Terreno: Passo a Passo para adquirir o seu e conquistar seu sonho

Terreno: Passo a Passo para adquirir o seu

30 setembro 2021

Sabemos que entre tomar a decisão de comprar seu terreno e finalmente ter um para chamar de seu, surgem muitas dúvidas sobre o processo de compra.

Tirar os planos do papel pode parecer complicado e, por queremos que a realização do seu sonho aconteça da maneira mais consciente e prática possível, desenvolvemos esse conteúdo especialmente para você.

Então, fique conosco e aproveite nossas dicas!

Decisão de investir em terreno

Antes de tudo, é claro que todos que planejam conquistar o sonho da casa própria sabem que nunca vai existir uma casa tão perfeita pra gente quanto a que nós mesmos construímos, não é mesmo?

Comprar um terreno é a melhor opção se você deseja investir no mercado imobiliário, já que custa bem menos do que um imóvel pronto para morar.

Te proporciona, assim, a chance de construir sua casa do jeitinho que sempre quis e, se decidir alugá-lo ou vendê-lo, tem alta probabilidade de lucro e poucos riscos.

Um terreno valoriza bastante por si só, mas com uma casa construída, essa valorização aumenta consideravelmente.

Além disso, enquanto você não iniciar a construção no seu terreno, o custo com manutenção é baixíssimo, diminuindo as chances de você perder dinheiro.

Dessa forma, se quiser saber mais sobre a valorização de terrenos e o processo que deve ser seguido para iniciar as obras, clique aqui.

terreno

O que você precisa para investir em terrenos

Bom, paracomprar terrenos é preciso estar atento aos documentos normalmente exigidos do comprador, assim como as certidões que você deve exigir do comprador ou urbanizadora.

Também é importante prestar bastante atenção no contrato antes de assiná-lo para prevenir futuras dores de cabeça.

Então, prepare seu papel e caneta e anote as seguintes informações:

Documentação Pessoal

Esses documentos são os básicos e costumam ser exigidos em toda transação de compra e venda. São eles:

  • RG;
  • CPF ou CNPJ;
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda.

Documentos do vendedor/urbanizadora

Por meio destes documentos é que você se certifica de que seu terreno está regularizado e que você está lidando com uma empresa de confiança e qualidade.

• Certidão do registro do imóvel (matrícula)

Disponível no Cartório de Registro de Imóveis, essa certidão certifica a legalidade e mostra os principais dados da propriedade.

• Certidão negativa de ônus

Também encontrada no Cartório de Registro de Imóveis, essa certidão garante que a área não tem nenhum tipo de ônus (como penhora ou hipoteca).

• Certidão negativa de débitos tributários municipais

Através de instruções do site da prefeitura da sua cidade, você consegue essa certidão que comprova que não existem débitos em aberto do imóvel.

• Certidões negativas de débito estadual e federal

Emitidos pelas receitas estadual e federal, certifica que o proprietário ou a incorporadora do loteamento não possui débitos pendentes.

Fique ligado ao contrato

É essencial ler com cuidado todos os detalhes e condições de compra para que você não tenha surpresas desagradáveis após concluir a transação.

Por isso, qualquer dúvida que você possa ter durante a sua leitura, entre em contato com o vendedor ou corretor para esclarecê-las antes de devolver os documentos devidamente assinados.

O contrato deve conter informações como:

  • Valor da propriedade;
  • Entrada, parcelas e juros (em caso de atraso);
  • Formas de pagamento;
  • Índice de correção;
  • Despesas que ficarão sob responsabilidade do comprador e do vendedor;
  • Local do terreno dentro do loteamento;
  • Metragens e outras características da área;
  • Declaração das restrições urbanísticas do loteamento.

Dicas Extras

De maneira geral, não se esqueça de verificar se todos os detalhes do parcelamento estão explícitos no contrato e tente manter as prestações em dia, guardando todos os recibos para o caso de ser necessário apresentá-los em algum momento.

Além disso, armazene com segurança todas as documentações referentes à compra do seu terreno.

Inclusive e-mails ou mensagens que possa ter trocado com os corretores da empresa.

Afinal, por mais que desejemos que a realização do nosso sonho não seja atrapalhada por algum dissabor, dessa forma, você está devidamente precavido na eventualidade de algum problema judicial.

Por fim, é imprescindível conhecer e confiar na urbanizadora que você escolheu para adquirir seu terreno.

Por isso, pesquise com cuidado antes de escolher a empresa que vai te ajudar nesse momento de conquista tão importante em sua vida.

Conheça a Setpar

A Setpar participa há mais de 20 anos na realização dos sonhos de nossos clientes e parceiros.

Dessa forma, por sabermos da magnitude deste momento na vida da maioria das pessoas, trabalhamos diariamente para oferecer o melhor que podemos para tornar essa conquista tão nossa quanto sua.

Através de condomínios fechados e dos bairros planejados, estruturados e voltados para a qualidade de vida das pessoas, já ajudamos mais de 80 mil famílias em 53 cidades de 5 estados brasileiros, por exemplo, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Além disso, buscando atender a todas as necessidades do cliente, nossa equipe traz as melhores oportunidades e condições do mercado, através de produtos de qualidade, produzidos por um maquinário próprio e com matérias-primas de alto padrão.

Quer conhecer mais da nossa história? Fique à vontade e clique aqui.

Nosso diferencial

Nosso objetivo é aproximar cada vez mais as pessoas do sonho do imóvel próprio, através de parcelamentos facilitados, negociados direto com a gente e sem burocracia.

Toda urbanização feita pela nossa empresa é planejada, com loteamentos diferenciados e, acima de tudo, desenvolvidos para serem inovadores e marcantes, que zelam pela natureza e o bem estar social.

Portanto, dê o primeiro passo para mudar a sua vida para melhor. Fale com um dos nossos corretores agora mesmo!