Conheça todos os tipos de terreno e qual o melhor para você - Setpar Empreendimentos

Conheça todos os tipos de terreno e qual o melhor para você

1 setembro 2023

Tempo de Leitura: 4minutos

Na hora de construir um imóvel, seja para morar, alugar ou começar um negócio, um dos pontos mais importantes é a análise do terreno em que esse imóvel será construído. Assim, escolher o local ideal para a construção para facilitar o processo e evitar dores de cabeça, já que a etapa da construção precisa ser muito bem planejada.  

Porém, nem todo terreno é igual. Inclusive, existem vários tipos de terreno com os quais você pode se deparar na hora de construir um imóvel. Então, como saber qual é o melhor para você, e em qual vale a pena construir?

Nesse post, vamos te falar tudo sobre os principais tipos de terreno, suas características, diferenciais, etc. Confira!

Quais são os tipos de terreno?

Como falamos, existem vários tipos de terreno que você vai encontrar quando estiver procurando um local para construir. Mas hoje, vamos falar dos principais tipos: terreno plano, terreno em aclive e terreno em declive. Veja mais sobre cada um:

Terreno Plano

Terrenos planos são caracterizados por uma superfície nivelada, com pouca ou nenhuma variação significativa na elevação ao longo de toda a área do terreno – sem inclinações acentuadas ou declives. Com isso, esse tipo de terreno é o mais simples em termos de topografia, pois não tem grandes variações de altura em relação ao solo.

Confira algumas vantagens desse tipo de terreno para construção:

  • Custos Reduzidos: A preparação para terrenos planos é menos dispendiosa em comparação com terrenos inclinados, já que a escavação e aterramento necessárias são menores, o que pode reduzir os custos de construção.
  • Flexibilidade no Projeto: A topografia plana oferece maior flexibilidade no design da construção.
  • Instalações e Infraestrutura: A instalação de sistemas de drenagem, eletricidade, água e esgoto é mais direta em terrenos planos, pois não há problemas criados pelas variações de elevação.
  • Acessibilidade: Terrenos planos são mais acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e deficientes físicos.
  • Tempo de Construção: A simplicidade da construção nesse tipo de terreno resultar em um tempo de construção mais curto em comparação com terrenos complexas.
  • Menos Erosão e Drenagem: A drenagem também é mais eficiente em terrenos planos, já que a água não se acumula em depressões, reduzindo o risco de erosões ou outros problemas.

Geralmente, os terrenos planos não tem muitos pontos negativos para a construção, sendo boas e seguras opções para a maior parte das construções!

Terreno em Aclive

É um tipo de terreno que apresenta uma elevação gradual à medida que você se move para cima, ou seja, o início do terreno é mais baixo que o fundo dele. Isso significa que a inclinação do terreno é ascendente – sobe. Esse aclive pode variar em grau de inclinação.

Confira algumas vantagens do terreno em aclive para a construção:

  • Vistas Panorâmicas: Terrenos em aclive oferecem frequentemente vistas panorâmicas extremamente chamativas e interessantes, o que pode ser uma vantagem estética significativa para a construção de residências ou propriedades voltadas para o cenário.
  • Design Criativo: A inclinação do terreno permite a criação de designs arquitetônicos criativos que se ajustam à topografia, permitindo projetos únicos.
  • Ventilação e Iluminação: Terrenos em aclive podem proporcionar melhor ventilação e iluminação naturais, por permitirem que o ar e a luz circulem mais livremente.
  • Uso de Níveis Diferentes: As diferenças de altura de um terreno em aclive podem ser usadas para diferentes fins, como níveis de estar, lazer e garagem, tornando o espaço mais funcional e organizado.
  • Drenagem Natural: Dependendo das características do local, a água da chuva tende a escoar naturalmente em terrenos em aclive, diminuindo problemas causados pelo acúmulo de água.
  • Potencial de Valorização: Propriedades construídas em terrenos em aclive que tenham vistas privilegiadas têm um potencial maior de valorização.

No entanto, também é importante considerar as desvantagens e desafios associados a terrenos em aclive, como:

  • necessidade de construir estruturas de contenção;
  • a possibilidade de erosão e deslizamentos de terra;
  • custos adicionais devido à preparação do terreno e engenharia especializada. 

Terreno em Declive

Um terreno em declive é um tipo de terreno que apresenta uma descida gradual à medida que você se move para o fundo do terreno. Ao contrário do terreno em aclive, aqui a inclinação do terreno é descendente, e essas variações também podem variar em grau de inclinação.

Em relação às vantagens e desvantagens do terreno em declive para a construção, podemos dizer que estamos tratando dos mesmos problemas, mas também das mesmas oportunidades de trabalhar com criatividade!

Leia também: “Qual o preço para construir uma casa do zero?

Qual o melhor terreno para construir?

Agora que você já conhece os tipos de terreno e suas vantagens/desvantagens, deve estar se perguntando qual deles é o melhor. 

Vamos lembrar que a principal diferença entre esses tipos de terrenos é a variação na elevação, que afeta de maneira significativa o processo de construção e projeto arquitetônico. 

Por mais que os terrenos planos sejam mais simples de construir, os tipos de terreno em aclive e em declive oferecem desafios e oportunidades adicionais para projetos, podendo deixar a construção com mais a “sua cara”. 

A escolha entre eles vai depender dos seus objetivos, do orçamento, capacidade de engenharia e de preferências estéticas, ou seja, não há uma resposta definitiva ou objetiva!

Quer saber se vale a pena investir em um terreno? Acesse nosso post!

Construa com a Setpar!

Construir seu imóvel pode ser um desafio, mas se você estiver contando com o suporte e a experiência de uma empresa que há mais de 25 anos realiza o sonho de milhares de brasileiros, fica bem mais fácil!

E é claro que a Setpar tem as melhores soluções para você, afinal, somos especialistas no desenvolvimento de bairros planejados que oferecem bem-estar e qualidade de vida para as mais de 80 mil famílias que acreditaram em nossos projetos.

Então, se quer saber como a Setpar pode te ajuda a construir o seu sonho, acesse nosso site para saber tudo!