7 tipos de construção: confira e inspire-se - Setpar Empreendimentos

7 tipos de construção: confira e inspire-se

16 dezembro 2021

Tempo de Leitura: 6minutos

Depois de conquistar o tão esperado terreno em um bairro planejado ou condomínio fechado, é hora de começar a construir a tão sonhada casa própria e, nesse momento, podem surgir algumas dúvidas, principalmente em relação aos tipos de construção.

Nos dias de hoje, além da alvenaria tradicional, existem diversos sistemas construtivos para a execução de uma edificação. Além disso, cada tipo de construção possui suas determinadas características, vantagens e desvantagens que precisam de análise antes de executá-las.

Por isso, a Setpar preparou essas dicas indispensáveis para você observar na hora de fazer o seu planejamento e orçamento de obra.

O que são tipos de construção (ou sistema construtivo)?

Quando falamos em tipos de construção ou sistema construtivo, estamos falando sobre a tecnologia e o método com o qual uma casa é construída. Sendo assim, antes de escolher um sistema construtivo, é fundamental que você entenda qual o tipo mais adequado para a sua construção.

Por isso, ao fazer o seu planejamento de obra, conte com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro para fazer isso para você.

Além disso, é importante também avaliar os materiais disponíveis na região, o tempo de obra, o orçamento e algumas questões ambientais.

Inclusive, você já deu uma conferida no nosso quadro Preparando o Terreno? Nele, contamos com a presença de profissionais da área para dar dicas e informações valiosas para quem vai começar a construir. Dá só uma olhada:

Tipos de construção: conheça 7 opções

Escolher o tipo de construção mais adequado é muito importante, até porque, diferentes tipos de construção podem ajudar a valorizar o seu imóvel! Por isso, para te ajudar no seu planejamento, queremos te apresentar 7 tipos de construção.

1 – Alvenaria

Antes de tudo, é importante ressaltar que existem dois tipos de alvenaria: a alvenaria convencional e a alvenaria estrutural.

A alvenaria convencional é o sistema de construção mais utilizado no Brasil atualmente. Esse tipo de construção é composto por vigas, pilares e lajes de concreto armado. Sendo assim, esses elementos fazem parte da estrutura para a sustentação da casa, e a alvenaria possui a função de vedar e separar ambientes. 

Esse tipo de construção apresenta vantagens em relação à disponibilidade de mão de obras e materiais, além da facilidade para fazer futuras reformas ou mudanças no projeto original. No entanto, esse sistema costuma ser um pouco mais caro e leva mais tempo para ficar pronto.

Já a alvenaria estrutural é um tipo de construção um pouco mais rápido e de fácil execução, além de ser mais barato também. No entanto, sua construção exige mão de obra mais especializada, já que todas as paredes precisam ficar niveladas.

Nesse tipo de construção, a união das paredes é feita por blocos de concreto ou cerâmica. Sendo assim, é muito importante fazer um bom projeto, pensando nas instalações elétricas e hidráulicas, pois esse sistema não permite modificações.

2 – Wood Frame

Muito comum no exterior, esse tipo de construção utiliza madeira maciça, normalmente de reflorestamento, em sua estrutura. Dessa forma, é preciso ter muito cuidado com os materiais que serão utilizados para proteger a casa de cupins e da umidade.

Além do baixo custo, esse tipo de construção também possui um ótimo desempenho acústico e térmico. No entanto, para executar esse modelo corretamente, busque mão de obra especializada, ok?

3 – Container

Esse sistema construtivo é o favorito de quem busca modernidade e sustentabilidade. Como o próprio nome já diz, esse sistema utiliza containers na construção e possibilita modularidade, rapidez e pode reduzir o custo em até 30% 

No entanto, nesse caso também é necessário buscar mão de obra especializada e avaliar com cuidado se não há ferrugem, histórico do que foi transportado e se o terreno terá espaço suficiente para guindastes, que são fundamentais para levantar a casa.

4 – Pré-fabricada

Os modelos de construção pré-fabricados consistem em módulos que são construídos separadamente na fábrica e, posteriormente, são transportados para o canteiro de obras e montados, dando origem às casas. 

Os módulos podem ser feitos de madeira ou concreto e seu processo de construção é mais rápido do que o de alvenaria convencional. No entanto, esse sistema pede um investimento inicial um pouco maior, o que pode ser uma desvantagem para alguns.

5 – Paredes de concreto

Esse tipo de construção consiste em paredes estruturais maciças de concreto armado, mantendo uma alta resistência ao fogo e pouco desperdício de materiais. No entanto, seu isolamento acústico não é muito bom e possui alto custo para produção.

Além disso, as instalações elétricas e hidráulicas já são embutidas, o que evita a quebra de paredes e retrabalhos. É um sistema bastante viável para construções em larga escala.

6 – Steel Frame

O Steel Frame é um sistema bastante parecido com o Wood Frame. Porém, ao invés de estruturas de madeira, utiliza-se perfis de aço galvanizado e seu fechamento é feito por placas cimentícias de madeira ou drywall. 

Esse tipo de construção também gera poucos resíduos e não há necessidade de água, sendo chamada de construção a seco.

É importante também, nesse tipo de construção, procurar por mão de obra especializada para manter a qualidade da obra. Além disso, existe uma limitação de pavimentos, ou seja, não permite construções muito altas.

7- Drywall

Drywall

As placas de gesso, muito conhecidas como Drywall, são muito utilizadas na construção a seco. Nesse sistema, os materiais de gesso são colocados sobre uma estrutura de aço e cobertos com um papel cartonado.

Esse tipo de construção é bastante vantajoso, já que apresenta um bom isolamento acústico, economia e agilidade. Então, já pode adicionar à sua lista de tipos de construção!

Você sabe o que é construção a seco?

Como a necessidade de procurar soluções para otimizar o processo construtivo, a construção a seco começou a se popularizar cada vez mais no Brasil nos últimos tempos. Mas você sabe que tipo de construção é essa?

A construção a seco é um processo que não utiliza água na composição estrutural da obra, ou seja, é a montagem e instalação de estruturas pré-fabricadas em um ambiente industrial. 

Alguns dos tipos de construção que apresentamos acima são construções a seco, como o steel frame, o wood frame e as paredes de concreto. 

Esse sistema é um dos tipos de construção de mais qualidade no mercado e, por isso, cada vez mais arquitetos, engenheiros e mestres de obras estão adotando a construção a seco.

Da mesma forma, como uma empresa que está há mais de 25 anos te ajudando a realizar o sonho da casa própria, a Setpar está sempre buscando inovações para seus empreendimentos. Quer conferir mais dicas sobre casas, terrenos e construção? Acompanhe o blog da Setpar e transforme seu sonho em realidade!