Vale a pena investir em terreno em 2023? - Setpar Empreendimentos

Vale a pena investir em terreno em 2023?

26 junho 2023

Tempo de Leitura: 4minutos

Para alguns investidores, ainda existe dúvida se vale a pena investir em terreno. Desde o início da pandemia e a crise do coronavírus, a perspectiva de moradia vem mudando e ganhou muita importância no cotidiano das pessoas.

Por conta disso, a procura por imóveis tem crescido cada vez mais. De acordo com dados da OLX, uma plataforma de vendas online, a procura por terrenos aumentou 52% no terceiro trimestre de 2020. E a tendência é continuar crescendo.

Dessa forma, preparamos algumas dicas para você que ainda está em dúvida se vale a pena investir em terreno em 2023 e como fazer um investimento seguro.

Mas afinal, vale a pena investir em terreno?

Durante a pandemia, com os juros mais baixos, incentivos do governo, a necessidade maior de um espaço e a crescente preocupação com a qualidade de vida da família, os investimentos em terrenos e imóveis dispararam.

Em 2023, apesar do reajuste nos juros, o mercado de imóveis continua sendo lucrativo e cresce a cada dia. Afinal, trata-se de um investimento sólido, de baixo risco e com alto nível de retorno financeiro, a médio e longo prazo.

Além disso, terrenos se valorizam naturalmente conforme o crescimento demográfico da cidade. Com o tempo, o bairro vai criando independência da região central, facilitando o acesso à saúde, educação, lazer e a todos os serviços de comércios locais.

Esse movimento faz com que o bairro valorize exponencialmente, transformando seu investimento em uma fonte de renda mensal.

Para isso, é preciso entender um pouco mais sobre o mercado imobiliário, para investir com segurança e garantido.

Dicas para investir em terreno com segurança

Como você viu, vale a pena investir em terrenos por serem opções de baixo risco e com boa rentabilidade. Por isso, para garantir que você faça um bom investimento, preparamos algumas dicas infalíveis!

Pesquise o histórico da propriedade

Procure saber quem é o responsável pelo loteamento ou terreno que você está procurando. De modo geral, loteamentos irregulares não se preocupam com a infraestrutura do bairro, como água, energia, esgoto, asfalto, entre outros, fazendo com que o bairro fique desassistido pela prefeitura.

Portanto, procure dar uma atenção redobrada aos documentos exigidos antes de finalizar a compra e a procedência da urbanizadora que construiu o bairro.

Como avaliar o potencial de valorização

Antes de começar o seu investimento, é importante considerar o potencial de valorização do local. Essa análise é bem simples de se fazer: é preciso ver o crescimento vegetativo da cidade dos últimos anos.

E ainda, verifique a expansão da cidade, ou seja, se os lançamentos dos novos bairros foram na região que está pretendendo comprar seu terreno. Outra informação relevante pode ser levantada junto à prefeitura da cidade para ver onde serão lançados os futuros bairros.

Com o cruzamento dos dados de volume de novos moradores com a expansão da cidade, é possível ver o potencial de valorização. E lembre-se, quando maior o número de habitantes na cidade e menor a quantidade de imóveis disponível no mercado, maior será a valorização.

Na prática, os loteamentos recém-lançados têm um potencial de valorização alto, e em alguns casos, o terreno pode dobrar ou triplicar o seu valor em um curto período de tempo.

Além dessas análises, avalie a infraestrutura do local, as principais vias que dão acesso ao bairro e se tem projeção para novos comércios e serviços. 

Esteja atento à documentação

Ao realizar a compra do terreno, não se esqueça de preparar e regularizar toda a documentação necessária para garantir a legalidade da transação. Busque informações no cartório de registro de imóveis da cidade, eles irão informar todos os detalhes do imóvel.

Vale a pena investir em um terreno da Setpar

A Setpar é uma empresa que está há mais de 20 anos trabalhando para ajudar seus clientes na realização do sonho de garantir seu próprio terreno, seja para a construção da casa própria ou para investir.

Temos uma equipe altamente treinada em inteligência de negócios imobiliários para garantir a viabilidade dos empreendimentos, analisando o potencial do produto junto com a expansão da cidade, transformando grandes áreas em lotes e levando desenvolvimento urbano de qualidade.

Sendo assim, buscamos atender a todas as necessidades do cliente, com as melhores oportunidades e condições do mercado, através de produtos de qualidade com facilidades na aquisição, aproximando os clientes da realização do seu sonho, garantimos parcelamentos facilitados, negociados diretamente com a gente e sem burocracia.

A Setpar ainda urbaniza bairros planejados para garantir a qualidade de vida e bem-estar social dos moradores.

Para você que sabe que vale a pena investir em terrenos em 2023, venha conhecer também os loteamentos da Setpar e garanta um bom investimento para seu futuro!

Além disso, se o seu intuito for abrir um ponto comercial pequeno, você precisa conferir o vídeo que publicamos em nosso canal do youtube sobre 5 principais erros de pequenos comerciantes. Confira abaixo!