Tudo o que você precisa saber para limpar o seu terreno - Setpar Empreendimentos

Tudo o que você precisa saber para limpar o seu terreno

21 outubro 2019

Tempo de Leitura: 3minutos

Terreno sujo é um problema para todos e não apenas para o dono. Os vizinhos sofrem com o acúmulo de ratos, baratas e outras pragas. Além disso, muitas vezes, o lixo acaba se acumulando e, com eles vem a água parada.

Isso pode se tornar criadouro de mosquitos, que transmitem a dengue e outras doenças. Assim, é muito importante limpar o seu terreno e garantir o bem de todos.

Para se ter uma ideia, uma cidade como São José do Rio Preto-SP, que possui cerca de 500 mil habitantes, de janeiro de 2019 até o dia 9 de dezembro deste mesmo ano, foram multados 2.655 proprietários de imóveis (terrenos e construções) por falta de limpeza de terreno, de calçada e também de casas fechadas ou abandonadas. Desse número, pelo menos 65% das multas são para a falta de limpeza em terrenos.

Essa falta de limpeza de terrenos quase sempre é a campeã tanto nas notificações de infração como também da punição para os responsáveis, que mesmo depois de avisados não limpam seus terrenos.

Mas estamos aqui para te ajudar. Se você tem dúvidas de como fazer isso da melhor maneira, confira nossas dicas.

Contratar uma empresa especializada

Uma maneira fácil de manter o seu terreno limpo e livre de entulhos é contratar uma empresa especializada. Essa é a forma mais simples de deixar tudo em dia e evitar problemas para você e para as pessoas que moram perto do local.

O valor que vai ser cobrado varia de acordo com a região, bem como da área a ser limpa e até mesmo as condições do terreno. Quanto maior o mato e mais entulho tiver no local, mais tempo os profissionais precisarão para deixar o terreno perfeito. Dessa forma, o valor cobrado vai ser maior.

Faça você mesmo

Caso queira economizar e ainda aproveitar para se distrair e mexer com a terra, pode fazer a limpeza periódica do terreno. Veja algumas dicas de como manter tudo limpo.

Preocupe-se com a sua segurança

A primeira coisa é pensar em sua saúde evitar riscos. Em um terreno sujo pode haver cobras e aranhas. Além disso, há plantas com espinhos, que podem ferir você. Dessa forma, é importante evitar se ferir. Para isso, não se esqueça de usar os equipamentos de proteção individual, como perneira, botas ou sapatos fechados e luvas grossas.

Enxada e foice

Além de se proteger, você precisa de ferramentas para fazer o trabalho. Enxada, foice, rastelo e carrinho de mão são os mais usados na limpeza de terreno. A enxada vai exigir bastante força e cuidado, já que caso bata em seu pé e pernas poderão fazer lesões graves.

Já a foice pode ser usada para cortar pequenos troncos que precisem ser retirados do local. O uso de enxada e foice pode ser interessante para locais sem pedra e terrenos que não estejam muito sujos. Em locais com mato muito alto será difícil limpar tudo com enxada.

Dessa forma, a foice pode dar a primeira desbastada no mato e a enxada usada para finalizar a limpeza do terreno.

Roçadeira elétrica

Quem quiser investir um pouco mais pode adquirir uma roçadeira elétrica, que facilita muito o trabalho. Eficientes, podem ser usadas em mato mais baixos ou altos, dando um bom acabamento e tornando o trabalho mais prático.

É indicado usar óculos de proteção ao usá-la, para evitar que pequenos fragmentos do solo possam ferir os seus olhos.

Evite o uso de herbicidas

O uso de herbicida pode parecer uma opção interessante para que o trabalho dure mais tempo e cause dores de cabeça menores. Mas a sua utilização não é considerada legal em áreas urbanas ou para uso doméstico, segundo recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A grande maioria dos herbicidas são considerados contaminantes dos recursos naturais (água, solo, ar) e podem causar efeitos colaterais em contato direto com humanos.

Retire entulhos e restos de lixo

Um dos pontos principais na limpeza de um terreno é a retirada de entulho e lixo acumulado no local. Esses dejetos são o lugar ideal para abrigar animais peçonhentos e a água parada, facilitando a proliferação de doenças como a dengue.

Na retirada desses objetos, tome muito cuidado. Faça uso de luvas e botas que possam garantir sua segurança. E não se esqueça de fazer o descarte correto desse lixo!

E aí, gostou do conteúdo? Então se liga que tem mais! Selecionamos mais algumas dicas para você manter o seu terreno limpo, de maneira segura prática.