Quanto custa construir casas populares? Veja o valor

Quanto custa construir casas populares? Veja o valor

21 abril 2022

Tempo de Leitura: 3minutos

Construir uma casa é o sonho da maioria dos brasileiros. Sendo assim, para que você também possa conquistar o sonho da casa própria, hoje vamos falar sobre quanto custa construir casas populares. 

A construção de uma moradia é um projeto a longo prazo, que exige tempo e também dinheiro. Por isso, é importante fazer um planejamento e o orçamento adequado, para que assim não falte dinheiro em casos de emergência.

Pensando nisso, preparamos esse guia rápido sobre quanto custa construir casas populares para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

Quanto custa construir uma casa?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o tamanho de uma casa irá influenciar diretamente no valor dela. É claro, as construções demandam bastante dinheiro, por isso, reduzir o tamanho da construção irá reduzir os gastos.

Em segundo lugar, para que se possa estimar quanto custa construir uma casa, é necessário basear-se em um preço por metro quadrado. Para isso, é fundamental levar em consideração todos os Custos Unitários Básicos de Construção (CUB/m²). Através do CUB, é possível chegar a uma estimativa de quanto sua casa irá custar.

Por fim, um outro fator que pode influenciar na construção da sua casa é a região em que ela será construída. Além disso, é necessário levar em conta que sua casa deve ser construída em uma região com infraestrutura adequada. 

Dessa forma, com base em todos os fatores apresentados acima, podemos estimar, de acordo com o CUB do estado de São Paulo, que a construção de uma casa pode custar a partir de  R$ 1.912,53 por metro quadrado em 2023, sendo que o preço médio para uma casa de 60m² ficaria em torno de R$ 114.000,00.

Sendo assim, para que você possa entender melhor os gastos e saber quanto custa construir uma casa popular, é preciso fazer o orçamento de obra.

A importância do orçamento de obra

O orçamento de obra é uma estimativa de quanto custará sua construção, considerando todas as despesas, como materiais, mão de obra e locação de equipamentos. 

Sendo assim, para evitar dores de cabeça, o ideal é contratar um engenheiro ou arquiteto, que são profissionais que entendem do assunto e irão te ajudar a fazer um cálculo mais exato de todos os possíveis gastos com a obra. 

Ao fazer o cálculo dos gastos diretos e indiretos, com a ajuda de um profissional adequado, você conseguirá garantir um orçamento mais realista.

E ainda, lembre-se de se planejar para a obra. Uma construção é um projeto que envolve bastante dinheiro, por isso, é importante estar preparado financeiramente.

Qual o tamanho de uma casa popular?

As casas populares são planejadas com o objetivo de serem mais econômicas, por isso, na maioria das vezes, são construções menores. Dessa forma, as casas populares possuem, em média, até 70m².

Sendo assim, casas populares, em geral, são casas menores, que possuem um estilo e acabamento mais simples, o que acaba fazendo diferença no custo final por metro quadrado.

Quanto custa construir casas populares? 

Como vimos, casas populares são construções mais econômicas por conta do seu tamanho reduzido e acabamento mais simples. 

Além disso, em alguns modelos de casa populares, vem sendo utilizado novas tecnologias de construção, como a construção a seco, que pode também reduzir os custos da obra.

Dessa maneira, é um pouco difícil estimar o custo exato de uma construção de casa popular, no entanto, vale a pena conferir o custo básico por metro quadrado do seu estado para poder estimar com precisão o valor de uma casa menor e mais simples.

Terrenos ideais para construir casas populares!

Agora, quando nos perguntamos quanto custa construir casas populares, o primeiro fator a ser analisado é o preço do terreno. 

Por isso, a Setpar possui os terrenos ideais para construir casas populares. Estamos sempre trabalhando para atender às necessidades dos nossos clientes, sendo assim, construímos bairros planejados, com acessibilidade, área verde e muito bem localizados, facilitando todo o processo da busca pelo terreno perfeito.

Assim, agora que você sabe o que é preciso para construir e também sabe calcular quanto custa construir casas populares, é a hora de escolher o terreno perfeito para dar o primeiro passo em direção à realização dos seus sonhos.

Para isso, conte com a ajuda da Setpar! E lembre-se, se precisar de mais dicas sobre construção, terreno e investimentos, confira o blog da Setpar e todos os conteúdos exclusivos que preparamos para você!