Economista explica 5 passos para você comprar seu primeiro imóvel - Setpar Empreendimentos

Economista explica 5 passos para você comprar seu primeiro imóvel

21 janeiro 2021

Tempo de Leitura: 2minutos

Para quem quer comprar o primeiro imóvel, esse pode ser um universo bastante desconhecido. E para garantir um bom negócio, alinhado às suas expectativas, é necessário ponderar alguns pontos. Por isso, confira abaixo os 5 passos descritos por um economista para quem está nessa fase.

1. Analise o mercado!

Não se pode negar que existem momentos mais ou menos propícios para a compra de um imóvel, de acordo com a dinâmica do mercado imobiliário. Portanto, o primeiro passo é começar a prestar atenção nessas movimentações para identificar o momento mais oportuno.

O momento atual é bastante favorável para a compra do primeiro imóvel, especialmente para quem deseja financiar. Não há perspectiva de que os juros voltem a subir a curto prazo, dificilmente vão baixar mais do que a taxa atual, mas, a médio prazo, provavelmente vão elevar-se. Por isso, esse é realmente o melhor cenário.

2. Planeje-se financeiramente!

O planejamento financeiro é imprescindível para quem deseja comprar o primeiro imóvel. Se você vai optar pelo financiamento, precisa considerar o valor de entrada, – que normalmente fica em torno de 30% do valor total do imóvel – as parcelas do financiamento com as quais terá de arcar depois e a documentação – que custa cerca de 6% a 8% do valor total do imóvel, dependendo da cidade.

Além de todos os gastos que você terá para tornar esse imóvel viável para moradia. Por exemplo: quem opta pela aquisição de um terreno em condomínio vai precisar calcular quanto vai custar para construir o imóvel e mobiliá-lo.

Então, o importante é colocar todos esses custos no papel antes de fechar o negócio. O ideal é que o imóvel não comprometa mais do que 30% da renda mensal da família. Ficando dentro disso, você garante o seu primeiro imóvel sem abrir mão da sua tranquilidade financeira, que também é essencial.

3. Considere as suas necessidades!

O que você e a sua família precisam e que esse imóvel pode suprir? Dentro disso, é necessário considerar a localização, segurança, uma propriedade que tenha um tamanho adequado e que ofereça uma vida com qualidade e bem-estar! Também pense nas questões que valorizam esse imóvel, caso queira vendê-lo no futuro.

4. Pesquise muito!

Muitos compradores de primeira viagem ficam ansiosos para fechar logo o negócio, mas essa ansiedade pode ser sua inimiga. Pesquise com calma, visite os imóveis que tenham potencial para a sua compra, tire todas as dúvidas com os corretores, procure conversar com os vizinhos para saber como é a experiência de morar na região.

5. Pense no imóvel como seu lar!

Se você está investindo em seu primeiro imóvel com a intenção de morar, já comece a pensar nele como um lar! Por isso, escolha uma propriedade na qual você realmente possa sentir-se em casa, com uma boa área de lazer, que seja bem arborizada e tenha todas as características necessárias para proporcionar qualidade de vida para a sua família. Porque isso é o mais importante!

Então, quer conhecer um imóvel que tem tudo para ser o seu primeiro lar ou então o seu primeiro investimento? Então, saiba mais sobre o SetLife, converse conosco e tire todas as suas dúvidas. Além disso, acesse nosso blog e inscreva-se para receber mais conteúdos como este!