Modelos de canil: conheça 7 tipos para sua casa

Modelos de canil: conheça 5 tipos para sua casa

23 dezembro 2021

Tempo de Leitura: 4minutos

Quando damos as boas-vindas a um animalzinho em nossa família, estamos assumindo uma grande responsabilidade. Afinal, a partir daquele momento, somos responsáveis pela saúde e bem-estar do nosso pet. Em algumas famílias, o animal de estimação é muito importante e é até considerado um membro da família. Por isso, ao procurar dar conforto ao animal, muitos optam por modelos de canil, para que o cãozinho tenha um cantinho para chamar de seu.

Sendo assim, hoje vamos apresentar a você diversos modelos de canil para você escolher a melhor opção para dar conforto e carinho ao seu pet.

O que avaliar antes de construir um canil

Da mesma maneira que precisamos ter o nosso espaço pessoal, o cãozinho também precisa do espaço dele. O canil é um espaço na área externa da casa, reservado exclusivamente para o seu cãozinho, onde ele pode descansar, se alimentar e brincar. 

Sendo assim, para que você possa construir um canil da melhor forma possível, antes de escolher o modelo de canil, é importante analisar alguns pontos relevantes para o conforto do animal.

Em primeiro lugar, é preciso escolher o tamanho do seu canil, que pode variar de acordo com o tamanho do seu animalzinho.

Cães de pequeno porte exigem um tamanho mínimo de 1m² e altura de 60cm; para cães de médio porte, o ideal é ter um espaço de 2,5m² e 1 metro de altura; já os cães de grande porte precisam de um espaço de 4m² e altura de 1,5 metros. 

Em segundo lugar, avalie o espaço que você tem disponível no seu terreno para construir o canil para seu animalzinho. Cães precisam de espaço para correr, brincar e se exercitar, por isso é importante ter uma área externa ampla, seja na sua casa ou em uma casa de campo.

Por fim, é a hora de escolher os modelos de canil para definir quais materiais serão necessários para a construção do canil ideal para o seu pet.

Modelos de canil: 7 modelos para você

Depois de avaliar todos os fatores relevantes para construir o canil para o seu cãozinho, chegou a hora de conhecer alguns modelos de canil e escolher o modelo ideal para ele!

Alvenaria (bloco de concreto)

Um dos modelos de canil mais populares para cães de grande porte, são os canis de alvenaria. Essa é uma opção muito resistente e duradoura, além de possuir um ótimo isolamento térmico.

No entanto, é preciso entender que esse modelo de canil exige uma certa noção de construção e, se você não souber como fazer, é importante contratar um profissional especializado, o que pode encarecer o projeto.

Madeira

A casa de madeira também é um modelo de canil muito popular, por ser uma opção fácil e barata. Você pode até mesmo comprar a casinha pronta ou construir uma do jeito que quiser. 

Sendo assim, o ideal é que seja feito com madeiras aparelhadas, para impedir de passar a água da chuva e o vento forte, garantindo a segurança para o seu cãozinho. Além disso, a madeira também é um ótimo isolante térmico.

Grades de ferro

Em alguns casos, as pessoas preferem separar a área do canil com grades de ferro ou telas de alambrado. Para isso, é importante garantir que haja uma boa passagem de luz solar e ventilação para o animalzinho.

Procure não utilizar materiais feitos com arame, pois podem acabar sendo roídos ou até mesmo machucar o animal. A altura perfeita para grades é de, pelo menos, 2m de altura.

Canil de arrefecimento

Em lugares muito quentes, esse modelo de canil pode ser a grande solução. O canil de arrefecimento conta com um mecanismo que expele o ar abafado e quente do interior da casa, e realiza a troca por oxigênio fresco, mantendo o ambiente sempre bem ventilado e fresquinho.

Esse tipo de casinha pode ser o paraíso dos cãezinhos em dias de verão intenso, no entanto, possuem um custo um pouco mais elevado.

Espaço pet

Uma ideia interessante que vem sendo adotada em diversos empreendimentos é o Espaço pet, um espaço pensado totalmente no bem estar e conforto do seu animal de estimação.

No espaço pet, seu bichinho tem uma área exclusiva para correr, brincar, se exercitar e descansar também. 

Sendo assim, agora que você sabe tudo sobre modelos de canil, chegou a hora de fazer sua escolha e garantir um cantinho agradável para seu animal de estimação. 

E se quiser mais dicas de construção, casa e decoração, conheça o blog da Setpar! Lá você encontra conteúdos exclusivos e várias dicas para realizar o sonho de ter sua própria casa, do jeitinho que você sempre quis!