7 máquinas de construção que você precisa conhecer

7 máquinas de construção que você precisa conhecer

30 junho 2022

Tempo de Leitura: 4minutos

Para grandes obras, sejam elas em um bairro planejado ou em um condomínio fechado, o uso de máquinas de construção é essencial para que os objetivos do seu projeto sejam alcançados. Porém, nem todos os profissionais da construção conhecem bem os equipamentos.

Para que seu projeto saia do papel de forma eficiente, é importante contar com uma equipe de profissionais especializados e que conheçam equipamentos de qualidade. Afinal, as máquinas são fundamentais para que a execução da obra seja efetiva.

Por isso, preparamos esse artigo para que você possa entender melhor quais são as máquinas de construção civil mais usadas no mercado.

Conheça as principais máquinas de construção civil

Existem diversos tipos de máquinas de construção, que irão ser necessárias de acordo com o solo em que se está trabalhando, o tamanho da obra que as necessidades que precisa cumprir. Sendo assim, separamos as 7 principais máquinas para que você possa conhecer! 

Retroescavadeira

Com braços e lanças de longo alcance, a retroescavadeira é uma máquina de construção que pode ser utilizada tanto no carregamento de caminhões, como em projetos de escavações de grande porte.

Essa máquina é ideal para escavações e aberturas mais profundas, por conta de sua força e versatilidade. Além disso, esse maquinário conta com diversos acessórios, o que possibilita a realização de diversas outras funções. 

Rolo compactador

O rolo compactador é uma máquina de construção destinada à etapa de compactação do solo, geralmente sendo utilizado em ruas e rodovias que acabaram de ser asfaltadas.

Além disso, essa máquina também é bastante utilizada na terraplanagem, compactando a terra para preencher alguns vazios no solo, o que ajuda a aumentar a capacidade de suporte do terreno.

Sendo assim, o rolo compactador é ideal para arejar e secar materiais, selar superfícies garantindo mais durabilidade e impermeabilização, e reparação de buracos na estrada.

Motoniveladora

A motoniveladora é uma máquina desenvolvida para cuidar do nivelamento do terreno. Composta por seis rodas, quatro na parte traseira e duas frontais, ela pode ser utilizada para espalhar o material ou cortá-lo.

As rodas na parte traseira fazem com que a máquina tenha mais força para sustentar o peso do motor e aumentar seu torque para laminar o solo. Assim, a motoniveladora é uma máquina de construção precisa e bastante eficaz.

Pá carregadeira

Como seu próprio nome sugere, a pá carregadeira é ideal para o carregamento de caminhões em pátio de estocagem, carregamento em usina de asfalto, solos e terraplanagem.

Além disso, essa máquina de construção também é bastante potente e pode realizar outras funções, como suavizar, aplainar e empurrar materiais em geral. 

Caminhão Pipa

Essa máquina de construção civil, bastante utilizada em obras de grande porte, é ideal para umedecer o material até que ele atinja o ponto ideal para a compactação. 

Além disso, ele pode ser utilizado para molhar a obra em épocas de seca, encher tambores e lavar peças que receberão concreto.

Trator esteira

O trator esteira é uma máquina de construção utilizada para a realização de terraplanagem, abertura e conservação de estradas, trabalhos de desbravamento, empilhamento, reaterro sanitário, limpeza final, mineração e agrícola.

Sendo assim, por conta da sua versatilidade, também é muito utilizada na construção civil. Essa máquina possui esteiras no lugar dos pneus, facilitando a aderência ao solo e distribuição de peso.

Miniescavadeira

A miniescavadeira é uma máquina de construção mais compacta, o que facilita na sua movimentação, fazendo com que ela possa operar de forma mais ágil e eficaz, principalmente em espaços reduzidos. 

Apesar do seu tamanho, a miniescavadeira também é uma máquina robusta com um forte braço de escavadeira, o que a torna essencial em qualquer tipo de canteiro de obras. 

Além das máquinas de construção: conheça os tipos de construção

Como você viu, existem diversos tipos de máquinas de construção civil. Sendo assim, cada uma delas pode ser utilizada para um tipo de construção.

Afinal, existem diversas opções de tipos construtivos que podem ser utilizados em determinadas obras. Para que você possa conhecer um pouco mais sobre esses tipos de construção, leia este artigo que escrevemos sobre o assunto e fique por dentro!

Diante disso, ao entender melhor qual tipo de construção será utilizado no seu projeto, você também compreenderá qual tipo de máquina de construção deverá ser utilizada. 

A Setpar também tem excelência em máquinas de construção!

A Setpar é uma empresa renomada, que está há mais de 20 anos no mercado da construção civil. Juntos, já trabalhamos na realização do sonho de muitas famílias que conquistaram o seu terreno, dando o primeiro passo em direção ao projeto da casa própria. 

Para isso, contamos com uma equipe qualificada e equipamentos de qualidade. Afinal, compreendemos a importância de máquinas de construção eficazes na realização de um projeto, principalmente quando se trata de bairros. 

Sendo assim, agora que você sabe um pouco melhor sobre máquinas de construção, queremos te convidar a compreender de uma vez por todas quais são as etapas de construção de um bairro.

Preencha as informações abaixo: