Como construir um ponto comercial pequeno: a Setpar te ajuda

Como construir um ponto comercial pequeno: aprenda com a Setpar

6 outubro 2022

Tempo de Leitura: 3minutos

Se você vai abrir um negócio próprio ou busca uma renda a mais com locação comercial, saiba que a localização do imóvel é essencial! Ela, muitas vezes, determina se o empreendimento irá ou não para a frente. Você sabe como construir um ponto comercial pequeno?

O tamanho neste caso influencia porque muitos negócios hoje em dia não precisam de um espaço grande. Além disso, quanto menor a área, menor também será o custo total da construção e da manutenção.

Então, quer saber como construir um ponto comercial pequeno, seja para ter o seu próprio empreendimento, seja para fazer locação? Continue acompanhando o texto, pois vamos explicar tudo em detalhes!

O que é um ponto comercial?

Na área dos negócios, o ponto comercial é um dos principais diferenciais, determinando o sucesso ou não do empreendimento. Uma loja pequena, mas bem localizada, com um layout que chame atenção, irá se destacar mais do que um ponto grande, porém isolado.

Isso acontece porque, depois de estabelecer o comércio, o empreendedor sabe que é preciso investir tempo e esforço até os primeiros clientes chegarem. Se o local é bem construído e posicionado, essa missão será mais fácil.

O ponto comercial é o reconhecimento de um negócio pelo cliente, devido à localização onde se encontra. Em um imóvel alugado, o ponto pertence à pessoa que explora a atividade, não ao locador.

Um bom ponto fará a sua empresa se tornar referência, não só pelos produtos ou serviços oferecidos, mas também pela localização. Ela poderá se tornar um lugar de referência, no bairro, em uma avenida.

Como construir um ponto comercial pequeno?

Antes de tudo, para construir um ponto comercial pequeno, é preciso escolher o local ideal. Estude bem o terreno onde será instalado o seu ponto, pensando no público que irá atingir. Depois disso, é hora de colocar a mão na massa!

Faça o projeto arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico. Neste sentido, um arquiteto ou até mesmo um engenheiro poderá te ajudar a elaborar todo o plano. Depois disso, vem a parte burocrática do processo: as autorizações! 

É preciso fazer a entrada da papelada na prefeitura, para conseguir os alvarás necessários. Os fiscais irão analisar o projeto considerando o que determina a lei municipal e assim, irá liberar ou não a obra.

Com tudo planejado e liberado, é hora de correr atrás dos materiais de construção. Atualmente, para a construção comercial, o drywall ganha muito destaque. Ele é um sistema muito procurado por ser mais econômico, prático e gerar pouco resíduo na obra. Isso significa menos desperdício! Além disso, é mais fácil remodelar o ambiente interno quando for preciso. Outra maneira econômica de levantar o prédio é com construção modular. 

Além de pensar na estrutura do ponto comercial, é preciso focar atenção na vitrine. Ela precisa ser chamativa ao consumidor, pegar grande parte da fachada para ter destaque. Mas evite a poluição visual para não confundir o cliente que quer saber informações da loja. Para construir um ponto comercial pequeno que vai se destacar, você precisa:

  • definir o perfil do público;
  • visibilidade;
  • acessibilidade;
  • posicionamento;
  • fluxo de pessoas.

Já na parte interna do ponto, priorize a circulação de pessoas para facilitar a vida do cliente. Por mais que o ambiente seja pequeno, alguns truques de arquitetura podem deixar o ambiente maior. Um deles é o pé direito, sendo a medida mínima aceitável de 2,70 m.

Inclusive, você já conferiu o nosso vídeo 5 principais erros de comerciantes? Nele, você vai encontrar dicas do que evitar para poder lucrar mais e crescer com mais velocidade do que seus concorrentes. Confira:

Quanto custa construir um ponto comercial?

Esta pergunta é bem relativa porque depende de uma série de fatores. Um deles é o atual cenário da economia brasileira, com as mudanças de preço do material de construção civil. Não importa qual o tipo de estrutura, alguns itens são essenciais, como:

  • tijolo;
  • cimento;
  • revestimentos;
  • vidro;
  • encanamento;
  • parte elétrica.

Além disso, dependendo da cidade, o preço do metro quadrado também pode variar. Vale destacar que um ponto comercial pequeno é muito mais barato para construir do que um grande. Hoje em dia, a partir de 10 metros quadrados já é possível ter um ponto.

Porém, falando de valores, o preço por metro quadrado pode variar entre R$ 1,5 mil a R$ 2,5 mil para construir um ponto comercial pequeno, de acordo com o cálculo realizado sobre o CUB (Custo Unitário Básico) do estado de São Paulo em setembro de 2022.

A Setpar pode te ajudar nesta missão!

Neste post você aprendeu como construir um ponto comercial pequeno, mas deixamos o mais valioso por último! Você reparou que falamos que o principal é a localização, por isso, o ideal é buscar por bons terrenos para o ponto.

A Setpar é uma das maiores construtoras imobiliárias do interior de São Paulo e tem oportunidades em várias regiões do Brasil. Confira no nosso site as melhores oportunidades de mercado e faça o melhor investimento!