Canteiro de obra: o que é, tipos e como planejar - Setpar Empreendimentos

Canteiro de obra: o que é, tipos e como planejar

26 maio 2022

Tempo de Leitura: 3minutos

Dentre as etapas de construção de uma obra, um dos primeiros passos é o planejamento e a realização do canteiro de obra, uma área fundamental para a organização e para o processo construtivo.

Afinal, o canteiro de obra é onde são desenvolvidas as operações de uma obra. Por isso, para garantir a otimização do espaço e a produtividade da sua obra, é fundamental que ele seja bem planejado e executado.

Sendo assim, preparamos esse conteúdo com todas as informações que você precisa saber sobre o canteiro de obras.

O que é um canteiro de obra?

O canteiro de obra é uma área fixa e temporária, onde se realizam as operações de apoio e execução de uma obra. Ou seja, uma área destinada ao apoio dos trabalhos da indústria de construção, divididas em áreas operacionais, como:

  • escritórios;
  • portaria;
  • almoxarifado;
  • depósito;
  • centrais de materiais.

E, além disso, em áreas de vivência, como:

  • vestiários;
  • sanitários;
  • refeitórios;
  • alojamento;
  • ambulatório.

Ainda, ao longo da execução da obra, é possível modificar o canteiro de obra de acordo com os serviços a serem executados.

Tipos de canteiros de obra

Existem três principais tipos de canteiros de obra para se utilizar em determinadas construções.

1- Restrito

Esse tipo é mais comum em áreas urbanas e é caracterizado pela delimitação de uma área cercada. Nesse tipo de canteiro de obra, o planejamento da logística é importante para evitar que a área de produção fique tumultuada.

2- Amplo

O canteiro de obra amplo ocupa apenas uma pequena parte do terreno e conta com múltiplos acessos e espaços para armazenamento. Esse tipo é mais comum em obras de infraestrutura, como pontes e usinas hidrelétricas.

3- Linear

Típicos de obras de rodovias e canalização urbana, os canteiros lineares são mais restritos e, geralmente, estreitos. Possuem poucas opções de acesso e enfrentam o desafio de garantir o fluxo de pessoas, materiais e equipamentos.

Como planejar um canteiro de obra

O planejamento de um canteiro de obras é fundamental para garantir a melhor utilização possível do espaço disponível. Além disso, também promove a eficiência dos trabalhadores e dos equipamentos que serão utilizados na obra.

Sendo assim, esse planejamento pode ser definido como parte indispensável da logística da obra. 

Se for bem organizado, este planejamento irá garantir agilidade para a obra, diminuindo o tempo de deslocamento dos materiais, das pessoas e das máquinas que serão utilizadas, o que influencia na execução de cada etapa da construção.

Para projetar um canteiro de obras, é importante começar posicionando todos os elementos que irão fazer parte da construção, como cronograma, orçamento, restrições do terreno e definições técnicas. 

Além disso, é importante contar com toda a equipe de obras, principalmente o engenheiro, mestre de obras e técnico de segurança do trabalho.

Lembrando que esse projeto deve levar em conta todas as etapas da construção, desde o início com a limpeza do terreno e a fundação, até os últimos revestimentos. 

Dessa forma, é importante organizar a documentação, realizar o estudo dos acessos, a implantação do escritório e do almoxarifado e o planejamento das áreas de vivência, do estoque e da sinalização.

Fazer o planejamento adequado do canteiro de obra ainda ajuda na sustentabilidade da construtora, diminuindo os desperdícios de materiais.

Saiba como é feita a construção de um loteamento

Como vimos, a elaboração e o planejamento de um canteiro de obra são fundamentais para a execução de uma obra bem feita, no tempo estimado e com qualidade e segurança. 

A Setpar é uma empresa comprometida com a qualidade do produto que será entregue ao seu cliente, por isso, dentre as principais etapas de elaboração de um loteamento, sabemos da importância de incluir o canteiro de obra

Sendo assim, com responsabilidade e organização, trabalhamos para garantir a realização do sonho de milhares de brasileiros. 

Conheça mais sobre a construção de um loteamento com o vídeo completo que preparamos para ilustrar as etapas de planejamento da obra e fique por dentro de todos os passos que te levarão em direção ao sonho do seu próprio terreno.