6 motivos para morar em Uberaba - Setpar Empreendimentos

6 motivos para morar em Uberaba

9 março 2020

O Brasil é um país ilustrado pela beleza e pela diversidade. Isso inclui, principalmente, as histórias que cercam suas cidades. Uberaba é um exemplo. Localizada no Triângulo Mineiro, a cidade é reconhecida por ser berço de um dos maiores médiuns do Brasil e do mundo: Chico Xavier.

Com mais de 300 mil habitantes, a cidade das Sete Colinas, como é chamada devido a topografia que margeia o município, é considerada uma das principais cidades do sudoeste de Minas Gerais, devido a sua localização em divisa com o estado de São Paulo e pela sua força atual na agricultura. 

1. Cenário econômico favorável

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) fica localizada em Uberaba e é responsável por promover o aumento sustentável da produção mundial de carne e leite, através do registro genealógico, melhoramento genético e promoção das raças zebuínas.

Por muito tempo, Uberaba foi conhecida como a “Capital Mundial do Zebu”, porque o crescimento de sua economia esteve relacionado com a pecuária. Mas, com a introdução de novos fatores de desenvolvimento, inclusive da agricultura sucroalcooleira, essa prática foi diminuindo. Hoje, a região de Uberaba possui indústrias e usinas com um alto nível de tecnologia, apoiada ao ambiente e aos estudos universitários. Em 2019, um levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), colocou Uberaba no 21º lugar no Brasil e 1º lugar em Minas Gerais quando o assunto é a produção agrícola municipal referentes às lavouras permanentes e temporárias do ano de 2017. 

2. Tecnologia de sobra

A tecnologia virou uma grande aliada do município. Tanto que, recentemente, Uberaba foi ranqueada como a 2ª cidade mais inteligente e conectada de Minas, segundo levantamento realizado pela Connected SmartCities, em 2019. Um pouco antes, o município foi considerado o 6° do país em eficiência na geração de startups através de um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

3. Fé no turismo

O busto de Chico Xavier é uma homenagem ao famoso médium brasileiro que viveu em Uberaba e que hoje possui um memorial. É, sem dúvidas, um dos locais mais visitados pelos turistas.

Além das conquistas, Uberaba recebe pontos positivos no turismo. Grande parte dessa atividade na cidade consiste na visita ao Memorial Chico Xavier, local onde fica a residência que o médium viveu grande parte de sua vida. Lá é possível conhecer suas obras e se encantar com sua vida. O município também guarda muita história em muitas das igrejas espalhadas em toda sua imensidão. Mas quem acha que Uberaba é conhecida apenas pela fé, está muito enganado!

4. Cultura e lazer

O Museu de Paleontologia de Peirópolis é um dos locais que guardam um pouco da era jurássica da região e que atrai muitos estudiosos e curiosos.

O município mineiro também guarda em seu DNA uma cultura científica que vai desde os primórdios até a atualidade. Isso porque Uberaba abriga um Centro de Paleontologia e um Museu dos Dinossauros, localizado em Peirópolis, um bairro rural da cidade. Lá, você encontra réplicas de dinossauros em um local voltado aos estudos de fósseis encontrados em território mineiro. O mesmo bairro também abriga uma das belezas naturais da região, a Cachoeira do Vale Encantado.

5. Educação aprimorada

Desejada por muitos estudantes brasileiros, a UFTM é um dos principais centros universitários federais de estudo e está diretamente ligada ao crescimento de Uberaba.

Esse lado científico também guarda espaço para amantes e estudantes da medicina. A cidade possui faculdades ligadas à saúde pública e tem como grande referência a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

As ciências humanas e exatas também tem seu destaque na UFTM. Estudantes de todo o país buscam um espaço em uma das faculdades federais mais renomadas do país. Nos ensinos de base, a taxa de escolarização também é alta e atinge mais de 97% da população entre 06 e 14 anos, de acordo com o IBGE.

6. Ascensão populacional que gera oferta e procura

Aliás, toda essa grandeza educacional e cultural que atrai o lado universitário, faz com que o crescimento de Uberaba seja um efeito constante, com muita movimentação na economia e no mercado imobiliário local. Esse é um dos motivos que leva o município a ser uma das 10 cidades mais populosas de Minas, com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita  superior a R$ 40 mil, considerado o segundo maior no Triângulo Mineiro. Muitas pessoas se mudam para a cidade em busca de oferta na mão de obra e educação de qualidade.

Uberaba ainda guarda muitos segredos e muitas surpresas agradáveis que só se descobre vivendo nela. E aí, você está preparado para explorar essa incrível cidade?