Como construir uma piscina: aprenda 6 dicas indispensáveis

Como construir uma piscina: 6 dicas indispensáveis

2 dezembro 2021

Tempo de Leitura: 4minutos

Ter uma casa com piscina é o sonho de muita gente. Especialmente em lugares muito quentes ou na época do calor, uma piscina faz falta para refrescar e ter um momento de lazer com a família. Sendo assim, se você está pensando em realizar esse sonho, é importante prestar atenção nas recomendações para entender o passo a passo de como construir uma piscina em casa.

Pensando nisso, a Setpar preparou este conteúdo exclusivo com dicas indispensáveis para você que quer ter uma piscina para dividir bons momentos com sua família.

4 tipos de piscina

Existem uma série de modelos de piscinas no mercado para os mais variados gostos e para atender às necessidades de cada família. 

Sendo assim, para fazer uma boa escolha e saber como construir uma piscina ideal para você, o recomendado é consultar um arquiteto que irá garantir que aquele modelo atende às suas necessidades.

Confira os 4 tipos que separamos: 

Alvenaria (ou concreto)

Esse modelo de piscina é uma boa opção para terrenos pequenos, já que pode ser construído em qualquer tamanho e profundidade. Assim, também permite diversos tipos de acabamento, entre eles o azulejo, pedra ou pastilhas coloridas são os mais populares.

Além disso, lembre-se que é preciso tomar alguns cuidados, como a impermeabilização constante e limpeza cuidadosa do rejunte.

Piscina de Fibra de vidro

Existem também as piscinas de fibra de vidro, uma opção mais barata e que demanda menos esforço na manutenção. No entanto, esse modelo de piscina costuma ser pré-definido, ou seja, não permite a personalização.

Piscina de Vinil

Um outro modelo de piscina bastante popular é a piscina de vinil, que é construída em alvenaria e recebe um revestimento em vinil nas paredes. A manutenção desses modelos é de baixo custo e também mais fácil na hora de realizar a limpeza. 

Além disso, precisam de um caminhão-pipa para enchê-las e tomar cuidado com objetos pontiagudos para não danificar.

Piscina de Vidro

Por fim, queremos apresentar a piscina de vidro, um modelo mais elegante e moderno, que lembra bastante um grande aquário.

Suas estruturas são incríveis, no entanto, são umas das opções mais caras no mercado, pois necessitam de estruturas específicas com quadros de aço.

Como construir uma piscina – 6 dicas indispensáveis

Depois de decidir qual o modelo ideal para você e sua família, chegou a hora de entender como construir uma piscina. 

O processo de construção de uma piscina é bastante complexo, por isso é importante contar com a ajuda de um profissional experiente e contratar uma mão de obra especializada no assunto.

1° etapa: Planejamento

Essa é uma das etapas mais importantes do seu projeto. Antes de tudo, comece analisando o local onde você pretende fazer a piscina. 

Faça uma avaliação do terreno por meio de uma sondagem a fim de determinar o tipo de solo e também se há lençol freático. Além disso, não se esqueça de conferir se a documentação do local está em dia.

2° etapa: Marcações

Após realizar o planejamento, é hora de fazer a marcação do desenho da piscina no solo. Se você for utilizar uma piscina de vinil ou fibra de vidro, esse processo será mais fácil, pois elas são vendidas em modelos pré-fabricados.

Depois disso é só fazer a escavação do buraco de acordo com a profundidade definida e o nivelamento da terra, para que o fundo fique homogêneo e liso.

3° etapa: Estruturação das paredes

Nessa etapa, é hora de fazer a estrutura das paredes da piscina. Você pode criar uma sustentação com armações de metal ou até mesmo com madeira. Mas não se esqueça de manter as paredes o mais uniformes possível e niveladas. 

Se você optou por um modelo de piscina pré-fabricado, essa parte é mais fácil: basta colocar a piscina no buraco com o auxílio de um guindaste.

5° etapa: Encanamento

Em seguida, é hora de contratar um encanador licenciado para que ele possa fazer a instalação dos canos e crie o sistema de filtração e suprimento para que a piscina funcione corretamente. 

6° etapa: Impermeabilização e finalização

Por fim, implemente os impermeabilizantes para as paredes para que não ocorram infiltrações pelo terreno. Utilize também argamassas impermeabilizantes adaptadas para piscinas.

Depois disso é só verificar o funcionamento, enchendo a piscina com água e cloro. Se tudo der certo, é hora de aproveitar!

Área gourmet com piscina

Uma boa dica para transformar sua área de lazer, é construir uma área gourmet com piscina. Existem várias formas de você criar esse ambiente e deixar o seu cantinho do prazer com a sua cara.

É importante colocar seu bem estar sempre em primeiro lugar. Por isso, planeje esse lugar especial para descansar e curtir o tempo livre com a família e os amigos.

Construa com a Setpar

Realizar o sonho da casa com piscina pode ser mais fácil do que você imagina e a Setpar te ajuda a realizar esse sonho! 

A Setpar é uma empresa que está há mais de 20 anos ajudando diversas famílias a conquistarem o sonho da casa própria!

Além disso, não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas sobre casa, terreno e construção. Onde tem Setpar, tem qualidade de vida!