Como obter sucesso na compra de um terreno - Setpar Empreendimentos

Como obter sucesso na compra de um terreno

25 fevereiro 2019

A compra de um terreno requer tantos cuidados quanto a compra de um imóvel. Questões como a verificação do registro do loteamento, de sua infraestrutura e da empresa loteadora são apenas alguns dos pontos a serem observados pelo consumidor. Quando não há uma pesquisa prévia, o comprador pode ter prejuízos e dores de cabeça.

Se você deseja fugir do aluguel e realizar o sonho de ter sua casa própria, descubra neste artigo como obter sucesso na compra de um terreno e fazer um bom negócio.

Busque referências sobre a empresa loteadora

A primeira medida a ser tomada antes de efetuar a compra do terreno, é buscar referências sobre a companhia encarregada pelo empreendimento, seu histórico e loteamentos já lançados. O ideal é visitá-los.

Visitar a área onde se pretende fazer a compra do lote é primordial. Assim, você terá conhecimento da infraestrutura das vias, da iluminação e, sobretudo, da segurança.

Uma pesquisa aprofundada sobre a empresa que efetuará o negócio é uma etapa que não pode ser deixada de lado. Este é um dos fatores que irá determinar o êxito (ou não) na compra do terreno e a valorização de seu investimento!

A imobiliária que efetuará a venda também deve ser avaliada

Assim como a empresa loteadora, a imobiliária que fará a venda do terreno também deve ser avaliada pelo futuro comprador. É importante buscar suas referências e verificar se a imobiliária e o profissional possuem habilitação no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), órgão fiscalizador da classe.

A topografia é um dos aspectos mais importantes na hora de escolher o melhor terreno.

A verificação da topografia é de grande importância

Outro importante passo antes de fazer a compra de um terreno é verificar a topografia do lote. Para isso, é preciso contratar um topógrafo, profissional encarregado por fazer o levantamento topográfico de obras, atuando com serviços de elaboração, medição e avanços periódicos de plantas e mapas. Sem a verificação da topografia da área, um terreno com alto declínio pode acarretar gastos adicionais, como a nivelação, por exemplo. Algumas empresas, como a Setpar, já contratam esses profissionais para facilitar e poupar gastos do cliente.

Confira a parte da documentação

Verifique o Registro do Imóvel, aprovação do projeto, licenças, matrícula do lote (que assegura o comprador que o terreno não é resultante de uma ocupação ilegal) e Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais).

Também é recomendado conferir os dados juntos aos órgãos ambientais, vendo se ele se encontra em área protegida, além de prestadores de serviços como o de luz e água.

Em relação à obra, o comprador deve se dirigir ao AELO (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano) que certifica às obras o selo de regularidade.

Já a documentação do lote deve ser analisada com bastante atenção. Isso porque, se o lote estiver em condição irregular, o documento irá apontar se o terreno está próximo a áreas de proteção ambiental ou de mananciais.

Além destes cuidados, também se deve atentar aos baixos preços. Caso perceba alguma espécie de irregularidade ou golpes, o futuro comprador poderá denunciar a companhia aos órgãos competentes e fazer o registro de um Boletim de Ocorrência.

Pronto! Agora que você já sabe como obter sucesso na compra de um terreno, compartilhe este artigo e confira nossas demais publicações.