Qual o preço para construir uma casa do zero? - Setpar Empreendimentos

Qual o preço para construir uma casa do zero?

4 agosto 2023

Tempo de Leitura: 5minutos

Quem não sonha em ter um cantinho para chamar de seu, não é mesmo? A casa própria é um dos principais sonhos de todas as famílias brasileiras, como aponta o Data Folha. 

E esse sonho fica maior ainda quando falamos em construção de casa. A ideia de pensar e construir seu lar do jeitinho que você quer e deixar ele com a cara da sua família é um desejo de quase todo mundo.

Mas, durante esse processo surgem algumas dúvidas, o que é normal já que construir é um processo mais complicado do que comprar uma casa pronta ou alugar. “Qual o preço para construir uma casa do zero?” ou “Qual a melhor opção para quem quer construir?” 

Neste post, vamos te explicar os principais gastos em todas as etapas de construção de casas, as melhores opções para quem quer construir e também vamos te contar como a Setpar pode ser a parceira ideal em busca desse sonho!

Quanto custa construir uma casa do zero?

preço para construir uma casa - setpar

Essa é a primeira pergunta que todos fazem. Afinal, saber quanto gastará é o primeiro passo na jornada de realizar esse sonho.

Porém, é uma pergunta com uma resposta que não é simples, pois devem ser considerados uma série de fatores, sendo que muitos desses fatores não tem preços definidos em uma tabela, por exemplo.

Mas se não podemos te dar a resposta FINAL de forma fácil, nós podemos te ajudar a organizar o seu planejamento para construção!

Veja abaixo os pontos que você PRECISA considerar na hora de fazer o seu orçamento para construir uma casa:

Local

Obviamente o local da construção é um fator preponderante no custo da construção. Felizmente, o valor médio do preço de metro quadrado é mais fácil de ser analisado

Importante: o valor médio do metro quadrado varia de estado para estado.

Os números mais recentes (referentes a Abril de 2023) divulgados pelo Sinapi (Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil) indicam um custo médio no Brasil de R$ 1.693,67 por m².

O estado de São Paulo, por exemplo, tem um custo acima dessa média com o valor de R$ 1.785,80.

Confira a planilha completa da Sinapi com os valores em todas as regiões e UF’s do Brasil.

Terreno

Muitas coisas relacionadas a terrenos podem influenciar o valor final da obra

Caso o terreno seja dentro de um condomínio fechado, por exemplo, os valores podem variar muito conforme a estrutura do condomínio, os serviços oferecidos, localização, etc.

Outro ponto importante é buscar a legislação para saber, por exemplo, se o local pode receber uma construção daquele tipo, e as possíveis taxas.

Mas fique tranquilo, o terreno é a etapa mais incrível de todo o processo, por ser o ponta pé inicial da realização do seu sonho! 

Arquitetura/Engenharia

Algumas casas têm projetos maiores e com custo maior, como acabamentos de primeira linha, grandes espaços internos, uso de materiais de alta qualidade.

Quantidade de quartos, banheiros, piscina, tudo isso influencia diretamente no valor do projeto e, futuramente, nas compras de materiais e mão de obra.

É importante aqui encontrar um projeto que atenda às suas necessidades e gostos, sem fugir do que você pode pagar!

Além disso, um engenheiro precisa fazer o planejamento estrutural da parte elétrica e hidráulica da obra, segundo as exigências de segurança e da legislação corrente.

Mão de Obra/Materiais

Não existe uma regra aqui. Algumas pessoas optam por contratar um empreiteiro que resolva tudo (compre materiais, contrate equipe) e entregue a casa “pronta”, enquanto outros preferem acompanhar a obra mais de perto e vão auxiliando nos processos de contratação de pedreiros e compra de materiais.

Ainda falando sobre materiais, os preços variam muito de acordo com as taxas de juros e entre lojas! Faça orçamentos em várias lojas e considere o custo-benefício.

Lembrando que produtos de má qualidade podem afetar a segurança e prazo da obra!

