6 tipos de telhado para você inspirar-se na hora de construir

6 tipos de telhado para você inspirar-se na hora de construir

24 fevereiro 2022

Tempo de Leitura: 4minutos

A escolha dos tipos de telhado de uma casa é um dos estágios mais importantes de um projeto. Afinal, além de fazer parte da estética da casa e ser um dos primeiros elementos a serem vistos, o telhado também ajuda a proporcionar conforto térmico necessário.

Sendo assim, na hora de escolher, é importante analisar todas as opções e ver qual delas se encaixa mais com a arquitetura da casa e ainda proporciona a segurança estrutural que a residência precisa.

Assim, veja a seguir algumas opções de tipos de telhado para se inspirar e tomar a decisão certa na hora de construir.

Tipos de telhado: conheça os mais populares

São diversos os tipos de telhado que podem ser utilizados em uma construção, desde os mais elaborados e modernos até os mais simples e tradicionais.

Por isso, na hora de escolher, é importante contar com a ajuda de um arquiteto, o profissional especializado que irá te ajudar a fazer as melhores escolhas em relação ao estilo e aos materiais que serão usados na construção.

1 – Telhado de cerâmica

O telhado de cerâmica é um dos tipos de telhado mais populares no Brasil. As telhas feitas de argila ou barro oferecem isolamento térmico tanto para o frio quanto para o calor. Além disso, o material também proporciona isolamento acústico.

Dessa forma, esse tipo de telhado é bastante tradicional e se destaca bastante na fachada da casa por conta da cor avermelhada de suas telhas.

2 – Telhado verde

O telhado verde é um tipo de telhado usado com frequência em coberturas de edifícios e tendência em casas mais modernas, principalmente por conta da preocupação com a sustentabilidade.

Além disso, esses tipos de telhado exigem uma laje reforçada, com camadas drenantes e impermeabilizadas.

Além do seu design exclusivo, o telhado verde absorve 100% da chuva e ainda fornece um excelente isolamento térmico e acústico. E ainda, melhora significativamente o ar ao seu redor.

3 – Telhado embutido

Outro tipo de telhado que vem se tornando cada vez mais popular no Brasil é o telhado embutido. Nele, as telhas são tampadas por uma pequena parede sobre a laje, chamada platibanda, onde também ficam as calhas.

Sendo assim, como as telhas não aparecem no telhado embutido, normalmente, utiliza-se as de materiais mais leves que necessitam uma estrutura menos robusta, o que ajuda na economia.

4 – Cobertura translúcida

A cobertura translúcida é um tipo de telhado que tem como objetivo aumentar a luminosidade dos ambientes, aproveitando a luz natural. Para isso, utiliza-se, normalmente, telhas de policarbonato, um material translucido e bastante resistente.

Geralmente, o telhado translúcido é bastante utilizado em áreas externas, como varandas, áreas de lazer, garagens, piscinas ou estufas, mas também pode ser utilizado dentro de casa.

5 – Telhado de fibrocimento

O telhado de fibrocimento é formado de grandes placas rígidas compostas por concreto e fibras de amianto. Trata-se de um dos tipos de telhado mais econômicos e de fácil instalação.

Porém, um ponto negativo desse tipo de telhado é o fator do desconforto térmico, já que as telhas de fibrocimento promovem um superaquecimento do ambiente.

6 –Telhado arqueado

Modelo consagrado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o telhado do tipo arqueado possui grande valor estético e, geralmente, são feitos em apenas um lado da casa.

Se você possui um orçamento livre, essa é a opção perfeita para casas que contam com um estilo arquitetônico mais moderno e sofisticado.

É importante ressaltar que esse tipo de telhado deve ser construído por um profissional especializado para garantir a curvatura adequada do projeto e sua devida funcionalidade.

Conheça a Setpar

Com mais de 20 anos de experiência, a Setparé uma empresa que trabalha para ajudar seus clientes na realização do sonho da casa própria.

Com materiais de qualidade e equipe especializada, já ajudamos mais de 80 mil famílias a conquistarem seu terreno e dar o primeiro passo em direção a seus objetivos e um futuro melhor.

A Setpar é uma construtora que sempre busca melhorar e se modernizar para trazer o melhor e mais moderno em termos de construção e urbanização para oferecer conforto e qualidade de vida para você.

Por fim, agora que você já entende tudo de tipos de telhado, é hora de escolher a melhor opção para você. E se precisar de mais dicas de construção, conheça o blog da Setpar e não perca nenhuma novidade assinando nossa Newsletter!