Forma de investimento em terrenos: segurança e potencial de valorização

Forma de investimento em terrenos: segurança e potencial de valorização

22 julho 2021

Tempo de Leitura: 3minutos

Existem vários tipos de investimento, mas nem todos eles são rentáveis e seguros. Por isso, antes de decidir onde investir, é essencial estudar o cenário financeiro do país. E atualmente, qual é a forma de investimento que você está usando para ter um quadro financeiro positivo?

Apesar de alguns investidores não irem pelo caminho dos imóveis, segurança e potencial de valorização são uma das características principais deste tipo de investimento.

Então, neste texto, faremos uma análise a respeito desta forma de investimento, de acordo com o momento pelo qual estamos passando. Assim, você poderá planejar qual é o caminho mais conveniente financeiramente para a sua carteira. Acompanhe!

Cenário econômico brasileiro

É verdade que em 2020 passamos por uma onda de incertezas muito grandes devido à pandemia do Coronavírus. A economia sentiu o baque, muitos setores tiveram baixas e precisaram tomar medidas inteligentes para saírem da situação em que se encontravam.

Mas, apesar de termos enfrentado problemas econômicos nesse período, 2021, de maneira geral, tem apresentado números positivos. Por exemplo, segundo dados da XP, o PIB brasileiro teve um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre deste ano.

Além disso, ainda que o Covid-19 seja o principal fator que preocupa os especialistas em relação a economia brasileira, as projeções são positivas. Devido ao avanço da vacinação, o clima de normalidade avança, e a economia aquece cada vez mais.

Visto até aqui, se você é um investidor e está pensando em aplicar dinheiro no Brasil atualmente, não se esqueça que é indispensável acompanhar de perto como está o mercado.

Mas, e a respeito do setor imobiliário?! A forma de investimento em terrenos pode ser uma jogada promissora para você. Abaixo, vamos ver melhor sobre esse assunto.

Forma de investimento: o setor imobiliário

Você está atento à movimentação do setor imobiliário? Sabemos que os hábitos humanos mudaram durante o período da pandemia. Dessa forma, as pessoas estão preocupadas, cada vez mais, com a qualidade de vida, sobretudo na hora de escolher onde morar.

Segundo pesquisa apontada no Folha de São Paulo, os compradores estão prezando por características na casa que em 2020 não eram prioridade. Por exemplo, moradia com mais dormitórios e com ambiente para escritório são requisitos importantes para o brasileiro em 2021.

Assim, das 2.224 pessoas entrevistadas, 4 em cada 10 disseram que a busca por uma moradia ideal cresceu. Portanto, os investidores precisam prestar atenção a que as pessoas estão dando prioridade neste momento.

Mas, e os terrenos?

Em meio a tantos altos e baixos do mercado, investir em um terreno continua sendo uma forma de investimento segura e com alto potencial de valorização.

Segundo Gustavo Feola, engenheiro civil especialista em terrenos, em entrevista para o Estadão, comentou que espaços abertos são sempre uma ótima jogada financeira. Entretanto, não podemos escolher qualquer terreno, e pronto.

Para que o retorno financeiro seja positivo, é ideal que o terreno esteja bem localizado, afinal, esta é a principal característica que valoriza o imóvel.

Então, invista em terrenos, entretanto analise e escolha aquele que apresenta características que correspondam aos atuais desejos dos consumidores. Por exemplo, opte por um empreendimento que tenha serviços essenciais por perto, como comércio e serviços em geral.

Seguindo essas dicas, o seu investimento em terreno pode ser muito promissor, principalmente se uma incorporadora ou construtora já tiver realizado um estudo de área antes de começar o empreendimento.

Forma de investimento: Uma oportunidade para você

Em regiões muito populosas, como nas capitais, é mais comum encontrarmos prédios do que terrenos. Por outro lado, em cidades menores, as quais ainda têm espaço para expansão, você se depara facilmente com loteamentos com alto potencial de valorização.

Aliás, quer ver uma grande oportunidade? A Setpar preparou terrenos em Engenheiro Schmitt, um empreendimento que vai ao encontro dos novos hábitos das pessoas em 2021. Localização privilegiada em constante expansão e área de lazer completa.

Veja mais detalhes do SetJardim Engenheiro Schmitt, clicando aqui!