Como economizar na construção: confira 8 dicas indispensáveis

8 dicas de como economizar na construção: confira e aprenda

6 janeiro 2022

Tempo de Leitura: 5minutos

Poder finalmente conquistar a casa própria é a realização do sonho de muitas famílias, mas pode ser um sonho um pouco difícil e trabalhoso de alcançar. Por isso, muitas pessoas optam pela construção, o que também pode ser um desafio.

Sendo assim, para não abusar do orçamento e conseguir atender às suas expectativas, saber como economizar na construção pode ser a chave para desenvolver um bom projeto que caiba no seu bolso.

Por isso, a Setpar preparou algumas dicas infalíveis para você que quer colocar esse sonho em prática sem gastar muito!

1 – Escolha o terreno ideal para construir

Investir em um terreno é o primeiro passo para realizar o sonho da casa própria economizando. É muito mais barato do que adquirir um imóvel pronto para morar.

Além disso, escolher o terreno ideal também permite que você construa a casa do jeito que você sempre quis. Por isso, para iniciar o processo de construção, saiba escolher o terreno ideal. 

Sendo assim, procure entender em qual tipo de moradia você se imagina com sua família, onde você quer viver, se prefere sobrado ou térreo, entre outros aspectos que devem ser levados em consideração.

2 – Faça o orçamento da obra

Depois de escolher o terreno ideal, o segundo passo para economizar na construção, é fazer um orçamento que caiba no seu bolso. 

O orçamento da obra é uma estimativa de quanto custará a sua construção, considerando as despesas, como materiais de construção, salário da mão de obra, serviços e aluguel de equipamentos.

Dessa forma, para poder fazer um orçamento geral, você pode acessar o site da CUB, onde você encontra todas as informações sobre o Custo Unitário Básico de Construção da sua região.

3 – Contrate especialistas

A contratação de profissionais qualificados para a realização da obra é fundamental para atender aos gostos e às necessidades dos moradores. 

Além disso, profissionais especialistas ajudam a evitar o desperdício de materiais e facilitam o término da obra dentro do tempo estimado.

E ainda, para evitar problemas futuros, lembre-se de buscar recomendações de profissionais qualificados para a construção, garantindo também a segurança e tranquilidade da sua família.

4 – Evite desperdício de materiais

Evitar desperdícios de materiais é saber como economizar na construção. Para isso, uma boa opção é pensar em construir uma casa sustentável, fazendo o uso racional dos recursos e de materiais ecológicos, ajudando a evitar o desperdício.

Além disso, existem diversos tipos de construção que utilizam diferentes métodos e também ajudam a evitar o desperdício de materiais.

5 – Construa uma casa popular

As casas populares são pensadas e projetadas visando a economia de recursos. Sendo assim, uma casa pequena, térrea e com ambientes integrados pode oferecer uma solução básica para uma família pequena. Além disso, é um bom ponto de partida para quem está investindo na primeira casa própria.

Portanto, construir uma casa popular pode ser exatamente aquilo que se encaixa no seu orçamento. E, se planejada com cuidado e carinho, pode proporcionar o conforto necessário para sua família.

6 – Siga o mesmo projeto do começo ao fim

Ao construir a primeira casa, é normal se deparar com indecisões e incertezas em relação ao que você quer. No entanto, mudar o projeto quando a construção já foi iniciada pode resultar em gastos e outros problemas.

Por isso, faça um projeto bem detalhado e faça o acompanhamento diário das obras, seguindo sempre o que foi planejado para evitar mudanças, atrasos e, assim, gastos desnecessários.

7 – Qualidade dos materiais

Alguns materiais podem ser mais baratos, porém, não são de boa qualidade, o que pode acarretar em problemas e, consequentemente, mais gastos. Dessa forma, procure dar preferência a materiais de qualidade.

Existem alguns materiais de qualidade que também são muito econômicos, como o tijolo ecológico, o EPS e o cimento queimado. Sendo assim, sabendo como economizar na construção, você garante sua segurança sem gastar muito.

8 – Siga um cronograma

como economizar na construção
como economizar na construção

Como vimos, fazer mudanças de última hora podem resultar em atrasos e maiores despesas. Por isso, fazer um gerenciamento do tempo total da obra é fundamental para evitar o aumento de gastos com mão de obra e desperdício de materiais.

Sendo assim, ao fazer o projeto da obra, procure também estabelecer um cronograma e fazer o acompanhamento especializado do mesmo para evitar atrasos e demais frustrações que podem comprometer o nome do construtor, quando se trata de empreendimentos.

A Setpar te ajuda

Pensando em ajudar cada vez mais pessoas a realizarem esse sonho, criamos o quadro “Preparando o Terreno”, onde convidamos especialistas para esclarecer dúvidas e dar dicas relacionadas a terrenos, construção e até mesmo planejamento financeiro.

Neste vídeo, Rodrigo Sabino, diretor da engenharia da Setpar e professor universitário com muita experiência no mercado imobiliário compartilha algumas dicas importantes para quem deseja começar a construir:

O seu terreno está na Setpar

A Setpar é uma empresa que está há mais de 20 anos realizando o sonho de muitas famílias e ajudando na construção e conquista da casa própria

Sendo assim, possuímos a experiência e o know-how para saber como economizar na construção, garantir edificações de qualidade e acompanhar seus clientes durante todas as etapas da realização desse sonho.

Por isso, se quer mais dicas de terreno, construção e decoração, conheça o blog da Setpar e confira conteúdos exclusivos criados por especialistas no assunto!