O que é topografia e qual a sua importância para a construção

O que é topografia e qual a sua importância para a construção

9 junho 2022

Tempo de Leitura: 3minutos

Antes de começar a realização de um projeto, em primeiro lugar, é necessário fazer um estudo topográfico da região. Dessa forma, a construtora consegue informações valiosas sobre o terreno. Mas, afinal, o que é topografia?

O levantamento topográfico deve ser um dos primeiros passos da realização de uma obra. É ele que ajuda a determinar o melhor local de implantação e também ajuda a prever alguns outros serviços necessários em uma construção.

Por isso, para saber fazer o planejamento adequado da sua obra, entenda um pouco mais sobre topografia!

O que é topografia?

Do grego, topos (superfície, terreno) e grafia (escrita), topografia significa, essencialmente, escrever sobre um terreno. Ou seja, seria o estudo da superfície terrestre e suas características e formas.

Sendo assim, é através desse estudo que é possível descrever e interpretar uma determinada área. A topografia fornece informações que permitem que o engenheiro conheça o terreno, dando base para a realização das obras.

Para que serve a topografia?

O principal objetivo do levantamento topográfico é representar, graficamente, todas as características de um determinado lugar, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cortados, norte magnético ou verdadeiro, coordenadas e acidentes geográficos.

Sendo assim, a planta topográfica deve ser feita através de programas apropriados e métodos de medição e representação gráfica. Afinal, o trabalho topográfico deve ser apresentado de acordo com as normas técnicas.  Por isso, o levantamento topográfico deve ser feito por um topógrafo, o profissional qualificado para esse tipo de trabalho.

Como é feito o levantamento topográfico? Passo a passo

Existem diversos métodos que podem ser utilizados no levantamento topográfico. Sendo assim, a escolha do método mais adequado irá depender do tamanho, da escala e da complexidade dos objetos que estão sendo estudados.

Além disso, essa escolha também depende da acessibilidade e da qualidade das informações que existem no levantamento.

Os dois métodos mais utilizados na construção civil são o planimétrico e o planialtimétrico. O primeiro é um método bastante simples, onde é feita a dimensão das medidas do comprimento e largura do primeiro plano.

Já o segundo, o método planialtimétrico, além das medidas de comprimento e largura, também são estipuladas as diferenças de altura, inclinação e nivelamento do terreno. Ele é feito da seguinte maneira:

  • 1° passo: o topógrafo faz a verificação do local para definir pontos estratégicos para implantação dos pontos de referência que serão utilizados para fazer o serviço;
  • 2° passo: ocorre o levantamento de todos os detalhes do terreno;
  • 3° passo: durante o colhimento dos pontos, o topógrafo realizará um rascunho do local (croqui), indicando onde estão os pontos levantados. Esse rascunho será o apoio para a realização dos trabalhos de escritório;
  • 4° passo: por fim, é preciso descarregar a Estação Total em um software adequado, a fim de calcular os pontos e desenhar com base no croqui de campo, criando a planta topográfica do local.

Para isso são utilizados alguns equipamentos específicos. O mais popular é o taqueômetro, que mede ângulos horizontais, verticais e as distâncias lineares de um terreno. Além dele, são utilizados também o nível topográfico e os lasers-scanners.

Atualmente, com o avanço da tecnologia na construção civil, drones também são bastante usados na topografia. Através deles, é mais fácil realizar a captação de imagens e a criação de mapas essenciais.

A Setpar

A fim de melhorar a experiência de nossos clientes, estamos sempre trabalhando para melhorar e evoluir nossos métodos. Sendo assim, garantimos equipamentos de qualidade e profissionais especializados para realizar os serviços da construção, como o levantamento topográfico.

Sem dúvida, a topografia é uma grande aliada na construção civil é muito importante para garantir a boa execução da obra. Por isso, promovemos a realização deste serviço em todos os nossos loteamentos.

A Setpar é uma empresa que está há mais de 20 anos trabalhando para ajudar seus clientes a conquistarem o terreno próprio e realizar seus sonhos. Por isso, produzimos conteúdos de qualidade que ajudam a informar nossos clientes sobre construção, terreno e decoração.

Sendo assim, para saber um pouco mais sobre o assunto e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da construção civil, conheça o blog da Setpar!