5 dicas de como fazer limpeza pós obra - Setpar Empreendimentos

5 dicas de como fazer limpeza pós obra

2 junho 2022

Tempo de Leitura: 4minutos

A última etapa de uma obra, antes da entrega do imóvel, é a limpeza pós obra. Essa fase da obra é fundamental para garantir o conforto dos futuros ocupantes do imóvel, seja ele residencial ou comercial. 

Esse tipo de limpeza é um pouco diferente do que fazemos no dia a dia e deve ser um processo cuidadoso, com os produtos e equipamentos adequados, para não estragar ou manchar qualquer parte do seu novo imóvel

Se você está pensando em colocar a mão na massa ou até mesmo contratar alguém para fazer a sua limpeza pós obra, fique de olho nessas dicas!

O que é limpeza pós obra?

Em uma construção ou reforma, é comum que ocorra o acúmulo de sujeira, concreto, cimento, papelão, gesso, tinta, pó, cola, pedras, entre outros materiais que precisam ser removidos adequadamente antes da entrega da do imóvel.

Assim, a limpeza pós obra é esse trabalho cuidadoso de eliminação desses resíduos, respingos, manchas de tinta, excesso de rejunte etc. Esse trabalho é essencial, não só para o conforto, mas também para a segurança de todos que irão ocupar o imóvel.

Dicas para começar a limpeza pós obra

Antes de começar a realização da limpeza pós obra, é preciso levar alguns fatores em consideração. Principalmente em relação à equipamentos e produtos que serão utilizados na limpeza. 

1.Utilize equipamentos de proteção

O primeiro passo para efetuar uma limpeza pós obra com segurança, é adquirir os equipamentos de proteção necessários. Afinal, é importante estar protegido para evitar quaisquer tipo de acidentes, não é mesmo?

Sendo assim, ao se preparar para iniciar a limpeza, conte com luvas, óculos, máscara e botas impermeáveis. Além de oferecer segurança e proteger, eles também garantem melhores condições de trabalho para quem irá realizar a limpeza.

2.Comece retirando os entulhos

Em seguida, é hora de realmente começar a limpeza. Comece removendo todos os entulhos mais volumosos, como pregos, parafusos, restos de gesso e também as proteções de piso e parede para facilitar o processo de limpeza. Assim, lembre-se de utilizar sacos de lixo, caixas de papelão e vassouras para realizar a limpeza.

Comece a limpeza sempre pelos fundos da casa e de cima para baixo, assim você consegue realizar uma limpeza mais efetiva, empurrando toda a sujeira para frente e reunindo tudo em um só lugar.

3. Proteja instalações e acabamentos

Acabamentos de gesso, móveis de madeira, tomadas e qualquer outra fiação não podem ser molhados ou danificados. Sendo assim, antes de começar a sua limpeza pós obra, é fundamental proteger todas as instalações da casa para evitar danificar os acabamentos.

Para isso, você pode utilizar lonas, papelão e até mesmo fitas adesivas. Lembre-se apenas de mantê-los longe da água.

4.Limpe e enxágue todas as superfícies

limpeza pós obra

Limpe as superfícies superiores com muito cuidado e lembre-se de utilizar produtos específicos para cada uma das áreas, afinal, para cada tipo de superfície existe um tipo de produto adequado. 

Depois, enxágue as diferentes superfícies dos cômodos da sua casa para que possa avaliar como você seguirá com a limpeza. Em casos de porcelanato, por exemplo, é necessário utilizar produtos diferentes daqueles utilizados em cerâmica.

Por isso, fique de olho nos materiais utilizados e quais são suas respectivas necessidades na hora da limpeza.

5. Faça a limpeza dos vidros

limpeza pós obra

É muito comum que, ao fazer a pintura ou aplicar novos vidros, fiquem respingos de tinta, massa de vidro ou até silicone. Por isso, é importante tomar bastante cuidado ao fazer a limpeza dos vidros.

Uma dica muito boa é dissolver uma colher de sopa de vinagre e uma colher de sopa de álcool em cinco litros d’água e aplicar com um pano macio, sem fazer força.

Com essa solução, é possível fazer a limpeza adequada, retirando todo o excesso do material utilizado.

Por fim, lembre-se de realizar a limpeza pós obra apenas quando a obra estiver totalmente finalizada, para evitar desgaste físico e também o acúmulo de sujeira sobre superfícies que já foram limpas.

Realizar a limpeza pós obra de uma casa, ou até mesmo de um imóvel comercial, pode ser bastante trabalhoso, por isso conte com a ajuda de profissionais adequados para este trabalho.

A setpar

A Setpar é uma empresa que está há mais de 20 anos ajudando milhares de brasileiros a conquistarem seu próprio terreno. Além disso, buscamos sempre auxiliar nossos clientes com dicas de construção, investimento em terrenos e decoração. Por isso, se você quer ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao mundo das construções, conheça o Blog da Setpar!