Placa de energia solar: devo colocar no projeto de casa? - Setpar Empreendimentos

Placa de energia solar: devo colocar no projeto de casa?

11 fevereiro 2021

Tempo de Leitura: 2minutos

Apesar da principal fonte de produção de energia no Brasil ser as usinas hidrelétricas (cerca de 90%), não é fácil obtê-la. O impacto ambiental para construirmos uma usina dessas é gigantesco. Além de só poder ser aplicada onde há um rio com um grande fluxo de água, e não é toda cidade que tem um rio por perto, não é mesmo?

Assim, com o passar dos anos, a energia solar começou a ganhar muita visibilidade, visto que a energia gerada por ela é  limpa e sustentável, logo muito vantajosa para ser utilizada em diversos lugares, como na sua própria casa, por exemplo.

Para você ter uma ideia mais clara sobre a popularidade da energia solar: de acordo com uma notícia da CNN, a energia solar cresceu 70% no Brasil apesar da pandemia e espera 2021 positivo. E, no mundo todo, tivemos um crescimento de 12%.

Então, preparamos este conteúdo para esclarecer se realmente vale a pena colocar placa de energia solar no projeto arquitetônico da sua casa. Continue acompanhando!

As vantagens de instalar placa de energia solar em casa

Mesmo que você escolha instalar uma quantidade de placas solares que não abasteçam toda a sua casa, tendo parcela dela abastecida pela energia solar já trará benefícios facilmente observados. Por exemplo:

  • O valor da sua conta de energia será bem menor, logo o custo benefício valerá a pena;
  • O meio ambiente não sofre consequências ao gerar energia para sua casa, porque ela é limpa e renovável;
  • O Brasil tem uma enorme incidência de luz solar. Em comparação com a Europa temos 30% a mais, porque estamos mais próximos do Trópico de Capricórnio, assim a produção aqui é muito eficiente;
  • Você produz a sua própria energia.

Assim, mesmo que seja possível instalar as placas fotovoltaicas depois que a sua casa já está construída, o ideal seria colocar no projeto arquitetônico dela, de forma que já fique planejado para quais fins a energia produzida será usada em sua residência.

Entretanto, muitas pessoas, mesmo sabendo de todas as vantagens em utilizar uma placa de energia solar, têm receio do valor que elas precisarão desembolsar. Pensando nisso, abaixo, falaremos melhor sobre este assunto.

Mas, quanto custa para ter uma?

Veja bem, os preços variam bastante! Mas, a parte mais importante sobre a instalação de uma placa de energia solar é: o investimento vale muito a pena!

Para comprar cada placa você gastará um valor que varia de 800 a 1000 reais. Em relação a quantidade de placas, vai variar de acordo com a casa e com a finalidade da energia gerada.

Entretanto, apesar de você gastar com as placas, esse valor retornará a você na conta de luz, já que é possível economizar até 90% gerando sua própria energia solar.

Além disso, cogite instalar as placas enquanto a sua casa ainda está sendo construída, afinal de contas também é necessário gastar energia na obra. Então, por que não começar economizando e ajudando o planeta desde o início.

E, se você estiver procurando um terreno para comprar, seja comercial ou residencial, no Setlife Residencial Club você encontra os melhores possíveis, em um condomínio que te dá 21 razões para viver bem! Entre em contato conosco e conheça mais. Você vai surpreender-se!