Construção modular: o que é, como funciona e benefícios

Construção modular: o que é, como funciona e benefícios

10 fevereiro 2022

Tempo de Leitura: 3minutos

A construção modular é um tipo de construção que utiliza blocos padronizados que são transportados até o local onde serão instalados. Além de poder utilizar diversos tipos de materiais, a construção modular apresenta vários benefícios para os novos empreendimentos.

Com o avanço da tecnologia, as construtoras passaram a investir cada vez mais em métodos construtivos mais acelerados e que atendam às necessidades de uma sociedade imediatista.

Por isso, a construção modular vem se popularizando cada vez mais no Brasil e no mundo, podendo se tornar 6% mais comum em 2022, de acordo com o mercado internacional de construção.

O que é a construção modular

Como o próprio nome já diz, construção modular é um método de construção civil realizado em módulos individuais, que são pré-fabricados em linhas de montagem padronizadas, e então transportados até o local da edificação e montados para formar uma construção.

Através desse modelo de construção, é possível construir casas, complexos residenciais de luxo, prédios comerciais e até mesmo hospitais e outras grandes construções. 

Além de ser um tipo de construção rápido e eficaz, a construção modular também oferece segurança e sustentabilidade. Isso acontece porque os módulos são bastante resistentes e podem ser encaixados de várias formas. 

No Brasil, a construção modular existe há quase 20 anos e vem se popularizando cada vez mais. Essa técnica é bastante utilizada na construção de postos de saúde.

Como funciona a construção modular

Em primeiro lugar, para receber esse tipo de construção, é preciso preparar o terrenocom antecedência. Assim, antes de receber os módulos para dar início à construção, é preciso fazer o nivelamento do terreno e também a terraplanagem, para garantir a segurança da construção.

Enquanto isso, as peças da construção começam a ser produzidas simultaneamente, o que torna o processo construtivo muito mais rápido e eficiente.

Por fim, após a preparação do terreno, os módulos são transportados um a um para o local da construção e, assim, se inicia o processo de edificação.

É importante lembrar que, apesar de ser pré-fabricada, a construção modular não é um método engessado. Na verdade, existe uma grande flexibilidade de produtos que podem ser utilizados para esse método, tornando os acabamentos e a arquitetura totalmente exclusivo e personalizável, de acordo com a necessidade do cliente.

Benefícios

Cada vez mais as construtoras brasileiras passam a utilizar a construção modular por ser um modelo de construção bastante vantajoso e que atende às necessidades dos clientes.

Custo reduzido

Um dos principais benefícios que tornam a construção modular mais atraente é o fato de ser bastante econômico, já que é 30% mais barata em relação às construções de alvenaria.

Além de ser um tipo de construção mais rápido, o material da construção é previsto no começo do projeto. Por isso, os módulos consomem apenas o que é previamente planejado, evitando desperdício de materiais e a necessidade de reposição dos mesmos.

Facilidade e Rapidez

A rapidez e a facilidade com que é realizada a construção modular também são bastante atraentes, principalmente para as construtoras que buscam otimizar o seu tempo e reduzir o tempo de entrega da obra.

A pré-fabricação dos módulos é o que facilita e agiliza a construção, tornando-a mais rápida do que uma construção em alvenaria, por exemplo.

Garantia de qualidade

Ao serem construídos dentro das fábricas, os módulos passam por uma fiscalização rigorosa, que garante todos os procedimentos de segurança e qualidade. Dessa forma, a qualidade dos materiais é preservada.

Sustentabilidade

Um ponto de bastante destaque é a sustentabilidade que a construção modular apresenta em relação às outras. Por conta do planejamento feito antes do início das obras, os desperdícios são evitados e, assim, não é gerado tanto entulho.

Além disso, um outro aspecto sustentável é a questão do isolamento térmico, já que assim, o proprietário economiza na energia elétrica por não precisar de climatização.

Conheça a Setpar

A Setpar é uma construtora que está há mais de 20 anos participando da realização dos sonhos de mais de 80 mil famílias.

Dessa forma, estamos sempre em busca de novas tecnologias para otimizar nossas construções, garantindo qualidadede vida e segurança para nossos clientes. Além disso, toda a urbanização feita pela Setpar é planejada com loteamentos inovadores que zelam pela a natureza e pelo bem-estar social.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que é a construção modular e todos os seus benefícios, conheça também outros tipos de construção que vêm crescendo em popularidade no Brasil, por conta de sua praticidade, sustentabilidade e economia. 

Clique aqui e se inspire com 7 tipos de construção!