Tipos de bairro - Veja qual é o melhor para você - Setpar Empreendimentos

Descubra quais os tipos de bairro perfeito para sua casa ou negócio

25 agosto 2023

Tempo de Leitura: 5minutos

Bairro não é tudo igual! Além de cada um possuir suas características demográficas, geográficas e sociais, existem tipos de bairro melhores para cada tipo de objetivo.

Por exemplo, existem bairros melhores para quem vai atuar no comércio, enquanto existem outros bairros com maior foco em residência. Isso não quer dizer que você não pode ter um comércio em uma região residencial, mas sim, que existem tipos de bairro mais adequados para certas atividades.

Por isso, neste post, vamos te explicar um pouco sobre esses tipos de bairro, e o que você deve considerar na hora de escolher o lugar certo, seja para morar ou para empreender com o seu próprio negócio!

Quais são os tipos de bairro

tipos de bairro para morar

Bairros são unidades dentro de uma cidade ou área urbana, que costumam ter uma série de características próprias, sejam elas sociais, econômicas, culturais e geográficas. Essas características podem ser planejadas ou até mesmo ocorrerem naturalmente.

Essa classificação não costuma acontecer oficialmente, mas os bairros costumam ser classificados das seguintes formas:

Bairros residenciais

Bairro Residencial - SetLife Horizon

Um bairro residencial é uma área urbana ou suburbana que tem como principal objetivo a habitação de pessoas, fazendo com que nesse tipo de bairro, a maioria do espaço seja ocupada por casas, apartamentos, condomínios ou outras formas de moradia.

Algumas características são:

  • baixa densidade populacional;
  • ruas mais tranquilas e com menos movimento de veículos;
  • presença de áreas verdes, como praças e parques;
  • foco na construção de casas, prédios residenciais e outras unidades habitacionais.

Apesar disso, existem também comércios que ajudam não apenas a melhorar a qualidade de vida dos que moram ali, mas também trazer opções de serviços considerados essenciais para o bairro. Alguns exemplos são: padarias, mercados, farmácias, escolas, oficinas mecânicas, postos de combustível, etc.

Bairros comerciais

Tipos de bairro - Bairros comerciais são mais focados em compras e serviços

Um bairro comercial é uma área urbana onde a atividade comercial é predominante. Como falamos, apesar de não ser uma nomeação “oficial”, essa característica significa que a principal função desse bairro é abrigar uma variedade de empresas, lojas, escritórios e instalações comerciais.

Algumas características dos tipos de bairro comerciais são:

  • presença de lojas e empresas;
  • áreas mais movimentadas, com grande fluxo de carros e pedestres;
  • diversidade de ofertas – desde lojas grandes até menores;
  • presença reduzida de apartamentos residenciais, casas e condomínios;
  • vias de acesso importantes.

Por isso, os bairros comerciais costumam ficar dentro ou próximo de centros urbanos, e são vitais para a economia de uma cidade. Apesar de terem pouca presença de residências, costumam ficar muito próximos de bairros residenciais, e localizados em regiões economicamente ativas.

Bairros industriais

Tipos de bairro - bairros industriais são desenhados para atender necessidades de indústrias

Um bairro industrial é uma área caracterizada pela concentração de atividades industriais, como fábricas, instalações de manufatura, armazéns e outras infraestruturas relacionadas à produção e processamento de bens, assim como outras atividades comerciais específicas – depósitos, empresas de logística, etc.

Ao contrário de bairros comerciais e residenciais, geralmente, um bairro industrial é planejado para oferecer a infraestrutura adequada para as atividades industriais, como acessos rodoviários, redes de eletricidade, abastecimento de água, sistemas de esgoto e outras facilidades necessárias para essas operações industriais.

Bairros mistos

Uma novidade cada vez mais usada em cidades é a integração de bairros mistos. Um bairro misto é uma área urbana que apresenta uma combinação diversificada para seu “uso”, como residências, comércios e atividades industriais, todos coexistindo em proximidade. Então, nesse tipo de bairro, você pode encontrar uma variedade de edifícios e estruturas, desde casas unifamiliares até prédios comerciais e industriais, todos intercalados em uma mesma área.

A característica fundamental de um bairro misto é a integração de diferentes tipos de atividades em um espaço relativamente pequeno, trazendo benefícios como a redução da necessidade de longos deslocamentos para o trabalho ou para fazer compras, e a criação de uma atmosfera mais dinâmica e diversificada.

Além disso, ainda existem outros tipos de bairro não oficiais, como rurais, universitários, bairros de entretenimento – especialmente em metrópoles -, planejados, entre outros. 

Descubra quais os tipos de bairro perfeito para sua casa ou negócio

Qual o melhor tipo de bairro para você e sua família

tipos de bairro para morar

Como falamos, existem definições não-oficiais e características que distinguem tipos de bairro e, por isso, a escolha do tipo certo vai depender muito do que você está procurando fazer com o seu imóvel.

Existem bairros melhores para quem quer uma vida mais tranquila e longe de centros comerciais, assim como existem bairros com mais opções tanto para morar quanto para abrir um comércio, ou mesmo para investir. 

Portanto, é importante procurar conhecer bem cada região, e analisar alguns pontos, como:

  • localização;
  • infraestrutura;
  • segurança;
  • vias de acesso;
  • proximidade a serviços essenciais, entre outros.

Além disso, você também deve pensar muito sobre quais são os seus objetivos com o imóvel: morar, investir em construir para alugar ou vender, abrir um comércio perto de casa ou na região próxima, etc. 

Veja também: “10 dicas para escolher o melhor bairro para morar, construir ou investir

Conheça a opção de bairros planejados com a Setpar

Existem muitas opções e ofertas de diferentes tipos de bairro, mas uma das melhores opções para quem quer morar ou abrir um comércio são os bairros planejados!

Bairros planejados são pensados desde sua concepção para oferecer conforto, facilidade de acesso, qualidade de vida, áreas verdes, organização privilegiada, mais segurança e também toda a infraestrutura necessária e completa para milhares de famílias.

Além disso, os imóveis em bairros planejados apresentam grande valorização perante o mercado, sendo, portanto, ótimas opções de investimento.

Por isso, conte com a Setpar, empresa referência na construção de imóveis planejados há mais de 25 anos, realizando sonhos de milhares de famílias a viverem com segurança, qualidade de vida e em ótimas localizações. Conheça algumas:

SETPARQUE WORK – Guarulhos

construir casa própria - guarulhos

O SetParque Work Fire é o 1º empreendimento da Setpar na Grande São Paulo, localizado em Guarulhos, com um bairro aberto e planejado, com total infraestrutura e grande área verde. O loteamento conta com terrenos mistos, que podem ser tanto residenciais como comerciais.

SETSUL 2 – São José do Rio Preto

tipos de bairro para morar- setsul2

O SetSul 2 é um loteamento aberto planejado residencial e comercial localizado na zona sul de São José do Rio Preto, uma das regiões mais valorizadas da região, já pronto para construir!

SETLIFE ESSENCE – Uberaba

tipos de bairro para morar

O SetLife Essence é um loteamento fechado da Setpar na região sul de Uberaba-MG, de fácil acesso para as rodovias, trazendo um conceito de clube dentro do condomínio. Com uma infraestrutura extensa de lazer e áreas verdes.

Para conhecer outras opções de bairros planejados da Setpar, acesse nosso site!