Uberaba-MG: conheça a história da cidade do Zebu

Uberaba-MG: conheça a história da cidade do Zebu

19 fevereiro 2024

Tempo de Leitura: 3minutos

É fato que cada cidade guarda uma riqueza histórica incomparável, e não é diferente quando estamos falando da famosa cidade do Zebu: Uberaba – MG.

A história de Uberaba teve início por meio da ocupação de sesmarias e bandeiras, então, uma dessas bandeiras, liderada por Major Eustáquio de Oliveira, fixou-se no território desta cidade histórica e popular.

Em 2 de março de 1820, o Rei Dom João VI elevou Uberaba de Arraial para a condição de Freguesia, então essa data ficou registrada como o aniversário da cidade.

Hoje, Uberaba é uma grande cidade, segundo o IBGE, a população estimada é de 337.092 habitantes, e ainda está em constante desenvolvimento, inclusive cada vez mais pessoas estão mudando para lá, afinal, existem muitos motivos para morar em Uberaba.

Pensando na riqueza dessa cidade, vamos conhecer melhor como foi o seu desenvolvimento, como ela ficou conhecida pela cidade do Zebu e demais informações importantes sobre Uberaba.

O desenvolvimento da cidade

Precisamos deixar claro que  a cidade de Uberaba teve como grande motivo para o seu desenvolvimento a sua localização. A cidade estava situada no triângulo Mineiro, região que foi palco de grandes descobertas e guerras do Brasil Colonial.

Por Uberaba, passava a famosa Estrada Real, construída a mando do Governador da capitania de São Paulo e Minas Gerais. Esse caminho cruzava Minas, Goiás e São Paulo e tinha o intuito de descobrir novos territórios para serem colonizados, de explorar os minerais preciosos (em abundância em MG) e os transportarem com mais facilidade.

Com o tempo, sabendo do grande desenvolvimento da cidade, que era conhecida por ser segura e financeiramente saudável, muitas pessoas começaram a mudar-se para Uberaba com o intuito de viverem uma vida melhor. Assim, vieram muitos comerciantes, boiadeiros, criadores de gados etc., os quais foram cruciais para a cidade continuar desenvolvendo-se.

Assim, a cada ano, até os dias de hoje, a cidade está em grande desenvolvimento, principalmente pela sua força no mercado pecuário e no agronegócio. Mas, vale lembrar que a cidade já tem um polo comercial e industrial bem diversificado nos dias atuais.

Mas… e a história do Zebu? Vamos explicar no tópico abaixo como Uberaba ficou conhecida por esse nome curioso.

Uberaba e o boi Zebu

Dentre as diversas famas de Uberaba, ser conhecida pela capital do Zebu é uma delas. Lá, é onde fica instalada a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, responsável por cuidar, organizar eventos famosos, como o ExpoZebu, e disseminar a genética dessa espécie de boi país afora.

Para você ter uma ideia melhor, só hoje no Brasil, segundo dados citados na reportagem do G1, registramos por ano 600 mil zebuínos em nosso território. A ótima adaptação da espécie e sua resistência em diferentes territórios foi um dos grandes motivos do desenvolvimento do boi Zebu.

Além disso, graças a essa fama do boi, o setor gira milhões de reais por ano apenas com a pecuária. Inclusive, diversas empresas relacionadas a inseminação e clonagem de animais, por exemplo, instalaram-se em Uberaba.

Ainda falando sobre a pecuária, muitos pecuaristas internacionais viajam a Uberaba todos os anos com o intuito de conhecer a cidade, participar dos eventos e até mesmo para investir no setor que mais cresce na região.

Até aqui, já deu para perceber que Uberaba é uma terra incrível, mas você acredita que ainda tem um fato muito importante e curioso. Vamos ver a seguir!

Uberaba e os dinossauros

Sim, dinossauros, isso mesmo! Eles são de verdade, mas estão mortos, tá bom? Então, pode ficar tranquilo.

Na região de Uberaba, foi descoberto pelo paleontólogo gaúcho Llewellyn Ivor Price (1905-1980) o maior fóssil de dinossauro (crocodilo) em território Brasileiro com cerca de 80 % do esqueleto intacto. O nome colocado no fóssil foi Uberabatitan ribeiroi.

Então, além de Uberaba gerar muitas riquezas com o setor agropecuário, a cidade também é referência mundial em relação a pesquisa desse fóssil, além de diversas outras espécies de dinossauros que já viveram naquele território.

Então, por fim, pudemos comprovar algumas das diversas riquezas da cidade. Seja histórica ou economicamente, Uberaba é terra de quem escolhe para si qualidade de vida.

O youtuber é especialista em temas como dicas de turismo, curiosidades, histórias e tantos outros assuntos sobre as curiosidades de várias cidades brasileiras.