Setpar Running: saiba tudo sobre a corrida de rua - Setpar Empreendimentos

Setpar Running: saiba tudo sobre a corrida de rua

14 julho 2023

Tempo de Leitura: 4minutos

Nada melhor para a saúde e autoestima do que um bom exercício físico. São vários, mas a corrida de rua se destaca por ser um dos maisacessíveis e saudáveis! Pensando nisso, a Setpar realizará em parceria com a Alcer a Setpar Running, que fará parte da 3ª etapa da Alcer Cup.  A corrida de rua acontecerá em São José do Rio Preto/SP, no dia 12 de agosto de 2023.

Além de te contar tudo o que você precisa saber para se inscrever no Setpar Running 2023, vamos falar um pouco sobre o que é corrida de rua, qual a importância da prática desse esporte para a saúde física e mental. 

Continue a leitura!

O que é corrida de rua?

Como você deve saber, corrida de rua é uma modalidade esportiva na qual os participantes percorrem uma determinada distância em vias públicas ou estradas abertas ao tráfego. É uma atividade bastante comum, praticada por pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico.

Uma prova disso é a popularidade que a corrida tem em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, a corrida é a principal atividade física praticada por quase 25% da população, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). 

As corridas de ruas como provas são geralmente organizadas por empresas ou grupos, seja com o intuito de promover alguma causa ou como uma atividade social para melhoria do bem estar e saúde da comunidade.

Quais os benefícios da corrida de rua?

corrida de rua - setpar

Como em todos os tipos de atividades físicas, a corrida de rua trazem diversos benefícios para a saúde física, mental e qualidade de vida a quem a pratica. Saiba como essa prática pode mudar a sua vida.

Melhora a saúde cardiovascular

Por se tratar de uma forma de exercício aeróbico, a prática da corrida fortalece o coração e os pulmões. Ela ajuda a melhorar a capacidade cardiovascular, aumentando a circulação sanguínea e reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Aumenta a resistência e a força muscular

A prática regular da corrida ajuda a desenvolver resistência muscular e aumentar a força das pernas, glúteos e músculos do núcleo do corpo, contribuindo também para um aumento geral na resistência física.

Ajuda no controle de peso

A corrida é um exercício eficaz para queimar calorias, ajudando a acelerar o metabolismo do corpo, aumentando a queima de gordura corporal, contribuindo e muito para a perda de peso ou manutenção de um peso saudável.

Fortalece os ossos e articulações

O impacto gerado pela prática da corrida estimula a formação óssea e ajuda a prevenir a perda de densidade dos ossos, reduzindo o risco de osteoporose, por exemplo. Além disso, essa prática também fortalece os ligamentos e tendões, melhorando a estabilidade e flexibilidade das articulações.

Além dos benefícios físicos, a prática da corrida também traz melhorias e cuidados para a saúde mental:

corrida de rua - setpar

Reduz o estresse e melhora o humor

Correr estimula a liberação de endorfinas, sendo os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Quando isso acontece, ajuda a reduzir o estresse, aliviar a ansiedade, melhorar o humor e aumentar a autoestima.

Aumenta a concentração e clareza mental

A corrida ajuda a melhorar a função cognitiva, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro e estimulando a produção de substâncias químicas que promovem a clareza mental e a concentração. Além disso, pode ser um ótimo momento para colocar os pensamentos no lugar. 

Melhora a qualidade do sono

Não apenas a corrida, mas toda atividade física regular, ajuda a regular e melhorar a qualidade do sono. Porém, é importante evitar correr muito próximo à hora de dormir, pois pode afetar a capacidade de adormecer.

Promove a socialização

Participar de uma corrida de rua, como a Setpar Running, ou ter um grupo de amigos para correr, proporciona uma excelente oportunidade de socialização e interação social, que trazem benefícios positivos para a saúde mental e emocional.

Ou seja, o que parece uma simples atividade como sair para correr, na verdade, gera uma melhoria significativa na saúde física e psicológica, além de aumentar a autoestima e qualidade de vida. 

Então, fica o nosso convite para você participar!

Como participar do Setpar Running?

Agora que você já viu os benefícios da corrida de rua para a sua saúde física e mental, chegou a hora de saber como participar do Setpar Running 2023.

Ao fazer o seu cadastro você escolhe em qual modalidade quer participar: 5 ou 10 km, e escolhe o kit com o uniforme para participar de acordo com modalidade escolhida. Mas, atenção: As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas somente até o dia 10 de agosto!

INFORMAÇÕES:

DATA: 12 de Agosto de 2023

HORÁRIO: 17h

LOCAL DE PARTIDA: Parque Olinda Tarraf – SetSul II

INSCRIÇÕES: Clique aqui.

Doação de 1kg de alimento não perecível (não obrigatório)

A Setpar investe na sua qualidade de vida!

O Setpar Running é mais uma das iniciativas da Setpar para trazer mais saúde, senso de comunidade e qualidade de vida para todo o Brasil. Por isso, nossos bairros e condomínios contam com vários espaços abertos para atividades e lazer, assim como áreas sociais. 

A Setpar atua há mais de 25 anos ajudando milhares de brasileiros a realizarem o sonho de morar em um bairro que ofereça segurança, lazer, esportes, e uma vida social ativa

Se você tem interesse em viver em um bairro pensado para você, clique para conhecer os nossos empreendimentos.