Tire todas suas dúvidas a respeito de loteamento de terrenos - Setpar Empreendimentos

Tire todas suas dúvidas a respeito de loteamento de terrenos

29 abril 2021

Tempo de Leitura: 2minutos

É muito comum vermos um novo loteamento de terrenos pelas cidades, principalmente se o município estiver em constante expansão. Afinal, essas áreas chamam atenção de diferentes perfis de compradores. Assim, o mercado não para nunca! Sempre terá um investidor ou uma pessoa querendo construir para morar.

Entretanto, apesar dos loteamentos de terrenos serem famosos, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito. Por isso, neste texto nós separamos as principais dúvidas do público, porque elas também podem ser as suas.

O que é um loteamento de terrenos?

Primeiramente, precisamos esclarecer o que define exatamente um loteamento de terrenos.Trata-se de uma grande quantidade de terra que é dividida em partes menores com o intuito de construir casas ou prédios.

O dono dessa área loteada é chamado de loteador. Geralmente, os loteadores são empresas construtoras e incorporadoras, mas também podem ser órgãos públicos ou até mesmo uma pessoa física.

Assim, quando uma área é loteada, é necessário instalar sistemas essenciais para a utilização humana. Veja, abaixo, alguns ítens:

  • Sistema de água;
  • Sistema de esgoto;
  • Infraestrutura elétrica;
  • Abertura de ruas.

Porém, saiba que para tudo isto acontecer, o projeto de loteamento precisa ser aprovado na prefeitura. Para isso, enfrentar algumas burocracias e entender as leis que regem esse ramo é essencial.

Qual é a legislação que rege os loteamentos?

A lei federal Nº 6.766, de 19 de Dezembro de 1979, rege todo parcelamento de solo para fins urbanos. Portanto, é essencial que a lei seja seguida à risca para que você não tenha problemas jurídicos.

Além da lei federal, lembre-se que é muito importante verificar a legislação do município onde está sendo realizado o loteamento de terrenos. Muitas vezes, as normas municipais são rígidas, então também não deixe de analisá-las!

Ainda, o projeto de loteamento precisa ser aprovado pela prefeitura e ter uma licença ambiental para poder ser executado. Dependendo do tamanho do empreendimento, podem ser pedidas algumas outras exigências relacionadas ao estudo ambiental do lugar.

Por isso, contar com uma incorporadora é a melhor opção, já que eles cuidarão de todos esses processos burocráticos com maestria.

Por que escolher uma incorporadora é mais seguro?

Pelo decorrer do texto você já deve ter percebido que são bastantes detalhes que envolvem um loteamento de terrenos. Portanto, o mais responsável é optar por uma incorporadora e construtora que é referência no mercado.

Por mais que seja possível realizar todo o processo sem uma empresa desse tipo, você pode arrepender-se mais pra frente. Uma incorporadora garantirá que todos os trâmites aconteçam de forma segura e que o empreendimento traga o lucro desejado.

Na hora de escolher a empresa que fará todo o processo, conte com uma que tenha experiência no mercado, credibilidade, qualidade nas obras e muito mais. A Setpar tem tudo isso a oferecer. Dê uma olhada nos empreendimentos disponíveis no site e comprove a qualidade.

Loteamento de terrenos é um investimento seguro e rentável?

Com certeza é um investimento seguro e rentável, ainda mais quando o loteamento de terrenos é realizado por uma incorporadora. Assim, você evita despesas desnecessárias e garante que o empreendimento seja de qualidade.

A questão é, se você quer construir uma casa ou apenas investir o seu dinheiro, os dois caminhos são bons. Como os terrenos são considerados bens muito seguros, você não terá problemas com rendimento. Um investimento desse tipo é muito mais rentável do que uma poupança, por exemplo.

Se quiser ler mais conteúdos como este, no nosso blog postamos semanalmente textos enriquecedores sobre o universo da construção, como dicas, novidades, pesquisas etc.