Afinal, o que construir? Casa, edícula, área de lazer…

Afinal, o que construir? Casa, edícula, área de lazer…

10 abril 2023

Tempo de Leitura: 5minutos

Mesmo sabendo que o mercado da construção civil está aquecido, decidir o que construir em seu terreno pode ser uma tarefa difícil, principalmente se você está aberto às várias opções.

Contudo, é importante se planejar adequadamente, já que o combo “terreno + construção” pode se transformar não só na casa dos sonhos, como também em uma excelente fonte de renda.

Pensando nisso, preparamos este post com informações relevantes sobre algumas opções disponíveis para te ajudar a decidir qual delas faz mais sentido para você. 

Continue a leitura e confira!

Principais benefícios em construir:

1.Uma casa

o-que-construir-2

Construir sua própria casa garante a satisfação e liberdade de criar um imóvel exatamente do jeito que você sempre quis.

Afinal, é possível escolher desde o estilo da planta, passando pela instalação de ar condicionados, até o posicionamento em relação ao sol e a saída para a rua.

Assim, sua casa passa a ter um significado ainda mais especial, pois refletirá sua personalidade e se tornará o seu refúgio diário.

Além disso, construir acaba sendo mais barato do que comprar um imóvel pronto. Isso porque oferece a possibilidade de fazer uma pesquisa de mercado e negociar todos os materiais, mão-de-obra e maquinários utilizados na sua obra.

Isso sem mencionar que quando adquirimos um imóvel de terceiros, é preciso se preocupar com as manutenções e análise de dívidas, por exemplo.

Ainda no tópico economia, quando você constrói a sua casa, pode fazê-lo de modo mais sustentável, utilizando artifícios e tecnologias que permitem a captura da luz solar para aquecimento interno (painéis solares), reaproveitamento da água da chuva e aproveitar a iluminação natural para economizar na conta de luz.

Então, ao construir a sua própria casa, além de conseguir escolher uma boa localização, você também tem certeza da qualidade de toda a edificação.

Ah… Não poderíamos deixar de mencionar que a casa própria é um dos principais patrimônios de muitas famílias, passando de geração para geração e continuar valorizando cada vez mais.

2. Uma casa com edícula

o-que-construir-3

As edículas são pequenas casas construídas na parte de trás de um terreno, servindo para receber visitas, se tornar um escritório para home office ou até virar uma fonte de renda extra ao serem alugadas para terceiros.

Contudo, para construir a sua, será necessário obter uma autorização na prefeitura do seu município. Também é importante estar ciente de que seu IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) irá encarecer, já que a área construída de seu terreno terá aumentado.

Mesmo assim, é uma opção que vale a pena considerar, pois ambas as casas podem significar um lucro maior, tanto no aluguel quanto na venda. 

3. Um casa com área de lazer

Agora, se o que você gosta mesmo é de receber seus amigos e familiares em casa, a melhor opção para você é construir uma área de lazer exclusiva.

Hoje, é possível construir uma varanda gourmet no quintal ou integrá-la à sua cozinha. Ou até mesmo investir no combo churrasqueira e piscina, principalmente porque o calor é predominante na maior parte do território nacional.

Um quintal com área de lazer proporciona muito mais bem-estar e qualidade de vida para você e sua família, além de valorizar ainda mais o imóvel no caso de revenda.

Além disso, você pode optar por construir apenas uma área de lazer em seu terreno para locação aos fins de semana e feriados. É possível faturar entre 200 e 600 reais por dia. 

4. Um comércio

Dentro de um bairro planejado, quanto mais opções de comércio, melhor. Afinal, ninguém gosta de ter que pegar o carro ou ônibus para adquirir produtos de consumo diário, não é mesmo?

Sendo assim, ao construir um comércio no seu terreno localizado em um bairro planejado, você aumenta consideravelmente as chances de você conseguir alugar ou repassar o ponto assim que terminarem as obras.

Mesmo porque, é possível que seus vizinhos se tornem clientes assíduos, sócios ou colaboradores do seu negócio. 

De qualquer forma, essa é outra opção que valoriza e muito o seu terreno, fazendo com que o seu lucro seja ainda maior com o passar dos anos.

5. Galpões

Assim como o comércio, os galpões (também conhecidos como barracões) também são uma ótima opção para quem adquiriu um terreno em um bairro planejado e deseja lucrar mensalmente com ele.

Como muitas empresas precisam de um local protegido e com infraestrutura básica necessária para armazenar produtos e equipamentos, construir um galpão para alugar é uma ótima e rentável alternativa.

Além disso, caso deixe de gerar lucro para o dono do terreno, a estrutura do galpão faz com que seja muito mais fácil derrubá-lo para erguer outro tipo de imóvel.

Oficinas mecânicas, funilarias, pequenas academias e mini mercados são alguns exemplos de comércios que utilizam galpões,  tanto como estoque como também para exercer suas atividades principais.

Por que adquirir um terreno em um bairro planejado?

Primeiramente, precisamos ressaltar que o bairro planejado conta com uma infraestrutura completa sendo planejada com cuidado e atenção antes que fosse disponibilizado para ocupação.

Isso por si só já garante grande tranquilidade, já que diminui drasticamente as chances de ter problemas como falta de sinalização, distância de escolas, serviços ou áreas de lazer, ruas alagadas, etc. 

Outro ponto que merece destaque é o fato de não precisar pagar taxas para usufruir das áreas de lazer do seu bairro planejado, situação muito comum para quem mora em condomínios fechados, por exemplo.

Os bairros planejados também são desenvolvidos de forma que gerem menos impactos ambientais possíveis. Para isso, utilizam recursos naturais da área — inclusive rios e lagos — e garantem que você tenha uma linda área verde para otimizar a sua qualidade de vida.

Além da localização cuidadosamente selecionada para proporcionar mais comodidade e acesso facilitado para os futuros residentes, os bairros planejados também oferecem a oportunidade de construir a sua casa dos sonhos gastando menos dinheiro.

Devido a infraestrutura já existente e loteamentos com preços acessíveis, é possível planejar seus custos com calma. Dessa forma, você aproveita todas as vantagens de uma casa própria em uma região que conta com uma infraestrutura completa.

Bairro planejado é com a Setpar!

Como você pode ver, não importa se você deseja adquirir um terreno para construir a sua casa dos sonhos ou apenas como forma de investimento: é possível lucrar com diversos tipos de construções.

Sendo assim, mais importante do que decidir o que construir, é escolher um bairro planejado, bem localizado e que conte com todos os benefícios característicos deste tipo de loteamento.

E como a Setpar é especialista em desenvolver empreendimentos imobiliários de qualidade, temos certeza que acessando o nosso site, você encontrará o bairro planejado perfeito e o terreno ideal para você construir ou investir.