Santa Fé do Sul: conheça essa cidade maravilhosa

Santa Fé do Sul: conheça essa cidade maravilhosa

24 junho 2021

Tempo de Leitura: 2minutos

Santa Fé do Sul foi fundada em 24 de junho de 1948, desde então o Brasil tem o privilégio de abrigar uma cidade incrível como ela. Este ano, Santa Fé comemora 73 anos, tempo que passa voando, mas que deixam memórias na mente de muitos moradores.

Neste texto, em homenagem ao aniversário da cidade, iremos apresentar sua história, assim como características importantes a respeito do município. Confira!

A história da cidade

A história da cidade teve início em 1920, quando o major inglês John Byac Paget comprou 32 mil alqueires de terra. Assim, para que a sua terra não fosse tomada, ele enviou 79 famílias para morar naquele território.

Entretanto as coisas não deram muito certo para o John. Em 1946, dois anos antes da data do aniversário da cidade, Santa Fé do Sul virou propriedade da União, por causa da promulgação da constituição.

No mesmo ano, o território foi comprado pela Companhia Agrícola de Imigração e Colonização (Caic), a qual foi responsável por abrir uma estrada de terra até chegar ao Rio Paraná, território de Aparecida do Taboado.

Seguindo a linha do tempo, diretores da EFA (Estrada de Ferro Araraquara) compraram grande parte do território, equivalente a 30 mil alqueires. Assim, a empresa dividiu esta sua terra em várias pequenas porções, as quais foram vendidas com o intuito de povoar a região.

Dessa forma, a ideia era que lavradores pudessem se mudar para o atual território de Santa Fé do Sul, contribuindo com o serviço da EFA e constituindo uma pequena sociedade. Então, em 1946, foram abertas as primeiras ruas da cidade e, finalmente, em 24 de Junho de 1948, Caic Hélio de Oliveira fundou Santa Fé do Sul.

Santa fé do Sul é estância turística

Além dessa história interessante da cidade, Santa Fé do Sul é considerada estância turística desde o dia 3 de abril de 2003. E você, sabe por que ela ganhou esse título tão importante? Nós te contamos!

Santa Fé do Sul é um lugar maravilhoso para quem gosta de aproveitar um bom rio de água doce. Para você ter uma ideia, a cidade é banhada pelo rio Paraná e, além disso, tem 3 bacias hidrográficas diferentes que passam pelo seu território.

Por conta dessa sua riqueza hidrográfica, a cidade abriga inúmeros ranchos, cerca de 545, os quais são uns dos principais pontos turísticos do município, principalmente durante a alta temporada.

Apesar do rio ser um grande atrativo de Santa Fé, a cidade tem vários outros pontos turísticos que chamam atenção e atraem pessoas de todos os lugares. Entre eles se destacam:

  • Mata dos Macacos;
  • Museu a Céu Aberto;
  • Parque Ecoturístico das Águas Claras;
  • Aquário Municipal;
  • Parque Ecológico;
  • Museu da Imagem e do Som
  • Cidade das Crianças;
  • Museu Professor Honório Carneiro;
  • Trilha Suspensa.

Por fim, neste texto, em homenagem ao aniversário da cidade, você pôde conhecer um pouquinho da história de Santa Fé do Sul, assim como sua grande riqueza turística. Mas, para completar, ainda tem mais uma homenagem que nós, da Setpar, produzimos para o município. Confira!