Liberação de construção em um terreno: o melhor momento para quem busca valorização - Setpar Empreendimentos

Liberação de construção em um terreno: o melhor momento para quem busca valorização

20 maio 2021

Tempo de Leitura: 2minutos

Antes de decidir investir em um terreno, você precisou fazer uma análise para saber se realmente valia a pena esta escolha, não é mesmo? A boa notícia é que você escolheu uma ótima opção de investimento, principalmente por causa do momento economicamente instável pelo qual estamos passando.

Quando compra-se um terreno, as pessoas normalmente decidem se vão construir ou apenas mantê-lo por alguns anos para, depois, vender.

Independente se a sua escolha foi construir ou vender, neste texto vamos te apresentar o melhor momento para você ter mais valorização. Acompanhe!

Liberação de construção em terreno

Para poder construir em um terreno é necessário que a área já esteja liberada para isso. Quem te avisará a respeito desta liberação será a construtora que está coordenando o empreendimento do qual o seu lote faz parte.

O importante é ficar atento aos comunicados a respeito da data da liberação de construção, porque este momento é o primeiro e o mais importante sinal de valorização que o imóvel terá.

Portanto, independentemente da sua intenção com o seu terreno, aproveite essa valorização!

E você já sabe, um terreno valoriza bastante, é verdade, entretanto ao construir uma casa nele a valorização será ainda maior. Então, se a construção for realizada logo depois que a construtora liberar, mais cedo você terá valorização na casa.

Para isso acontecer, primeiro, você terá que solicitar o seu alvará de construção na prefeitura municipal da cidade onde está localizado o seu terreno. Além disso, é necessário seguir as outras etapas burocráticas para que a sua obra seja feita de maneira legal e segura.

Abaixo, como exemplo, confira o loteamento SetParque Horizonte que está liberado para construção e veja quais são os passos para poder começar a obra.

Passo a passo para poder construir após a liberação de construção

A Setpar realizou um passo a passo com 5 itens para quem quiser construir no SetParque, o bairro com a melhor vista da Região Norte. Confira:

  1. Solicitar a autorização de construção com a SETPAR de São José do Rio Preto;
  2. Contratar um engenheiro/arquiteto para elaboração do projeto e aprovação;
  3. Apresentar o projeto na Prefeitura Municipal São José do Rio Preto, para que seja analisado e aprovado o alvará de construção;
  4. Com a posse do alvará, solicitar a ligação de água e esgoto à SEMAE (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto);
  5. Posteriormente, solicitar junto à CPFL a ligação de Energia Elétrica.

Se precisar de mais detalhes a respeito da construção no seu terreno, você pode acessar o documento feito pela Setpar clicando aqui.

Abaixo, como nós estamos falando de construção, iremos tirar algumas dúvidas a respeito de quanto custa construir uma casa.

Quanto custa construir uma casa?

O valor de uma casa é variável, porque depende da configuração de cada obra. Entretanto, há uma estimativa de valor por metro quadrado. Por exemplo, no estado de São Paulo você gastará, em média, R$ 1.640/m2.

Além dessa informação, para você conseguir chegar o mais perto possível do verdadeiro valor que gastará com a obra de uma casa, precisará analisar os principais custos dela, como:

  • Materiais;
  • Mão de obra;
  • Equipamentos;
  • Despesas administrativas.

No nosso blog, nós escrevemos um conteúdo completo a respeito de quanto custa construir uma casa. No texto, você poderá conferir o valor estimado para cada um destes itens acima, além de outras informações essenciais para quem está pensando em construir.