Para que serve o muro de arrimo? Quando devo usá-lo?

Para que serve o muro de arrimo? Quando devo usá-lo?

10 março 2022

Tempo de Leitura: 4minutos

Desde que construímos as primeiras casas, tomamos esses espaços como nossa propriedade, desenvolvendo maneiras de proteger e cercar o local. A alvenaria evoluiu, e hoje possuímos várias opções de construção que se encaixam em nossas necessidades. O muro de arrimo é um ótimo exemplo disso.

Os muros de arrimo são construções mais fortes, capazes de conter forças como barrancos e equilibrar a pressão de um terreno. É uma técnica que pensa na estabilidade que o muro pode proporcionar. Também conhecido como muro de contenção, sendo uma ferramenta de segurança em terrenos com inclinações.

Neste artigo, saiba mais sobre os muros de arrimo, para que servem e quando é preciso recorrer a eles.

O que é muro de arrimo?

O muro de arrimo é um tipo de construção forte, capaz de conter forças, como barrancos, e equilibrar a pressão de um terreno. 

Trata-se de uma técnica que pensa na estabilidade que o muro pode proporcionar. Também conhecido como muro de contenção, sendo uma ferramenta de segurança em terrenos com inclinações.

Sendo assim, já que precisa lidar com todo o peso da terra que deve segurar, além da água que estiver infiltrada no solo, o muro de arrimo precisa ser projetado e bem executado por um profissional especializado para garantir sua eficácia e segurança.

Qual a finalidade do muro de arrimo?

A maior função do muro de arrimo é garantir segurança, afinal, ele serve para “segurar” a terra da parte que for mais alta e impedir problemas, como desmoronamentos.

Assim, o que torna esse tipo de muro diferente é a sua finalidade, sendo normalmente usado para contenção em locais que possuem diferentes níveis. Em casas construídas próximas a morros, por exemplo, o muro serve para trazer estabilidade para o local.

Isso porque, quando há chuva nessas regiões de desnível, há um acúmulo de água. Portanto, o peso pode aumentar e provocar um desabamento. Em barrancos, por exemplo, os muros oferecem um sistema que drena a água existente para que a pressão seja estabilizada e assim mantenha a contenção.

Que momento esse tipo de muro é mais adequado?

Nos lugares em que serão construídas essas barreiras, normalmente são terrenos naturais que foram nivelados para edificação de casas e prédios, e por isso apresentam terras mais altas. Essas terras precisam de algo que impeça o seu deslocamento. Nesse contexto, entram os muros de arrimo, que desempenham a função de suportar a terra.

Como é feito?

Há uma variedade de formas e de materiais para construção. Podem ser de concreto, cerâmica ou mesmo com estrutura metálica, além de pedras, solo-cimento (areia e cimento juntos) e gabiões de pedra. Quanto à sua forma, pode ser inclinado, em patamar ou aliado à vegetação.

O profissional deve avaliar o lugar e fazer alguns cálculos considerando a carga gerada pela água acumulada. Isso gera uma margem de segurança e ajuda a garantir a eficácia do construto. Um sistema de drenagem deve estar incluído no muro, para que libere água sempre que necessário, seja na parte frontal ou deslocando o líquido para as laterais.

Para que não entre terra nesse sistema de drenagem, os profissionais costumam usar uma cama de brita para ficar entre o muro e a terra. O entupimento desses canais pode provocar instabilidade e prejudicar o muro. Há várias técnicas diferentes, que serão selecionadas de acordo com as necessidades do terreno e gastos envolvidos.

Por fim, se você ainda tiver dúvidas a respeito do muro de arrimo, assista o vídeo aqui embaixo em que o Rodrigo Sabino, Diretor de Engenharia da Setpar, ensinou muito sobre este tema.

Tipos de muro de arrimo

Os muros de arrimo podem ser construídos com uma grande variedade de materiais, vamos apresentar três dos principais e mais usados tipos de muro de arrimo.

1- Muro de arrimo de pedra

Os muros feitos de pedra são ótimas opções. Esse tipo de construção é recomendado para muros de até 3m de altura e é preciso um sistema de drenagem para escoar a água das chuvas e, assim, evitar que o muro sofra com a pressão. 

2- Muro de arrimo com blocos de concreto

Essa é a forma mais barata de se construir um muro de arrimo, além de ser mais simples que a alvenaria comum. Os muros são, então, construídos com blocos de concreto e, posteriormente, revestidos.

3- Muro de arrimo de Gabião

Esse é um tipo de muro de arrimo fácil de se construir, pois dispensa sistemas de drenagem. São construídos com gaiolas de fio de aço preenchidas com pedras, formando uma malha bastante resistente e permeável.

Viu como o muro de arrimo é útil? A sua funcionalidade vai muito além de produzir uma delimitação, pois também protege as edificações de desabamento e, por consequência, torna esses locais seguros para vivermos

E lembre-se: por conta de serem importantes e calculados de forma específica ao local de construção, não abra mão do auxílio de um profissional de engenharia ou arquitetura para esse tipo de serviço.

Se você está construindo sua casa ou pretende realizar o sonho da casa própria, a Setpar é o lugar ideal para você. Somos uma empresa que trabalha há mais de 20 anos ajudando famílias a conquistarem um terreno para dar o primeiro passo em direção aos seus sonhos.

Além disso, para mais dicas de construção e terreno, conheça o Blog da Setpar e assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!