10 dicas para escolher o melhor bairro para morar, construir ou investir - Setpar Empreendimentos

10 dicas para escolher o melhor bairro para morar, construir ou investir

30 junho 2023

Tempo de Leitura: 4minutos

A localização é um dos pontos mais importantes do ramo imobiliário. Não importa se você está comprando uma casa ou construindo, escolher o melhor bairro é uma etapa que faz toda a diferença!

Afinal, se você vai viver com a sua família ali, ou se busca um bom retorno sobre o investimento após a construção, o bairro ideal deve ser uma das suas maiores preocupações.

Nesse post, vamos te dar 10 dicas imperdíveis para escolher o melhor bairro, seja para morar, construir ou investir!

Como escolher o melhor bairro

Essa escolha vai depender de alguns fatores. Como falamos, você pode estar construindo uma casa para vender, que tem se mostrado uma ótima forma de investimento ou para fazer de lá o seu lar.

De qualquer forma, o objetivo final pode fazer com que o melhor bairro seja diferente para cada pessoa.

Mesmo assim, existem algumas dicas indispensáveis para quem quer escolher a melhor região, ao agregarem tanto na qualidade de vida para quem visa morar na região, como possibilidades de valorização para quem vai vender. Confira:

Localização

Considere as suas necessidades. Por exemplo, se for morar lá, verifique a proximidade do bairro em relação ao seu local de trabalho, escolas para seus filhos, hospitais e outras instalações que podem facilitar a sua vida diária.

Além disso, uma localização privilegiada com certeza ajuda a valorizar o investimento.

casa própria na setpar - melhor bairro para morar

Segurança

Infelizmente, essa deve ser uma preocupação para todos os brasileiros antes de comprar ou construir. Busque informações sobre os índices de criminalidade do bairro e a presença de medidas de segurança, como policiamento eficiente e sistemas de vigilância.

Infraestrutura

Um bom bairro deve ter uma infraestrutura de qualidade. Isso vai desde o acesso a transporte público, ruas e vias bem conservadas, redes de água e energia confiáveis e organizadas, além de outros serviços básicos, como coleta de lixo, postos de saúde e facilidade de acesso.

Comodidades e serviços

Apesar de não ser absolutamente fundamental, um bom diferencial para escolher o melhor bairro é a disponibilidade de supermercados, shopping centers, restaurantes, parques, academias e outras comodidades que são importantes não só para o seu estilo de vida, mas também contribuem para a valorização constante da região.

Valorização imobiliária

Esse é um ponto importante especialmente para quem está construindo um imóvel para investimento. Verifique se o bairro apresenta um histórico de valorização imobiliária consistente ao longo do tempo. 

Desenvolvimento futuro

Além de analisar o passado da valorização imobiliária, pesquise sobre projetos de desenvolvimento planejados para a região, como: construção de novas vias, expansão de áreas comerciais ou melhorias na infraestrutura, novos empreendimentos, parques, etc.

Isso vai te ajudar a entender melhor o potencial de valorização futura.

Veja também: 

Por que construir casa para vender é um bom negócio?

Perfil da vizinhança

Conhecer o perfil da vizinhança pode ser importante para garantir uma convivência harmoniosa caso você esteja pensando em construir um lar. 

Verifique se o bairro atende às suas preferências em relação à demografia, estilo de vida e nível socioeconômico dos moradores.

Qualidade de vida

Apesar de parecer mais voltada para quem quer morar, essa dica também é importante para investidores. 

Leve em conta fatores que possam contribuir para a qualidade de vida no bairro, como áreas verdes, opções de lazer, baixo nível de poluição e ruído, e acesso a serviços de saúde e comerciais. 

Educação

Se você tem filhos ou cogita ter no futuro, verifique a qualidade das escolas na região, incluindo escolas públicas e privadas, bem como a disponibilidade de creches e universidades.

Preço e disponibilidade 

Depois de conferir todos os pontos acima, analise os preços médios dos imóveis no bairro e a disponibilidade de opções que atendam às suas necessidades. Considere se o bairro oferece opções de moradia para alugar, comprar ou terrenos para construir.

Com tudo isso organizado, é hora de começar a construção. 

Aproveite e confira nosso texto: 

10 dicas de como construir sua casa sem dor de cabeça

Bairros planejados são a melhor opção!

Você viu que são muitos fatores que podem representar o melhor bairro para você, e é por isso que a Setpar é a opção ideal!

Seja para morar ou investir, a Setpar é referência na construção de bairros planejados com infraestrutura completa, localizações privilegiadas e alta valorização. Por isso, confira nossa lista completa de empreendimentos prontos para construir! 

SetParque Work Fire – Guarulhos/SP

melhor bairro de guarulhos

É possível morar com qualidade de vida na maior região metropolitana do país, nesse lançamento incrível da Setpar!

  • Ótima localização na Grande São Paulo;
  • Áreas verdes;
  • Infraestrutura completa

SetVille Altos – São José dos Campos/SP

melhor bairro de são josé dos campos

Conheça o maior empreendimento do Vale do Paraíba, uma das mais importantes regiões econômicas do Brasil.

  • Estrutura completa de esporte e lazer;
  • Vegetação abundante;
  • Localização privilegiada no interior de São Paulo.

SetSul 2 – São José do Rio Preto/SP

Viva com qualidade na melhor região de São José do Rio Preto/SP!

  • Extenso complexo de lazer e esporte;
  • Região de grande valorização;
  • Curta distância até os principais centros de compra e avenidas da cidade.

Quer encontrar o melhor bairro para você?

Acesse o nosso site e confira todos os empreendimentos da Setpar!