Como escolher o lugar ideal para montar a minha empresa? - Setpar Empreendimentos

Como escolher o lugar ideal para montar a minha empresa?

20 agosto 2020

Tempo de Leitura: 2minutos

Você já parou para pensar o quanto a localização da sua empresa pode influenciar no seu sucesso? Escolher um determinado lugar para ser o ponto comercial do seu negócio é fundamental para você alcançar resultados positivos. Então, se uma localização possui aspectos negativos de acesso e circulação, por exemplo, isso pode comprometer o desempenho de suas vendas.

Podemos dizer que o sucesso de sua empresa está diretamente ligado a localização do seu negócio. Por isso, é comum observarmos muitos comerciantes estudando uma possível mudança do seu empreendimento para um lugar melhor e mais estratégico, mesmo que isso resulte em um maior investimento na infraestrutura e divulgação do seu negócio.

Mas, calma! Uma mudança ou a abertura de um novo comércio deve ser estudada, inclusive quando o assunto é a nova localização. O que o empreendedor deve ter sempre em mente são questões relacionadas ao conforto e facilidade do seu cliente. Portanto, a acessibilidade do local, número de concorrentes diretos nas proximidades e fluxo de passagem de pessoas, são vitais nessa análise.

Por onde eu começo?

O primeiro passo para abrir um negócio é o estudo de mercado e do seu público-alvo. Essa é uma pesquisa de marketing, onde você estuda o ponto, o produto, o preço e a propaganda do seu empreendimento. Os 4P’s do marketing precisam estar em sintonia e, como apontamos, o local do estabelecimento está inserido nesse meio. 

Nessa pesquisa, você irá definir: 

  • O perfil do seu consumidor; 
  • Avaliar o ambiente que o negócio será inserido;
  • Analisar investimentos de compra (ou aluguel);
  • Identificar concorrência direta e indireta;
  • Estudar a facilidade para a chegada de produtos e de funcionários;
  • Verificar legalidade da instalação do negócio (com a Prefeitura, por exemplo);
  • Fazer um comparativo com outras regiões em potencial para receber a sua empresa.

Vale ressaltar que o estudo de localização é diferente quando se trata de comércio e serviço ou de indústria. O empreendedor que deseja iniciar um novo negócio, deve ter atenção aos aspectos que tangem ao serviço que será oferecido.

Determinar se você precisa de um local externo para estabelecer seu empreendimento ou se você apenas precisa de um escritório, também está inserido nessa parte de identificação das necessidades. Dependendo da sua atuação, você pode manter o seu negócio na sua própria casa.

Tome cuidado e facilite a vida do seu cliente

Quando o seu negócio exige a presença física dos seus clientes, considere estabelecer sua empresa em um ponto de fácil acesso, de preferência em uma rua/avenida referência daquela região. Oferecer instruções complicadas para que seus clientes cheguem à sua porta, podem afastá-los ainda mais.

Evite locais em frente a ponto de ônibus, a aglomeração de pessoas nos horários de pico podem tirar a visibilidade do seu estabelecimento. Regiões que causam algum tipo de insegurança também é um fator que pode deixar o público mais longe da sua empresa.

Além disso, o seu cliente busca facilidade, praticidade e conforto. Logo, quanto menor for o deslocamento dele até a sua empresa, melhor. Procure identificar as principais necessidades das regiões antes de investir na localização. Não são apenas as áreas nobres das cidades que geram boas oportunidades. Aqui, você pode descobrir os benefícios de empreender em bairros novos e conhecer as possibilidades do seu negócio nessas regiões.

Como dissemos acima, tudo vai depender do negócio que você vai montar, mas esses são alguns dos passos básicos necessários para identificar o lugar ideal para empreender e instalar a sua empresa.