Terreno em condomínio fechado: vale a pena investir? - Setpar Empreendimentos

Terreno em condomínio fechado: vale a pena investir?

25 março 2021

Tempo de Leitura: 3minutos

Às vezes, surge uma oportunidade de encontrar um bom terreno que está sendo ofertado por uma equipe construtora. Nesse caso, fica o questionamento quanto ao local: será que vale a pena investir em um terreno em um condomínio fechado?

O investimento em terreno em condomínio fechado

Sabemos que adquirir um terreno sempre foi – e continua sendo – um ótimo investimento. Porque, diferente dos automóveis, por exemplo, os imóveis contam com uma valorização financeira que está em constante crescimento.

Então, a grande dúvida surge quando não sabemos qual seria o melhor tipo de investimento para um terreno. É melhor investir em um terreno em condomínio fechado ou optar por um em um bairro aberto?

É indiscutível o fato de que um ambiente fechado oferece uma maior qualidade de vida em relação ao ambiente aberto, pois existem fatores que agregam bastante na hora da escolha, como é o caso da segurança. Um condomínio fechado, além do benefício da segurança, ainda oferece privacidade, lazer entre outros que vamos discutir mais adiante.

Existem algumas vantagens que vão ajudá-lo a tomar a melhor decisão sobre o possível investimento. Acompanhe e tire as suas próprias conclusões!

Valorização

Você provavelmente já ouviu falar que os terrenos são bens valorizáveis, não é mesmo? Isso significa que a partir do momento que o comprador investe em um terreno, o valor do bem aumentará cada vez mais.

Agora, pense só em um terreno, que já é um bem valorizável, construído em um condomínio. A tendência é que o terreno em condomínio fechado, comparado a um terreno em um bairro aberto, valorize muito mais, devido às inúmeras vantagens que um condomínio oferece.

Além disso, os condomínios fechados costumam estar localizados em áreas valorizadas. Por exemplo, é comum vermos condomínios em regiões que estão em expansão e têm forte potencial para valorizarem cada vez mais.

Segurança

Infelizmente a nossa sociedade está mais violenta a cada dia que passa, não é verdade? Por isso, as pessoas procuram por mais segurança em diversos aspectos das suas vidas, inclusive em seu lar.

Visto isso, diferente dos terrenos em locais abertos, um terreno em um condomínio fechado é bem mais seguro por alguns motivos, como:

  • É todo murado e possui sistema de cerca elétrica eficiente;
  • Tem vigilância 24 horas por dia (realizada por monitoramento de câmeras e por profissionais vigilantes);
  • É necessário identificar quem entra e quem sai do condomínio.

Então, pense bem antes de fazer o seu investimento. Optar pela segurança, hoje em dia, é indispensável!

Infraestrutura e Lazer

A fim de oferecer um diferencial aos seus moradores, os condomínios fechados apresentam infraestruturas adequadas para você e sua família terem qualidade de vida. Assim, os condomínios oferecem áreas de lazer, de convivência e muito mais. 

É comum encontrarmos nos condomínios áreas com piscinas, quadras poliesportivas, academia etc. Entretanto, alguns tipos de condomínio oferecem muito mais, proporcionando uma experiência inigualável aos seus moradores.

O Setlife Residence Club, por exemplo, te dá 21 razões para você viver bem. Vou dar um pequeno spoiler do que você pode encontrar por lá:

  • Academia;
  • Espaço Gourmet;
  • Piscina;
  • Pista de Skate;
  • Pista de caminhada;
  • Salão de festas.

Preço

Na hora da aquisição de um terreno em condomínio fechado, é muito importante levar em conta todos os benefícios obtidos, afinal o custo-benefício costuma ser muito maior que o de um terreno em um bairro aberto.

Mas, também não generalize! Estude bastante o lugar onde está pensando em morar. Algumas vezes, um terreno em um lugar aberto pode ser até mais caro, dependendo da localidade.

Regras

Como se trata de uma comunidade onde irão residir várias pessoas, existem regras para que haja uma boa convivência entre elas. Isso é o que torna a convivência mais agradável e respeitável, onde todos sabem o que podem e o que não podem fazer.

Ao ingressar no imóvel, você viverá com outras pessoas, em casas que ficam muito próximas a sua e que, muitas vezes, não têm muros físicos. Em virtude disso, é necessário que sejam seguidas as regras e comportamentos estipulados para preservar o ótimo relacionamento entre os vizinhos.

Normalmente, para definição dessas regras de convivência, são elaboradas convenções ou reuniões com os moradores. Lembre-se que é importante ter voz dentro dessa comunidade, afinal você faz parte dela. Mas, para isso, é necessário estar presente nas reuniões e assembleias.

Existem diversas vantagens ao adquirir um terreno em um condomínio fechado. Aqui, nós citamos apenas as principais. No nosso blog, você encontra muitas outras dicas do universo de construção, imóveis, terrenos e muito mais.

Venha conhecer um pouco mais a respeito do nosso trabalho e oportunidades clicando aquitenha qualidade de vidade verdade, morando em um empreendimento Setpar.