Setlife Uberaba: Como adquirir o seu loteamento
13 de maio de 2024Em meio ao crescimento contínuo de Uberaba, uma cidade repleta de história e potencial econômico, surge uma oportunidade de ouro para construir não apenas uma…
26 dezembro 2022
Sabemos que, muitas vezes, conquistar a casa própria pode parecer um sonho distante. Com a alta da inflação, juros altos e a constante dificuldade de economizar uma determinada quantia por mês, muitos acabam optando pela moradia de aluguel.
Contudo, com o planejamento e investimento certos, é possível sair desse altíssimo aluguel e estar com as chaves do seu imóvel nas mãos em menos tempo do que você imagina.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas neste post e informações que podem te ajudar a tornar esse sonho em realidade.
Continue a leitura e confira!
Durante um tempo, era comum que mesmo com o aviso dos pais, as gerações mais jovens pensassem mais em viver o momento do que poupar para o futuro.
Porém, conforme a pesquisa realizada entre o Censo de Moradia Quinto Andar e o Instituto Datafolha, isso mudou.
Segundo esse levantamento — realizado com entrevistados entre 21 e 24 anos —, a casa própria ocupa o primeiro lugar no ranking dos principais objetivos a serem conquistados, desbancando estabilidade financeira, plano de saúde, religião, filhos e casamento.
Apesar da análise ter entrevistado 3.186 brasileiros com mais de 21 anos e revelar que ter um imóvel é realmente o sonho de 87% da população nacional, direcionamos a lupa para jovens entre 21 e 24, esse número fica ainda maior, chegando a 91%.
Outro ponto importante que deve ser considerado é que a pandemia de COVID-19 influenciou esse tipo de investimento, já que durante os períodos de isolamento, ter uma casa para morar sozinho e/ou um espaço maior para chamar de seu se tornou o sonho da maior parte das pessoas.
Entretanto, independente da idade, conquistar a casa própria pode trazer diversos benefícios, dentre eles:
Então, se você deseja comemorar as festividades do final de 2023 em um imóvel só seu, fique atento às dicas que vamos te dar!
Para aumentar as chances de não desistir no meio do caminho, o ideal é estabelecer pequenas metas de economia para chegar até a quantia que você deseja gastar para realizar esse sonho.
Geralmente, seja para terrenos, imóveis na planta ou prontos para morar, os bancos costumam pedir uma entrada referente a 20% do valor da propriedade. Sendo assim, calcule quanto da sua renda mensal (a recomendação geral é que seja em torno de 30%) pode ser direcionada para esse fim sem que prejudique o seu orçamento de forma geral.
Assim, além de se acostumar a reservar essa quantia, você não só alcança o valor desejado, como se acostuma a comprometer esse valor mensalmente, te ajudando a se organizar para pagar as parcelas do financiamento.
É fundamental quitar dívidas ativas antes de começar a poupar para adquirir o seu imóvel ou terreno.
Isso porque para conseguir realizar um financiamento com uma instituição bancária, ter um CPF limpo é imprescindível para garantir que o crédito seja aprovado. Portanto, consulte o Serasa e comece a colocar as contas em dia para dar mais um passo em direção a conquista da casa própria.
Hoje, a maioria das instituições oferece negociações atrativas para tornar o processo de quitação de dívidas mais acessível.
Para não ser pego de surpresa, é essencial ter em mente que pelo menos 4% do valor do imóvel deve ser reservado para as despesas de documentação e escritura do mesmo.
Como a maior parte das grandes aquisições, comprar uma casa ou terreno envolve certa burocracia e, atrelada a ela, alguns gastos como análise jurídica da documentação e custos com cartório, por exemplo.
Sabendo disso com antecedência, você evita sustos desagradáveis e podem atrapalhar esse momento tão importante.
Muitas pessoas acreditam que apenas aplicando o dinheiro na poupança, estão se aproximando da tão esperada conquista da casa própria.
Contudo, como o rendimento proporcionado por esses tipos de contas não acompanha a inflação, seu dinheiro acaba desvalorizado. Por isso, é preciso procurar outras formas de investimento capazes de fazer o seu dinheiro trabalhar para você.
Tesouro direto e CDB (Certificado de Depósito Bancário) são alguns dos tipos de investimento mais conhecidos, mas geralmente, muito burocráticos.
Agora, se você deseja fazer o seu dinheiro render mais — e te ajudar a adquirir um lugar para chamar de seu mais rapidamente —, nem precisa procurar muito.
Existem diversos terrenos baratos no Brasil que possibilitam investir um valor menor em um dos tipos de investimentos mais seguros e com alto potencial de valorização do país: o mercado imobiliário.
Escolher uma região próspera e segura, capaz de oferecer conforto e tranquilidade para você e sua família é um dos pontos principais do seu planejamento.
Além disso, a localização do seu imóvel também influencia diretamente no seu custo de vida, já que é preciso considerar a distância da sua futura casa para os locais que você frequenta diariamente, por exemplo.
Afinal, adquirir um imóvel é um plano a longo prazo e, por isso, é preciso analisar se a região escolhida continuará fazendo sentido daqui a 20 ou 30 anos.
Hoje, existem excelentes opções de bairros planejados e condomínios fechados que contam com diversos benefícios para quem deseja morar em um local seguro para ter mais qualidade de vida.
Como dito anteriormente, investir em terrenos é uma das mais vantajosas formas de investimento disponíveis no mercado.
Por isso, escolher uma empresa especializada em realizar sonhos há mais de 20 anos — em mais de 54 cidades e 5 estados brasileiros — para te ajudar nessa jornada é a primeira e mais importante decisão que você deve tomar para conquistar a casa própria.
Então, ao concluir a leitura desse post, comece a seguir nossas dicas de planejamento, mas não antes de dar uma conferida em tudo que a Setpar pode te oferecer.