Pump Track: o que é, regras, onde encontrar uma pista? - Setpar Empreendimentos

Pump Track: o que é, regras, onde encontrar uma pista?

12 dezembro 2022

Tempo de Leitura: 4minutos

Se você já está familiarizado com o mundo dos ciclistas e das bicicletas, talvez saiba o que é pump track e quais as vantagens de ter uma perto de você.

Agora, também existe a possibilidade de você nunca ter ouvido falar desse tipo de pista de bike, mas deseja conhecer, este é o post certo para você.

Por isso, separamos as principais informações sobre como esse conceito funciona e os motivos para estar ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. 

Continue a leitura e descubra tudo sobre pump track!

Pump Track: o que é e como funciona?

Primeiramente, precisamos esclarecer o uso do termo “pump”, que em tradução livre do inglês, significa “bombear”. 

Então, aplicado no universo dos esportes com bike, significa que o ciclista, quando vai passar por alguma elevação de terreno, precisa fazer uma força para cima, impulsionando o corpo e a bicicleta.

Em seguida, faz pressão com o corpo e a bike para baixo, movimentos que o ajudam a ganhar ainda mais velocidade.

Dessa forma, em um circuito que possua diversas dessas elevações de terreno, o ciclista consegue percorrer uma grande distância sem precisar pedalar. Assim, economiza energia sem perder a potência.

Sendo assim, uma pista de pump track é o nome dado a um percurso feito de asfalto ou terra, contendo variadas elevações de terreno (também conhecidas como “rollers”). Elas permitem que o ciclista possa praticar esse movimento de pump.

Como essa técnica é muito utilizada tanto por praticantes de Mountain Bike (MTB) quanto de Bicicross (BMX), esse tipo de pista pode trazer diversos benefícios para os ciclistas que praticam nela.

É preciso ter uma bicicleta específica para andar em uma Pump Track? E equipamentos?

Não! Qualquer tipo de bike pode ser utilizada para fazer o percurso da Pump Track. Contudo, se você pratica MTB ou BMX, o ideal é usar a mesma bicicleta, daquela que usa nos circuitos que costuma fazer.

Assim, você consegue treinar até dominar melhor os movimentos e adequá-los às particularidades da sua bicicleta e do percurso.

Agora, se você deseja adquirir uma bike mais adequada para esse tipo de treino, existem algumas recomendações básicas que podem te ajudar nessa escolha, como:

  • opte por bicicletas de alumínio, carbono ou aço, pois são materiais resistentes e leves;
  • sua bike de treino pode ter somente uma marcha e freio traseiro;
  • escolha rodas rígidas, de aros leves e pneus de rolamento rápido para ter mais estabilidade

Seguindo essas dicas, você garante que seu treinamento estará focado na técnica e no desempenho físico.

Também é importante mencionar que existem bikes específicas para treinar em pistas de Pump Track, conhecidas como Dirt Jumper.

Ah! E quanto aos equipamentos, como em qualquer prática de esportes, os equipamentos indispensáveis são os de segurança, como capacetes, joelheiras e cotoveleiras.

Dicas para treinar em uma Pump Track?

  • sempre se certifique de que a pista esteja em boas condições antes de iniciar o percurso;
  • pedale de leve antes de começar o treino para se aquecer;
  • confira a previsão do tempo do dia para não ser pego de surpresa;
  • nunca derrape intencionalmente, pois isso pode afetar negativamente a superfície da pista;
  • garanta que os pneus da sua bike estejam bem cheios, mas nunca ultrapasse a recomendação máxima de psi;
  • não se esqueça de baixar completamente o selim da sua bicicleta para melhorar a sua capacidade de manobra;
  • se sua bike tem suspensão, você pode travar a traseira para potencializar a aceleração;
  • evite pedalar ao lado ou muito próximo de outro ciclista e lembre-se de ser previsível para evitar acidentes;
  • faça manutenção regular na sua bike para garantir a sua segurança e efetividade do treino. 

Principais vantagens de utilizar a técnica de Pump Track

O primeiro deles, como citado anteriormente, é economizar a sua energia ao utilizar o impulso e peso do próprio corpo para ganhar velocidade e passar pelos obstáculos. 

Outro benefício é que ao treinar numa pista de Pump Track, é possível otimizar sua capacidade de reação, coordenação motora, controle e precisão da sua bicicleta.

Afinal, a Pump Track é repleta de curvas e exige que você mude de direção em diversos momentos. Isso pode te ajudar a permanecer alerta e concentrado no percurso. 

Inclusive, além de melhorar seu fôlego, treinar em uma pump track também aumenta a sua capacidade cardíaca. 

Atualmente,  existem algumas pistas de pump track espalhadas pelo país, mas ainda não é tão popular quanto no exterior.

Contudo, se você mora em São José do Rio Preto/ SP e região, vai gostar de saber que no Complexo de Lazer do bairro Setsul 2 tem duas pistas de pump track gratuitas: uma para iniciante e uma para profissionais.

A Pump Track do Setsul 2

Pump Track no bairro Setsul 2 - São José do Rio Preto/SP
Pistas de Pump Track no bairro Setsul 2 – São José do Rio Preto/SP

A Prefeitura de Rio Preto e a Setpar inauguram o Complexo de Lazer do Parque Municipal Olinda Tarraf, no Residencial SetSul 2, espaço com mais de 20 opções de lazer.

Entre elas, o destaque fica com a primeira pista pública de pump track do noroeste paulista, circuito que poderá ser aproveitado por pessoas de todas as idades, utilizando tanto bicicletas, como skates, patins e patinetes. 

O Complexo também conta com o primeiro espaço para teqball (futebol de mesa) em residenciais do tipo na cidade. Composto por três mesas para a prática desse esporte tão nostálgico e querido para muitos brasileiros.

Pista de skate, quadras de areia para beach tennis, futevôlei e vôlei, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol com grama plantada, Vila das Crianças com parque infantil completo e até pista de caminhada ao redor do Complexo também são algumas das incríveis atrações dessa área de lazer desenvolvida pela Setpar.

Então, se aprender um pouco mais sobre pistas de pump track te motivou a conhecer mais sobre o Residencial Setsul 2, vai adorar assistir a esse vídeo que preparamos para você:

Agora, se o que você deseja mesmo é conhecer um pouco mais sobre quem somos e descobrir empreendimentos perfeitos para sua família, acesse o nosso site.