Tempo de construção

Tenha um cronograma que faça sentido dentro do projeto que você quer construir! Pesquise os preços, faça orçamentos e analise o melhor para sua construção.

Decoração e Paisagismo

Essas etapas podem parecer dispensáveis em meio a tantos outros gastos, mas são o que darão a sua “cara” para a casa.

A recomendação é buscar profissionais qualificados para realizar esses projetos.

Taxas

Pois é… Além dos impostos, mudarem os valores de todos os produtos comprados para a construção da casa, também é necessário arcar com algumas taxas de regularização de obra

Inclusive, temos um post que trata sobre uma taxa muito importante para a finalização da sua casa, o Habite-se.

Emergências

É bem possível, talvez até provável, que alguns imprevistos vão ocorrer durante a construção de uma casa. Sejam eles com materiais, infraestrutura elétrica/hidráulica ou emergências pessoais.

Lembre-se que isso é normal e faz parte de qualquer obra complexa, como construir uma casa.

Porém, é importante ter um fundo reserva para esses possíveis obstáculos e deixá-lo guardado ou investido, usando APENAS para gastos que saiam do orçamento inicial.

Esses são os processos fundamentais que você deve estabelecer e organizar ANTES do início de tudo, mesmo a compra do terreno.

Pode parecer muita coisa, mas é melhor fazer da forma correta e realizar seu sonho de forma tranquila!

Vale a pena construir uma casa do zero?

construir casa com a setpar

Também estamos aqui para falar que construir uma casa pode ser um EXCELENTE INVESTIMENTO:

  • Livre-se do aluguel: Pagar aluguel é a realidade de milhões de brasileiros. E a maioria não está satisfeita com isso, visto que o aluguel corresponde a um gasto de 30% das rendas familiares;
  • Sinta-se em casa: Apesar da brincadeira, a sensação de você poder personalizar a sua casa ao longo dos anos do jeito que você quer, e também de ter a certeza que aquele é o seu lugar, é uma sensação que vale a pena;
  • Valorização: Casas bem planejadas e bem cuidadas valorizam muito ao longo do tempo. Ou seja, caso você decida vender a casa futuramente, você recuperará o valor investido na construção e ainda terá lucros;
  • Financiamento: Existem muitos programas de financiamento que auxiliam a construção da casa própria e podem ajudar nesse momento de muitos gastos.

Saiba mais sobre como construir sua casa pode ser um ótimo investimento financeiro!

Como a Setpar pode ajudar a construir seu sonho?

Deu para ver que construir uma casa do zero não é simples, mas vale a pena. E vale mais ainda se você construir com os empreendimentos da Setpar!

A Setpar está há 25 anos ajudando milhares de brasileiros a realizarem o sonho de construir a casa própria. Temos presença em 53 cidades de 5 estados do Brasil.

E cada vez mais chegamos em novos bairros planejados, prontinhos para receber a sua construção:

SetSul 2 em São José do Rio Preto/SP – Bairro planejado aberto com áreas de lazer localizado na Zona Sul da cidade.

Jardim Florença em Mineiros/GO– Com ótima localização dentro da cidade, áreas de esporte e lazer, em uma região de grande crescimento econômico.

SetParque em São José dos Campos/SP – Infraestrutura completa de lazer e segurança na Região Leste.

E tem NOVIDADE chegando:

SetParque em Guarulhos/SP – A primeira experiência da Setpar na Grande São Paulo. O SetParque é um lugar para viver FELIZ em Guarulhos.

Lançado em julho de 2023, o bairro está em fase inicial de valorização.

E para conhecer TODOS os empreendimentos da Setpar espalhados pelo Brasil, em nosso site você confere:

  • Lançamentos
  • Empreendimentos – Prontos para Construir
  • Empreendimentos em obras
  • Terrenos disponíveis
  • Empreendimento por estado/cidade, e MUITO MAIS!

Então não perca tempo e venha correr atrás do seu sonho com a Setpar

Clique aqui para acessar nosso portal.