Habite-se: o que é, como tirar e quanto custa esse documento - Setpar Empreendimentos

Habite-se: o que é, como tirar e quanto custa esse documento

31 julho 2023

Tempo de Leitura: 4minutos

Construir e se mudar para uma casa é um processo que exige paciência, e atenção a uma série de detalhes e documentos necessários para finalmente ir para o seu novo lar sem preocupações. Uma prova disso é o fato de cerca de metade dos imóveis brasileiros contarem com alguma irregularidade.

E entre esses documentos, talvez o mais relevante seja o Auto de Conclusão de Construção ou Certificado de Conclusão da Obra, sendo mais conhecido pelo seu nome popular de Habite-se.

Por isso, nesse post, vamos te explicar o que é o habite-se, como proceder para conseguir esse documento, qual a sua importância, qual o valor você deve gastar e tirar as dúvidas mais relevantes sobre esse certificado!

O que é habite-se?

O habite-se é um documento emitido pelas autoridades municipais ou órgãos competentes que atesta a conclusão da construção de um imóvel e a sua adequação às normas e regulamentações vigentes. É também conhecido como “Certificado de Conclusão” ou “Alvará de Habitação”.

Ou seja, o habite-se funciona como uma certidão para comprovar que a construção ocorreu conforme o projeto aprovado, as normas de segurança e as exigências estabelecidas pelas autoridades locais. Por isso, apenas com ele o imóvel será considerado apto para habitação ou para a utilização conforme sua finalidade, seja residencial, comercial ou como investimento.

Como tirar o Habite-se?

o que é habite-se - setpar

O processo para obtenção do Habite-se envolve a inspeção do imóvel por parte do órgão responsável que verifica se todas as etapas construtivas foram concluídas corretamente e se o imóvel atende aos requisitos estabelecidos.

Para que essa vistoria aconteça, o dono do imóvel – seja a construtora, incorporadora ou pessoa física – faz o pedido diretamente no órgão da Prefeitura responsável, que irá providenciar a vistoria e checar se a construção atende as exigências legais e se foi realizada de acordo com o projeto aprovado.

Para fazer o pedido, serão solicitados alguns documentos, que podem variar conforme as leis municipais, mas para você já ir se preparando, confira alguns que você irá precisar:

  • RG/CPF do requerente em caso de Pessoa Física ou CNPJ para Pessoa Jurídica;
  • projeto da construção assinado pelo arquiteto ou engenheiro responsável;
  • cópias do projeto aprovado;
  • escritura de compra/venda do terreno;
  • alvará de construção;
  • IPTU;
  • matrícula do imóvel;
  • comprovante de quitação do Imposto sobre Serviços (ISS);
  • atestados das empresas de energia elétrica, esgoto e água;
  • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

As leis e procedimentos relacionados ao habite-se podem variar de acordo com a legislação de cada estado ou município, portanto procure saber com a construtora ou prefeitura quais são as exigências e processos exigidos para a sua cidade.

Quanto custa para tirar o Habite-se?

o que é habite-se - setpar

O custo para obter o Habite-se pode variar dependendo do local e das regulamentações específicas de cada município ou estado. Em algumas cidades, por exemplo, ocorre a isenção da taxa de emissão, enquanto outras cobram valores baseados em alíquotas municipais, fazendo com que o valor final seja bastante diferente entre uma cidade e outra.

Para obter as informações precisas sobre o custo do Habite-se na sua localidade, entre em contato com a prefeitura ou órgão responsável pela emissão do documento. Eles poderão fornecer detalhes sobre os valores, taxas e quaisquer outros documentos ou procedimentos necessários para a obtenção do Habite-se.

Quem deve pagar o Habite-se?

Alguns contratos com construtoras já incluem o pagamento dessa taxa na assinatura ou nos valores da obra. Portanto, certifique-se de ler e entender quem deve realizar o pagamento: você ou a construtora.

Qual a importância do Habite-se?

O Habite-se é um documento que é fundamental tanto para a segurança de quem vai morar no imóvel quanto para a regularização da construção perante os órgãos públicos.

Além disso, a obtenção do Habite-se é muitas vezes um requisito para obter financiamento imobiliário, seguro do imóvel e para a realização de contratos de compra e venda.

Isso ocorre porque sem o Habite-se o imóvel se encontra em uma situação irregular perante à Prefeitura e órgãos responsáveis, podendo acarretar multas. No caso de apartamentos e imóveis com fins comerciais ainda existem outros problemas, como impossibilidade de residir no local ou de funcionamento da empresa.

Conte com a Setpar para morar com segurança e tranquilidade

bairros planejados e condomínios fechados da setpar

Você viu a importância de regularização e confiança na construtora para obter documentos fundamentais para viver em um imóvel regularizado. Por isso, a melhor opção é contar com uma empresa que é referência há 25 anos em empreendimentos: a Setpar!

Oferecemos um suporte qualificado aos nossos clientes e esclarecemos todas as dúvidas para quem deseja morar com qualidade de vida e segurança nas nossas centenas de bairros espalhados por todo o Brasil.

Além disso, buscamos atender a todas as suas necessidades, com as melhores oportunidades e condições do mercado, produtos de qualidade, facilidades na aquisição e ajudando a realizar sonhos com parcelamentos facilitados e sem burocracia.

Agora que você entendeu a importância do Habite-se e de manter o imóvel regularizado, conheça nossos empreendimentos!