Saiba onde construir um imóvel residencial, comercial ou industrial - Setpar Empreendimentos

Saiba onde construir um imóvel residencial, comercial ou industrial

6 março 2023

Tempo de Leitura: 4minutos

Quando pensamos em realizar o sonho, seja de conquistar a casa própria ou de ser dono do próprio negócio, descobrir onde construir o imóvel pode ser uma etapa desafiadora.

Isso porque são diversos fatores que devem ser considerados antes de escolher o local ideal, como o bairro, se existem opções de lazer nas proximidades, acesso facilitado a transporte público ou avenidas principais, etc.

Por isso, neste post, reunimos algumas dicas e informações para te ajudar a encontrar a localização ideal. Continue a leitura para descobrir!

Afinal, como escolher onde construir?

  1. Defina o projeto do imóvel

O primeiro passo é definir se o seu imóvel será residencial, comercial ou industrial, já que o projeto costuma se diferenciar de acordo com seu propósito.

Então, defina a quantidade de cômodos, pavimentos, quantidade de vagas para estacionar veículos, se vai ter varanda ou quintal e todos esses detalhes que configuram a personalização do seu imóvel.

  1. Observe a topografia

É importante analisar se o terreno é plano, em aclive ou em declive, já que existe a possibilidade de alinhar o projeto para aproveitar melhor essa característica da área, evitando a necessidade de aterros que podem encarecer os custos da obra.

Por isso é essencial já ter em mente se o imóvel a ser construído será térreo ou terá mais de um andar. Isso porque se o terreno não for plano, é necessário colocar degraus em pontos estratégicos.

  1. Analise a localização

Independente do objetivo da sua construção, avaliar a localização é essencial para o sucesso deste seu sonho. Afinal, um local que conta com uma infraestrutura básica (como serviços, lazer e transporte) de qualidade costuma ser o melhor ponto para morar ou estabelecer a maioria das atividades empresariais, não é mesmo?

Até para quem deseja construir uma indústria, é importante analisar o entorno, checar se fornecedores ou os clientes estão localizados nas proximidades, observar a movimentação e a segurança do bairro.

Para quem vai construir uma casa residencial, além dos fatores já citados, é importante acompanhar a incidência de luz do sol para determinar os horários e em quais cômodos ele vai incidir diariamente.

Também é importante estar atento aos terrenos que ladeiam o seu, já que se ainda não existem construções, elas vão acontecer em algum momento e podem prejudicar a sua privacidade ou acesso à luz natural, por exemplo.

  1. Verifique como é a infraestrutura da região

Assim como a localização, a qualidade da infraestrutura é um dos fatores fundamentais – precisam ser analisados cuidadosamente. Então, certifique-se que a área é pavimentada e se o abastecimento de água, das redes de esgoto, de gás e de energia elétrica chegam até o seu terreno.

Tudo isso garante mais qualidade de vida, economia de tempo e dinheiro, além de aumentar a valorização do seu terreno e propriedade.  

  1. Confira as regras de zoneamento urbano

O zoneamento urbano é responsável por dividir as cidades em zonas territoriais, definindo as regulamentações pertinentes quanto ao uso e ocupação do solo, tanto pelo poder público quanto pelo setor privado.

Essa divisão é realizada considerando diversos fatores, como: função pretendida para a região (residencial, comercial, industrial, mista), preservação de patrimônios naturais ou históricos, taxa de ocupação máxima permitida, dentre outros.

Sendo assim, o zoneamento urbano consiste em leis municipais, já que é o Plano Diretor da cidade que condiciona as regras de uso, ocupação e restrições específicas para cada região.

Contudo, todas as leis de zoneamento urbano municipais se baseiam nas disposições do Estatuto da Cidade (Lei n.º10.257), que entrou em vigor em 2001 e serve como um guia para o desenvolvimento adequado das cidades.

Resumindo, o zoneamento urbano ajuda a organizar a ocupação dos espaços urbanos, garantindo que sejam esteticamente agradáveis, mais seguros e muito mais eficientes do que seriam se não houvesse nenhum tipo de mapeamento.

Saiba mais acessando este post sobre Zoneamento Urbano.

Existe um terreno ideal para construir?

Como você pode ver, existem muitos fatores que precisam ser considerados antes de fazer a sua escolha. Entretanto, loteamentos planejados e condomínios costumam ser a opção mais segura para a maioria das pessoas.

Por serem desenvolvidos já considerando todos os fatores citados, otimiza todo o processo de compra e acaba agilizando o início da sua construção.

Porém, é essencial escolher uma empresa qualificada, com tempo de mercado e know-how mais do que necessário para garantir que tudo dê certo desde o princípio.

A Setpar está há 25 anos participando da realização dos sonhos de nossos clientes e parceiros, marcando presença em 53 cidades de 5 estados brasileiros e garantindo o sucesso absoluto na realização do sonho da compra do terreno perfeito.

Contamos com mais de 136 empreendimentos, todos estruturados para proporcionar melhor qualidade de vida para pessoas em cidades com grande potencial de crescimento e investimento. 

Inclusive, essa preocupação com o seu bem-estar já começa com o nosso parcelamento facilitado, negociado diretamente conosco e sem burocracia.

Atualmente, temos três empreendimentos próximos de serem lançados:

Com a parceria certa, decidir onde construir seu imóvel fica muito mais fácil e seu sonho se realiza muito antes do que o esperado. 

Então, acesse o nosso site e conheça mais sobre o nosso trabalho e todos os nossos empreendimentos.

Temos certeza que a Setpar é a escolha certa para você!