São José do Rio Preto: aniversário da cidade - Setpar Empreendimentos

São José do Rio Preto: aniversário da cidade

19 março 2021

Tempo de Leitura: 2minutos

O tempo passa depressa, deixando para trás muita história para contar, não é verdade? No dia 19 de março, São José do Rio Preto faz aniversário, e em 2021 já completa 169 anos de constante evolução.

Rio Preto é um município que te dá ótimos motivos para morar lá, como uma economia que só cresce e ótima qualidade de vida. Segundo pesquisa do DGM (Desafios da Gestão Municipal), a cidade está entre as 3 melhores para se viver. A pesquisa analisou os 100 maiores municípios brasileiros e levou em conta indicadores da saúde, educação, saneamento e segurança.

Mas, apesar de Rio Preto ser referência municipal, muitas pessoas não conhecem a história dessa cidade, tampouco conhecem o motivo do seu constante desenvolvimento. Por isso, preparamos este texto que esclarecerá esses pontos!

A história de São José do Rio Preto

Você sabe de onde vem o nome dessa grande cidade? “São José do Rio Preto” é a junção de dois nomes: “São José” e “Rio Preto”. O primeiro, São José, é o nome do padroeiro da cidade, e o segundo, Rio Preto, é o nome de um importante rio que atravessa e banha a cidade.

Por volta de 1840, mineiros mudaram-se para o noroeste paulista, onde futuramente seria o território de Rio Preto, e começaram a realizar atividades agrícolas (principalmente produzindo café), estabelecer-se construindo pequenas casas e criando pequenos animais.

Então, o tempo passou, a cidade desenvolveu-se muito, e em 1984 foi instituída a lei número 294, de 19 de julho. Nesse dia, Rio Preto se separou de Jaboticabal, tornando-se oficialmente um município.

Mas, é claro que uma cidade com 169 anos de história não deixaria a desejar a respeito de crescimento e desenvolvimento.

O constante desenvolvimento de Rio Preto

A cidade deve grande parte do seu desenvolvimento às ferrovias que passavam por lá, as quais transportavam o café produzido em Rio Preto. Além disso, as ferrovias foram primordiais para o desbravamento de outras regiões que ainda não haviam sido exploradas.

Assim, a cidade foi ganhando, cada vez mais, estrutura civil. Foram construídas igrejas, praças, teatros. Além disso, instalaram-se bancos, hospitais, empresas de diferentes portes, entre tantos outros serviços imagináveis.

Hoje, Rio Preto é a cidade sede da sua região demográfica, constituída por 35 cidades. E, falando de desenvolvimento, é indispensável mostrar para você o quanto Rio Preto vem crescendo no setor de construção civil.

O grande setor da construção civil

De acordo com reportagem do G1, mesmo durante a pandemia o setor gerou mais de 30 mil empregos só no estado de São Paulo.

Em São José do Rio Preto, não é difícil você perceber como a construção civil segue avançando, afinal de contas, sempre tem moradias novas sendo construídas. Bairros planejados, condomínios (de casa ou prédio) e terrenos são ótimas opções para quem está pensando em morar nesta importante cidade.

A Setpar, por exemplo, oferece diversos empreendimentos para você investir, afinal, a procura está em alta, já que o crescimento de Rio Preto não para, como você mesmo pôde comprovar mais acima.

Então, que tal conferir todos os terrenos que a Setpar tem disponível em Rio Preto? Além disso, abaixo, confira o vídeo em que homenageamos os 169 anos dessa cidade incrível.