Casa sustentável: ótimo custo benefício e salva o planeta - Setpar Empreendimentos

Casa sustentável: ótimo custo benefício e salva o planeta

1 abril 2021

Tempo de Leitura: 2minutos

Preservar o meio ambiente é uma necessidade para garantir a qualidade de vida das futuras gerações. Por isso, o ser humano vem buscando formas sustentáveis de existir com a natureza sem prejudicar o meio ambiente. A casa sustentável é um exemplo de coexistência saudável com a natureza na área da construção civil.

Apesar desse tipo de casa ser uma ideia de construção recente, algumas técnicas e materiais aplicados são utilizados há muito tempo pelo homem. Dessa forma, encontrar materiais para construir não é difícil. Além disso, as tecnologias aplicadas a esse tipo de construção, como energia solar e reaproveitamento de água, também são de fácil acesso.

O que é uma Casa Sustentável?

Para ser classificada como uma Casa Sustentável, além de usar materiais sustentáveis na sua construção, ela também precisa promover uma relação mais saudável entre os moradores e o meio ambiente. Ao mesmo tempo, a casa deve garantir o bem-estar dos habitantes.

As construções sustentáveis podem ser certificadas para garantir que suas instalações estejam de acordo com os requisitos de uma casa sustentável. Para isso, é preciso considerar alguns pontos:

  • Localização: a casa precisa ser construída longe de áreas de preservação ambiental, para evitar qualquer prejuízo ao meio ambiente, próxima a locais facilmente acessados através de transporte público e perto do comércio;
  • Uso racional dos recursos: uma casa sustentável precisa utilizar os recursos naturais com inteligência. Por isso, ela precisa contar com sistemas de energia solar, cisternas, reaproveitamento da água e técnicas para reduzir o consumo. Por exemplo, janelas maiores, toldos, telhado verde, descargas econômicas e lâmpadas de led;
  • Materiais com menos desperdício: na construção desse tipo de casa devem ser utilizados materiais ecológicos e que permitam uma redução do desperdício. É o caso do tijolo ecológico, por exemplo, o qual é produzido com cimento, água e terra, não precisa passar pelo processo de cozimento. Assim, diminui a necessidade de madeira para a queima e não libera gases poluentes na atmosfera. Além do tijolo ecológico, podem ser utilizados madeira, bambu, adobe e argamassa de argila;
  • Acabamento sustentável: os materiais utilizados no acabamento também precisam ser sustentáveis, como a tinta mineral ecológica, a madeira de demolição, as resinas e o ladrilho hidráulico.

Vantagens de uma casa sustentável

Além de proteger o meio ambiente, a casa sustentável tem uma série de vantagens em relação às construções tradicionais. Vamos ver algumas:

  • Durabilidade: algumas pessoas têm a impressão de que a casa sustentável é mais frágil. Mas, isso é mentira! Alguns materiais utilizados são mais robustos, o que torna a construção durável;
  • Conforto térmico e acústico: as técnicas e os materiais utilizados são conhecidos por suas propriedades de isolamento térmico e acústico. Dessa forma, os ambientes são mais confortáveis para os moradores;
  • Beleza: optar por uma casa sustentável não limita de maneira nenhuma as possibilidades estéticas de um projeto;
  • Versatilidade: técnicas sustentáveis podem ser utilizadas tanto para a construção de moradias, quanto para espaços comerciais e industriais.

Custo de uma construção sustentável

Quanto ao custo de construção de uma casa sustentável, os valores gastos são parecidos com o de uma casa tradicional. Entretanto, as tecnologias aplicadas à casa sustentável vão gerar uma economia nas contas com o passar do tempo.

Por exemplo, os painéis solares reduzem a conta de energia e o sistema de cisterna e reaproveitamento da água diminui os gastos com o fornecimento externo. Além disso, algumas cidades oferecem descontos no IPTU para as construções sustentáveis. O chamado IPTU VERDE pode chegar a 12% de desconto.

Então, que tal construir a sua casa sustentável em uma maravilhosa localização? CLIQUE AQUI e conheça o SetLife Residence Club, o clube residencial que te dá 21 razões para viver bem!