Por que morar em São Sebastião do Paraíso-MG? - Setpar Empreendimentos

Por que morar em São Sebastião do Paraíso-MG?

7 janeiro 2019

Tempo de Leitura: 3minutos

A cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, é rica em cultura, economia e fertilidade de terras, apresentando um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,722, o que é considerado alto. Situada na divisa com o Estado de São Paulo, abriga 70.533 habitantes, chamados de paraisenses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As terras férteis foram grandes atrativos de imigrantes italianos no século 19. A produção de café e a criação de gado leiteiro sempre foram destaque na região, o que reforça a economia e a produtividade do município. O café é considerado a maior riqueza e fonte de renda, uma vez que 78% da produção é exportada para os países com maior exigência em qualidade cafeeira, como Japão e Itália. São lavouras de grande, médio e pequeno porte que geram milhares de empregos na região.

A agropecuária é outro destaque, principalmente a produção de leite. Segundo o IBGE, em 2017, o município possuía um rebanho de 865.000 galináceos (frangos, galinhas, galos e pintinhos), 37.345 bovinos, 182 ovinos, 1.440 suínos e 1.240 equinos. Além disso, a produção de soja, milho, pêssego, figos e grãos também tem sido notória em São Sebastião do Paraíso.

Além disso, o município tem se destacado como polo industrial, o que vem atraindo empresários de cidades vizinhas para investimentos. Os setores de material cirúrgico e confecção são predominantes na área industrial, gerando também diversos empregos e renda para o município.

Serviços e infraestrutura

Para quem está pensando em ir morar em São Sebastião do Paraíso, também há outro ponto interessante: uma infraestrutura de primeira, com serviços de qualidade para atendimento de toda a população. A cidade abriga o Hospital Regional, uma Unidade de Pronto Atendimento e dezenas de Unidades de Saúde da Família. Em abril de 2010, a rede profissional de saúde era constituída por 421 médicos.

Na área da educação, a avaliação do IDEB considera boa a qualidade do ensino público do município. Para quem está à procura de universidades no local, o município dispõe de duas faculdades privadas, são elas: Faculdade Calafiori e Libertas Faculdades Integradas. Em breve, haverá a instalação do campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o que atrairá novos moradores.

Lazer

Morar em um local não demanda apenas infraestrutura e serviços de qualidade. O lazer também é importante e é bastante convidativo em São Sebastião do Paraíso. O Teatro Municipal da cidade abriga espetáculos para entreter toda a família. O Museu Histórico Municipal Napoleão Joele traz imagens, vídeos e escritos que contam a história completa da cidade e é uma ótima opção de passeio. O Pedal Mineiro é indicado para quem gosta mais de um passeio ao ar livre, com lago e muitas áreas verdes para curtir.

A Praça da Matriz, onde está localizada a Igreja de São Sebastião do Paraíso, é o ponto de encontro da cidade. Em janeiro, a Folia de Reis toma conta das ruas, praças e zona rural. São cantores, percussionistas e homens vestidos de palhaço que fazem a festa. Mais especificamente no dia 6, a folia se completa com os participantes visitando casas, fazendas e sítios da região.

Hotel Termópolis é o mais requisitado de São Sebastião do Paraíso – MG

Outro atrativo é o hotel de águas naturais Termópolis, um local bastante procurado por famílias e viajantes. O local, além de hotel, também funciona como uma fábrica de galões de água revendida para todo o estado.

Quer saber mais sobre cidades para morar? Confira aqui!