6 motivos para morar em Uberaba - Setpar Empreendimentos

6 motivos para morar em Uberaba

19 fevereiro 2024

Tempo de Leitura: 4minutos

O Brasil é um país ilustrado pela beleza e pela diversidade. Isso inclui, principalmente, as histórias que cercam suas cidades. Uberaba é um exemplo. Localizada no Triângulo Mineiro, a cidade é reconhecida por ser berço de um dos maiores médiuns do Brasil e do mundo: Chico Xavier.

Com mais de 330 mil habitantes, a cidade das Sete Colinas, como é chamada devido a topografia que margeia o município, é considerada uma das principais cidades do sudoeste de Minas Gerais, devido a sua localização em divisa com o estado de São Paulo e pela sua força atual na agricultura. Hoje, você vai descobrir alguns motivos pelos quais escolher Uberaba para viver vai te trazer ainda mais qualidade de vida. Acompanhe!

1. Cenário econômico favorável

Por muito tempo, Uberaba – MG foi conhecida como a “Capital Mundial do Zebu”, porque o crescimento de sua economia esteve relacionado com a pecuária. Mas com a introdução de novos fatores de desenvolvimento, inclusive da agricultura sucroalcooleira, essa prática foi diminuindo. 

Hoje, a região de Uberaba possui indústrias e usinas com um alto nível de tecnologia, apoiada no meio ambiente e nos estudos universitários. Em 2019, um levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), colocou Uberaba no 21º lugar no Brasil e 1º lugar em Minas Gerais quando o assunto é a produção agrícola municipal referentes às lavouras permanentes e temporárias do ano de 2017.

2. Tecnologia de sobra

A tecnologia virou uma grande aliada do município. Tanto que, recentemente, Uberaba foi ranqueada como a 2ª cidade mais inteligente e conectada de Minas, segundo levantamento realizado pela Connected Smart Cities, em 2019. Um pouco antes, o município foi considerado o 6° do país em eficiência na geração de startups através de um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

3. Fé no turismo

Além das conquistas, Uberaba recebe pontos positivos no turismo. Grande parte dessa atividade na cidade consiste na visita ao Memorial Chico Xavier, local onde fica a residência que o médium viveu grande parte de sua vida. Lá é possível conhecer suas obras e se encantar com sua vida. O município também guarda muita história em muitas das igrejas espalhadas em toda sua imensidão. Mas quem acha que Uberaba é conhecida apenas pela fé, está muito enganado!

4. Cultura e lazer

O município mineiro também guarda em seu DNA uma cultura científica que vai desde os primórdios até a atualidade. Isso porque Uberaba abriga um Centro de Paleontologia e um Museu dos Dinossauros, localizado em Peirópolis, um bairro rural da cidade. Lá, você encontra réplicas de dinossauros em um local voltado aos estudos de fósseis encontrados em território mineiro. O mesmo bairro também abriga uma das belezas naturais da região, a Cachoeira do Vale Encantado.

5. Educação aprimorada

Esse lado científico também guarda espaço para amantes e estudantes da medicina. A cidade possui faculdades ligadas à saúde pública e tem como grande referência a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). 

As ciências humanas e exatas também tem seu destaque na UFTM. Estudantes de todo o país buscam um espaço em uma das faculdades federais mais renomadas do país. Nos ensinos de base, a taxa de escolarização também é alta e atinge mais de 97% da população entre 06 e 14 anos, de acordo com o IBGE.

6. Ascensão populacional que gera oferta e procura

Aliás, toda essa grandeza educacional e cultural que atrai o lado universitário, faz com que o crescimento de Uberaba seja um efeito constante, com muita movimentação na economia e no mercado imobiliário local. Esse é um dos motivos que leva o município a ser uma das 10 cidades mais populosas de Minas, com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita  superior a R$ 40 mil, considerado o segundo maior no Triângulo Mineiro. Muitas pessoas se mudam para a cidade em busca de oferta de mão de obra e educação de qualidade.

Curiosidades de Uberaba

Para complementar as curiosidades que você acabou de conferir acima, nós também preparamos um vídeo, em parceria com o criador de conteúdo, Diogo Elzinga, a respeito das curiosidades de Uberaba.

O youtuber é especialista em dar dicas de turismo, apresentar curiosidades aleatórias, contar histórias e ensinar tantos outros assuntos para você descobrir sobre as cidades e os estados brasileiros que vão te dar orgulho em dizer que nasceu neste país.

Agora que você já sabe que Uberaba é uma cidade incrível para viver, nosso convite é para conhecer o SetLife Essence Uberaba, um lançamento que vai mudar seu conceito de qualidade de vida. Confira em nosso site e venha morar em uma das melhores cidades do Brasil!