Conforto térmico: aprenda o que é e como atingi-lo na construção

Conforto térmico: o que é e como atingi-lo na construção

17 fevereiro 2022

Tempo de Leitura: 3minutos

Seja em uma casa ou em um prédio comercial, a verdade é que estamos sempre a procura do conforto térmico, especialmente no Brasil, um país tropical que frequentemente enfrenta altas temperaturas.

Por isso, com o avanço das tecnologias de construção, atualmente é possível garantir o conforto térmico da sua casa através da arquitetura e, assim, não depender de um ar condicionado para encontrar o conforto de uma sensação térmica nivelada.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse conceito e como você incluí-lo no seu projeto? Continue lendo para ficar por dentro do assunto!

O que é conforto térmico?

Ao contrário do que muitos pensam, o conforto térmico não é uma condição que depende apenas da temperatura ambiente.

De acordo com a ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating, and Air-Conditioning Engineers), trata-se de “um estado ou condição de satisfação em relação ao ambiente em que a pessoa está”.

Sendo assim, o conforto térmico é, na verdade, um estado de equilíbrio na temperatura de um ambiente, gerado por uma obra, que evita o desconforto das pessoas que ali vivem ou trabalham.

É claro que o esse fator depende de uma porção de variáveis, como o ambiente, fatores físicos e psicológicos. Porém, através da arquitetura, conseguimos garantir o equilíbrio desejado como uma alternativa ao uso de aparelhos elétricos que podem causar um certo aumento nos gastos.

A importância do conforto térmico na arquitetura

Construction plans of architectural project

Você já pensou em como é trabalhar ou limpar a casa quando está super calor? Ou então em dormir ou lavar a roupa quando está muito frio? Se você entende do que estamos falando, você já deve imaginar qual a importância do conforto térmico.

Realizar as atividades diárias é muito mais simples quando podemos contar com temperaturas amenas.

Por isso, um bom conforto térmico é fundamental para proporcionar maior qualidade de vida para quem mora ou trabalha em um determinado ambiente.

Além disso, aumenta a eficiência energética da construção, o que ajuda a reduzir gastos desnecessários com refrigeração ou aquecimento através de aparelhos elétricos.

Sendo assim, além de aumentar a qualidade de vida e a produtividade, o conforto térmico também contribui para a economia do local.

Como garantir estabilidade térmica no seu projeto

Existem diversas maneiras de conseguir através da arquitetura. Até mesmo as decisões mais simples, como a orientação adequada e a fachada da casa podem influenciar.

Por isso, na hora de começar o seu projeto, antes mesmo de fazer o orçamento, é importante já pensar em garantir o conforto térmico da construção.

Em especial, os materiais que serão utilizados na obra e o tipo de construção devem ser estudados detalhadamente para garantir o equilíbrio térmico desejado. Materiais como o Drywall e telha sanduíche garantem o isolamento térmico necessário para a edificação.

Além disso, uma outra dica é trabalhar a ventilação da obra. Uma ventilação cruzada e bem projetada é a chave para garantir um fluxo de ar multidirecional.

Como a construção civil calcula o conforto térmico

Para calcular o conforto térmico de maneira mais simples, basta seguir os cálculos e diretrizes da NBR 15.220, a Norma Brasileira que fala sobre zoneamento bioclimático e determina as diretrizes construtivas para habitação.

Através dessa NBR, é possível utilizar métodos de cálculo das propriedades térmicas de elementos e componentes de construções, além de recomendações e estratégias para habitações unifamiliares. Além disso, ela também define os melhores tipos de materiais e métodos para cada tipo de construção.

A Setpar

A Setpar está há mais de 20 anos participando da realização do sonho da casa própria de diversas famílias em 53 cidades brasileiras. São mais de 80 mil sonhos realizados, através de parcelamentos facilitados e sem burocracia.

Além disso, estamos sempre buscando novas tecnologias para atender às necessidades de nossos clientes, através de produtos de qualidade, produzidos por um maquinário próprio e com matéria-prima de alto padrão.

Agora você sabe como garantir qualidade de vida e bem estar para sua família através do conforto térmico.

Por fim, se precisa de mais dicas de construção como essa, conheça o blog da Setpar, afinal, somos especialistas em construção e temos as melhores dicas para te ajudar. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!