10 dicas de como construir sua casa sem dor de cabeça - Setpar Empreendimentos

10 dicas de como construir sua casa sem dor de cabeça

19 maio 2023

Tempo de Leitura: 4minutos

Construir uma casa é o sonho de milhões de brasileiros, mas para não virar um pesadelo é preciso ter planejamento. Esta é apenas uma das dicas fundamentais para ter sucesso neste objetivo de vida! Entretanto, é preciso mais!

Planejar neste caso envolve não apenas a ordem dos processos, mas também uma organização financeira e de tempo. Seguir o que foi planejado e atingindo as metas, fará todo o trabalho ser mais tranquilo e menos custoso.

Quer conferir mais dicas de como construir sua casa sem dor de cabeça e gastos desnecessários? Continue conosco neste texto que vamos mostrar!

Como construir uma casa?

Em primeiro lugar, vamos entender a sequência cronológica de construir uma casa? Ter essa visão ajudará a entender a obra em sua totalidade e, assim, dividi-la em etapas para ficar mais fácil e não se perder no caminho.

  • Comprar o terreno;
  • Fazer o projeto da casa;
  • Definir mão de obra;
  • Obter licenças para construção;
  • Pagar taxas e impostos;
  • Iniciar a construção;
  • Definir os acabamentos;
  • Inspeção final.

É claro que pode haver mais etapas, mas estas seriam as principais. Afinal, construir uma casa leva vários meses, dependendo da complexidade do projeto, da localização e das condições climáticas. Por isso, trabalhe com profissionais experientes e confiáveis em cada etapa do processo para garantir a segurança e a qualidade da construção.

Confira 10 dicas para construir sua casa!

Agora que entendemos o processo cronológico de uma construção, vamos para as dicas que facilitarão sua vida na hora de construir. Você vai ver que tudo se resume em três situações: planejamento, orçamento e a escolha.

Planejamento é a chave!

Como dissemos, antes de tudo, é fundamental definir o orçamento total da obra e, se possível, até para cada etapa. Defina também um cronograma para cada fase, porque quanto mais tempo demorar, mais cara uma obra fica. Aliás, isso passa por escolher profissionais certos, que não vão te abandonar ou fazer um trabalho ruim que precisará ser refeito.

Escolha um bom local

Invista em um terreno que esteja em um bairro planejado ou condomínio fechado, pois já contam com infraestrutura completa. Evite terrenos irregulares que precisam de adequações, como terraplanagem, muro de arrimo devido aos custos extras. 

Contrate profissionais confiáveis

Nesta dica, você pode escolher uma construtora e ela levantará todo o projeto ou então ir selecionando separadamente. Nas duas opções, busque por profissionais confiáveis, que tenham tido uma boa indicação. Seja criterioso na escolha, porque não adianta contratar um mestre de obra super competente, se o pintor não possui tanta especialização – a obra vai atrasar.

Comunicação é tudo

Com todos os profissionais contratados, tenha e exija uma boa comunicação, clara e objetiva. Todos trabalham em equipe — inclusive você — para o sucesso da obra, então a conversa eficiente evita mal-entendido e erros. Aliás, quando falamos em erro, isso significa mais gastos e demora na entrega da casa.

Orçamento realista

Quando falamos do planejamento, uma parte fundamental é o orçamento. É crucial ter uma planilha de gastos e um valor realista para tudo. Evite surpresas financeiras e imprevistos durante a construção. Além disso, não sonhe tão alto nos acabamentos, porque eles têm grande variação de preço. Seja realista com o seu dinheiro e seu sonho!

Evite mudanças desnecessárias

Não faça mudanças significativas e desnecessárias no projeto durante a construção, pois isso aumenta os custos e atrasa a conclusão da obra. Se precisar fazer mudanças, planeje para evitar problemas, além de deixar toda equipe avisada das alterações.

Escolha materiais de qualidade

Não estamos falando aqui de preço, mas de qualidade. Nunca opte por um material apenas pelo valor, prefira sempre a qualidade dele. Isso vai garantir a durabilidade e a segurança da sua casa, porque um material ruim trará problemas em pouco tempo e o imóvel novo já irá precisar de reformas.

Taxas e impostos

Certifique-se de ter todas as autorizações e licenças necessárias antes de iniciar a construção. Além disso, atente-se para as taxas e impostos que devem ser pagos nas esferas municipais e federais, como o Imposto de Renda. São situações que fogem do dia a dia da obra, mas esquecer disso trará uma enorme dor de cabeça.

Faça a inspeção

Sabe aquela famosa frase que “é o olho do dono que engorda o boi?”. Então, aqui também vale esta regra e é fundamental fazer inspeções regulares durante a construção. Assim, falhas são mais fáceis de serem corrigidas.

Seja paciente

A dica mais valiosa deixamos para o fim! Seja paciente e esteja pronto para os imprevistos. Construir uma casa envolve tempo, dinheiro e trabalho em equipe com vários profissionais diferentes. É desafiador, portanto, problemas e decisões vão surgir diariamente. Mas tenha sempre uma atitude positiva e tudo dará certo!

Quer gastar pouco para construir a casa?

Para tudo dar certo e você gastar pouco para construir a casa, é essencial escolher um bom terreno, em um bairro planejado. Isso irá ajudar a diminuir os custos para a adequação do terreno e, ainda mais, irá valorizar ainda mais seu imóvel no futuro.

A Setpar tem experiência de mais de 25 anos em ajudar famílias a realizarem o sonho da casa própria. Temos bairros planejados e condomínios em 53 cidades brasileiras, distribuídas em cinco Estados. Já são mais de 130 empreendimentos entregues ou em fase de construção, mostrando que a nossa missão é dar qualidade de vida e gerar valor para os nossos clientes.

Conheça os empreendimentos da Setpar!

Mostramos neste post 10 dicas de como construir a casa dos sonhos sem ter dor de cabeça, além de falar das etapas da construção. Agora, basta escolher um empreendimento de qualidade, como os da Setpar, e comprar o seu terreno.

Para você conhecer melhor nossos bairros e condomínios fechados, entre em nosso site e confira! Temos certeza de que achará o terreno ideal para a sua casa!