mais. A área é estruturada a partir das necessidades básicas da população como: educação, saúde, lazer, etc.
Desse modo, é possível não só aproveitar os lugares, como ter boas oportunidades de negócios que acabam valorizando o local.

Os vizinhos se tornam clientes assíduos, ou também podem trabalhar como colaboradores e até mesmo associados da mesma empresa.

Diferença entre o bairro planejado e o condomínio fechado

A principal diferença é que um bairro planejado pode contar com a disponibilidade dos espaços públicos, como parques, quadras, etc. Em um condomínio, é estipulada uma taxa de manutenção e acesso para os moradores.

No bairro planejado, não é preciso pagar taxa a mais nem mesmo ser residente para desfrutar das vantagens oferecidas. Assim, a população da cidade toda é beneficiada com novos espaços públicos.

Bairro planejado com a Setpar

A Setpar conta com diversos empreendimentos neste segmento e garante ainda loteamento com terrenos mistos (tanto para uma residência quanto comércio).

Na área comum, muitos dos bairros Setpar contam com árvores frutíferas, campo de futebol, quadra poliesportiva coberta, academia de musculação, academia ao ar livre e várias outras vantagens.

No vídeo abaixo, o diretor de negócios da Setpar, Rodrigo Sabino, explica detalhadamente como é construído um bairro, desde a escolha da área até a arborização e área de lazer.

Com ele, você poderá aprender um pouco mais sobre como são feitos os loteamentos na Setpar e poderá conhecer os inúmeros privilégios ao fazer esse investimento. Você ainda tem a facilidade de ter o seu contrato de forma digital, com todo o compromisso e assistência da empresa.

Conclusão

Antigamente as construções de terrenos eram irregulares e sem nenhuma administração ou projeção urbanística. Porém, esse tipo de construção está ficando cada dia mais esquecida.

Você pôde notar que as vantagens de ter uma casa em um bairro planejado são inúmeras, como: infraestrutura completa e pronta, acesso a lugares públicos no mesmo local, entre outros que citamos.

Ah! E sabe outro ponto FUNDAMENTAL? A documentação! Além de ter a garantia ao comprar um terreno de uma empresa responsável, como a Setpar, você ainda ficará livre de problemas no futuro.

Agora que você já conhece os privilégios de se morar em um bairro planejado, não deixe de conhecer os bairros planejados da Setpar, com várias construções em andamento e lotes disponíveis para você conhecer de perto.