Financiamento de terreno: saiba como funciona! - Setpar Empreendimentos

Financiamento de terreno: saiba como funciona!

4 outubro 2023

Tempo de Leitura: 3minutos

Você sabia que o financiamento vale tanto para quem quer comprar casas e apartamentos, mas também para aquisição de terrenos? Pois é, se você deseja construir sua casa própria, do seu jeito, mas precisa financiar, não se preocupe. É totalmente possível construir uma casa de acordo com as suas possibilidades e necessidades.

E para entender melhor como funciona essa modalidade, vamos listar, neste artigo, algumas particularidades sobre o financiamento de terreno, como ele funciona e quais são os pré-requisitos para consegui-lo. Continue a leitura e saiba mais!

Simulação de financiamento de terreno

Para que o financiamento seja aprovado, é importante que seja feita uma simulação para saber se há possibilidade e compatibilidade da renda com o projeto em questão. A pessoa deve entrar em contato com um agente da Caixa Econômica Federal a fim de aprovar o crédito, mas deve ter um orçamento limite para ser financiado.

Ou seja, é preciso ir até a agência para fazer a simulação e, assim, só depois definir metragem, tamanho e valor de terreno de acordo com o orçamento que tem aprovado.

Para fazer uma simulação e ter o crédito aprovado, o correspondente Caixa vai fazer uma análise de renda e da capacidade financeira da pessoa, a fim de entender se o mesmo está apto para bancar as parcelas.

Quanto o banco pode financiar do valor do terreno

Hoje, o banco pode financiar até 80% do valor do terreno. Mas é importante lembrar que essas regras mudam constantemente. Por isso, é importante procurar um correspondente quando realmente for começar a pensar em comprar um terreno para ter uma noção real das regras daquele momento.

Aquisição do terreno

Tendo seu crédito aprovado, é hora de procurar um terreno, efetivamente, para comprar e construir. Quando você encontra um lote para chamar de seu, começa a produção do projeto da casa, que deve ser realizada por profissionais do ramo da arquitetura ou engenharia. 

O projeto precisa ter um valor verificado e estar de acordo com o empréstimo e as regras da instituição para que seja aprovado e tenha início. 

Construção

Depois de fazer seu projeto, é preciso aprová-lo na prefeitura e no banco financiador do crédito da obra e então, estando finalizados esses dois processos, já é possível dar início à obra. No projeto, é importante que seja estabelecido um prazo para terminá-la. Desta forma, a partir do momento em que começa a construção, mensalmente é preciso que o proprietário, juntamente ao responsável técnico da obra, ofereçam um documento que ateste sua evolução. A partir da entrega de cada mês, o banco vai liberando a verba conforme o cronograma.

A correspondente bancária de São José dos Campos,  Sheila Sundfeld traz uma dica para deixar o processo mais rápido: “Orientamos a não deixar para pedir a análise de crédito muito próximo ao momento de decisão da contratação do financiamento e escolham correspondentes especialistas na modalidade ‘Construção Financiada’.”

É importante ressaltar que não é possível fazer modificações na obra que fujam do projeto original apresentado ao banco. Não é permitido aumentar cômodos, por exemplo, e nem alterar os tipos de materiais que foram listados no documento.

Há, ainda, a possibilidade de realizar uma reprogramação do cronograma, caso sua obra atrase por algum motivo. Essa situação é comum e esperada, portanto não há grandes problemas em realizá-la.

Seguindo o cronograma e realizando um projeto dentro de suas possibilidades, as chances de ter sucesso na aquisição e construção da sua casa através do financiamento são altas! Por isso, é importante pensar nessa modalidade, já que é uma maneira de construir algo seu, da forma como sonhou e com a facilidade de pagamento que é o financiamento.
Se você se interessou pela modalidade de aquisição de um terreno para construir, o convite é para conhecer a Setpar e todas as opções de loteamento, espalhadas por várias cidades do Brasil.