Tudo o que você precisa saber sobre o pagamento de aluguel - Setpar Empreendimentos

Tudo o que você precisa saber sobre o pagamento de aluguel

21 fevereiro 2019

Tempo de Leitura: 3minutos

Ter uma casa para chamar de sua é o sonho de muita gente, mas muitas famílias brasileiras têm optado por morar de aluguel por acreditar que não podem arcar com o valor da compra de um imóvel. O que muitos não percebem é que o aluguel é como colocar dinheiro em um bolso furado – você paga todo mês o valor do financiamento de uma casa, mas não recebe nada em troca.

Problemas em morar de aluguel

Os problemas em uma situação de aluguel de imóvel é bastante comum. Quem precisa desse tipo de expediente ou já vivenciou situação de aluguel, sabe como é difícil.

Tudo começa pela imensa burocracia para alugar uma casa (e as imobiliárias não estão para brincadeira, nesse quesito). As exigências vão desde condições financeiras altas, fiador, o pagamento de três ou mais aluguéis adiantados, até uma infinidade de vistorias, documentos, certidões e assinaturas que costumam demorar meses para a conclusão do processo.

Depois, quando você finalmente consegue alugar a bendita casa, tem que aprender a conviver com os prazos para o pagamento dos aluguéis, ameaça de multas, restrições severas para o uso do imóvel e o que é considerado o pior: pagar por uma casa que dificilmente será da sua família.

Se o aluguel for acertado de forma “particular” as coisas são mais fáceis no começo, mas a situação pode ser ainda pior do que alugando por imobiliárias, afinal, problemas com os senhorios e instabilidade jurídica podem obrigar você a ter que se mudar de repente.

Por isso, não importa se você é um jovem universitário querendo sair da casa dos pais, noivos que pretendem se casar em breve ou uma família que precisa se mudar de cidade: pense bem antes de alugar um imóvel. Você pode achar que a compra da sua casa é um sonho distante, mas essa conquista pode ser mais fácil do que você imagina.

O sonho da casa própria é o desejo qualquer brasileiro

A casa não é sua

Quando você aluga um imóvel, deixa de construir um patrimônio para a sua família. E não apenas isso, está sujeito a instabilidades, aumentos no valor do aluguel, problemas na manutenção da residência (que não é sua!), pagar pela depreciação do imóvel, entre outras adversidades.

Essas situações, muitas vezes, impedem você se permitir ter o controle da sua qualidade de vida e a da sua família. Ter um imóvel no seu nome cria novas possibilidades para a vida: de moradia, de renda, de negócios, de criar raízes e construir a sua própria história, de reformar e transformar a sua casa como bem entender.

Construindo um sonho

Muitos “especialistas” alegam que morar de aluguel é um bom negócio. Mas um bom negócio para quem? A realidade é que, mesmo com as taxas de juros de um financiamento ou consórcio, o investimento e a segurança de ter uma casa própria compensa os sacrifícios desses contratos de longo prazo. Por isso a importância de garantir uma independência financeira e, assim, sair do aluguel.

São muitas as possibilidades para que você possa morar na sua própria casa. Cabe a você decidir como deseja concretizar esse sonho, seja financiando, fazendo um consórcio, comprando um terreno e construindo ou economizando para comprar à vista. Não importa o que e como pretende fazer. Tenha apenas uma coisa em mente: viver no que é seu, com dignidade e segurança, não tem preço!

Você pode obter sucesso na compra de um terreno e transformar esse sonho em um primeiro passo para a realidade.