Imóvel pronto ou terreno? O que valoriza mais? - Setpar Empreendimentos

Imóvel pronto ou terreno? O que valoriza mais?

25 janeiro 2024

Tempo de Leitura: 2minutos

Ao decidir investir no mercado imobiliário, uma das questões cruciais que os compradores enfrentam é se devem optar por um imóvel pronto para morar ou por um terreno onde possam construir do zero. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, mas quando se trata de valorização, é essencial avaliar diversos fatores que podem influenciar a decisão.

Imóvel pronto: conforto imediato, valor estabelecido

A principal vantagem de adquirir um imóvel pronto é a conveniência imediata. Não há espera pela construção, e os compradores podem mudar-se para a nova residência assim que o negócio for concluído. Além disso, o valor do imóvel é conhecido desde o início, evitando surpresas relacionadas a custos imprevistos de construção.

No entanto, a valorização de um imóvel pronto muitas vezes é mais lenta e está vinculada às condições do mercado imobiliário local. Ainda que a propriedade esteja pronta para morar, a valorização será influenciada por fatores como infraestrutura da região, valorização imobiliária da área e demanda por imóveis prontos.

Terreno: potencial de personalização e valorização futura

A compra de um terreno oferece aos investidores a oportunidade de construir a casa dos sonhos, personalizando cada detalhe de acordo com suas preferências. Além disso, a valorização do terreno pode ser mais significativa a longo prazo, especialmente se estiver localizado em uma região em desenvolvimento.

A valorização de um terreno muitas vezes está atrelada ao crescimento e desenvolvimento da área. Se a região experimenta um aumento na demanda por imóveis, a valorização do terreno pode superar a média do mercado. No entanto, é fundamental considerar os custos associados à construção, incluindo mão de obra, materiais e tempo.

Fatores de valorização em imóveis prontos:

  • Localização: A valorização de um imóvel pronto frequentemente está ligada à localização. Proximidade a serviços, áreas verdes, escolas e transportes públicos pode influenciar positivamente o valor do imóvel.
  • Infraestrutura: A qualidade da infraestrutura na região, como ruas asfaltadas, iluminação pública e saneamento básico, pode aumentar a valorização de imóveis prontos.
  • Estado de Conservação: A manutenção e o estado geral do imóvel também desempenham um papel na valorização. Imóveis bem conservados e atualizados geralmente têm maior apelo para os compradores.

Fatores de valorização em terrenos:

  • Desenvolvimento da Região: O crescimento econômico e o desenvolvimento da região podem impulsionar a valorização do terreno, tornando-o uma escolha atrativa para investidores.
  • Planejamento Urbano: Projetos de desenvolvimento urbano na área, como novas vias de acesso, parques e centros comerciais, podem aumentar o valor do terreno.
  • Potencial de Valorização a Longo Prazo: Terrenos em áreas que têm potencial de valorização a longo prazo, muitas vezes devido a planos de desenvolvimento urbano, podem oferecer retornos substanciais.

A escolha entre um imóvel pronto e um terreno depende das prioridades do comprador e do horizonte de investimento. Se o objetivo é a conveniência imediata e a estabilidade de preço, um imóvel pronto pode ser a melhor opção. Por outro lado, para aqueles que buscam personalização e enxergam o investimento a longo prazo, um terreno pode oferecer oportunidades significativas de valorização.

Independentemente da escolha, é fundamental realizar uma pesquisa abrangente, considerar as condições do mercado local e, se possível, consultar um profissional imobiliário para orientação. Ambas as opções têm seu apelo único, e a decisão final dependerá das preferências individuais e objetivos financeiros de cada comprador.

E se a sua preferência for por um terreno, não deixe de conferir o site da Setpar e escolha a melhor opção para sua necessidade!