Quais são as etapas de obra de um bairro em construção? - Setpar Empreendimentos

Quais são as etapas de obra de um bairro em construção?

4 novembro 2021

Tempo de Leitura: 4minutos

É muito comum, antes de realizar uma compra, as pessoas buscarem informações sobre o produto desejado, não é mesmo?! Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo voltado para você que deseja saber como a Setpar constrói seus loteamentos e bairros. Vamos explicar todo o processo, etapa por etapa, desde a escolha da área até os detalhes dos itens de lazer colocados nos bairros planejados.

Já explicamos aqui no blog, como você pode acompanhar a obra da sua casa. Agora chegou a hora de conhecer como o bairro, que receberá a sua casa ou que você mora, é (ou foi) desenvolvido.

Nós já até falamos disso em um vídeo:


Mas nós resolvemos ir além e junto com o canal do YouTube, Manual do Mundo, esclarecemos essa dúvida de uma forma fácil e divertida:


Primeira etapa: a escolha da área ideal

O processo de construção de um bairro se inicia com a escolha certa para um novo empreendimento. A região deve ser atrativa, com certos privilégios para o futuro morador, onde tenha no entorno alternativas que facilitem e agreguem valor ao novo bairro, como escolas, supermercados, postos de saúde e acesso ao transporte público. 

Uma topografia que beneficie os moradores no momento da implantação de sua construção também faz parte desta primeira etapa, já que os estudos definem se a área possui características naturais e/ou artificiais favoráveis para receber o bairro. O construtor e engenheiro civil são fundamentais nesse processo de escolha da área.

 

Segunda etapa: o projeto

O próximo passo é desenvolver os projetos urbanístico, ambiental e de infraestrutura. Todos esses projetos são fundamentais para que se cumpra as leis de urbanização, por isso eles são submetidos a aprovação dos órgãos públicos de habitação, saneamento e meio ambiente. Após a autorização de todas essas esferas, a empresa fica habilitada para registrar o loteamento no Cartório de Registro de Imóveis.

 

Terceira etapa: implantação das obras

O primeiro passo para o início das obras é a locação topográfica, que é a demarcação da área e a posição dos pontos definidos no projeto.

Definida a demarcação, a equipe de engenharia inicia os trabalhos de abertura de ruas e terraplanagem. É neste momento em que as ruas, quadras e lotes começam a ser desenhadas. 

 

Quarta etapa: rede de água, drenagem e esgoto

Após a abertura de rua, o passo seguinte é implantar a galeria de águas pluviais, que são as redes e dispositivos de drenagem responsáveis por captar e direcionar a água da chuva em todo o bairro. Também são implantadas as obras de coleta e afastamento de esgoto, composta por uma rede coletora e, muitas vezes, por estações elevatórias de esgoto, estações de tratamento de esgoto e emissários para o lançamento nas redes públicas.

Em seguida, vem as obras de captação, tratamento e distribuição de água, onde são implantados poços tubulares, reservatórios e redes de distribuição, responsáveis por garantir que todas as casas sejam abastecidas com água de qualidade e em volume suficiente.

As guias e sarjetas para o escoamento da água também são realizados nessa etapa.

 

Quinta etapa: pavimentação e topografia

Com as guias prontas, é possível iniciar às obras de pavimentação das ruas do bairro. Essa é uma fase onde a equipe de obras necessita preparar o solo para, então, aplicar a capa asfáltica.

Nesta mesma etapa, a equipe de topografia já começa a demarcar os terrenos do empreendimento, identificando a metragem de cada terreno.

 

Sexta etapa: iluminação e sinalização

Essa é a última fase das obras de infraestrutura. Para a energia elétrica chegar em todos os pontos do empreendimento, se faz necessária a instalação de postes, com cabeamento, transformadores e luminárias das redes de energia. Todo o trabalho de iluminação pública é feita com autorização da empresa responsável pela energia elétrica de cada município.

O trânsito também faz parte dessa última etapa de infraestrutura básica. Todas as sinalizações, pinturas nas ruas, placas e dispositivos de acessibilidade são colocadas de acordo com o departamento de trânsito municipal. Em casos de sinalização em rodovias, a solicitação é feita através de contato com a concessionária responsável.

 

Sétima etapa: arborização e sistemas de lazer

Não menos importante, a fase de arborização e implantação do sistema de lazer é sempre realizada após a finalização de infraestrutura básica do bairro. A ideia é realizar essa etapa quando o loteamento está em sua fase final, a fim de preservar os equipamentos de lazer e conservar as mudas plantadas.

A implantação da área verde é fundamental, com uma mescla de árvores nativas e frutíferas. Também são colocadas mudas no entorno do complexo de lazer, que normalmente conta com academia ao ar livre, quadra poliesportiva, campo de futebol, parque infantil e áreas de convivência.

Durante toda a implantação, a Setpar conta com uma equipe técnica de engenharia altamente capacitada e um maquinário próprio, atuando intensamente na fiscalização, controle de qualidade e gestão do cronograma, para que as obras sejam concluídas dentro do prazo. 

Ressaltamos também que várias dessas etapas passam por aprovação do poder municipal e que todos os bairros abertos entregues possuem uma área institucional disponibilizada para prefeitura local. Essa área normalmente é voltada para a construção de um hospital, escola/creche, entre outros aspectos que favoreçam o atendimento aos moradores da nova região.

Após a entrega do bairro ao município, o poder público fica responsável pela sua manutenção e conservação.

Gostou do conteúdo? Então, se liga nesse infográfico que montamos para você resumindo o passo a passo da construção de um bairro!

 

Gostou do conteúdo?

Então, se liga nesse infográfico que montamos para você resumindo o passo a passo da construção de um bairro!

Baixe o Infográfico