7 dicas de como comprar terreno com segurança - Setpar Empreendimentos

7 dicas de como comprar terreno com segurança

8 setembro 2023

Tempo de Leitura: 3minutos

Comprar um terreno é uma grande decisão, que pode ser feita tanto para a realização do sonho da casa própria ou como um investimento. De qualquer forma, esse é aquele tipo de compra que deve ser muito bem pensada, estudada e analisada para que você evite dores de cabeça.

Aliás, cerca de 15% dos brasileiros pretendem investir em um terreno. Por isso, nesse post, separamos 7 dicas para você comprar terreno com mais segurança e ficar atento a detalhes importantes que vão fazer toda a diferença. Confira!

O que você precisa analisar para comprar um terreno

vista-de-terrenos-setpar-comprar-terreno

Primeiramente, vamos deixar claro que comprar um terreno é uma decisão que deve considerar as suas motivações individuais. Alguns terrenos podem ser melhores para a construção de casas, enquanto outros podem se valorizar ao longo do tempo, se tornando melhores opções para quem quer investir. 

Quer saber se vale a pena comprar um terreno em 2023?  Leia nosso post que fizemos sobre o assunto no blog!

De qualquer forma, existem alguns pontos que você deve ficar atento quando estiver procurando lotes para comprar. Confira:

1- Localização 

Essa você já esperava! No mundo dos investimentos no setor imobiliário, a localização é crucial. Portanto, considere a proximidade a serviços essenciais, como hospitais, escolas, supermercados e transporte público. Além disso, verifique o zoneamento do terreno para garantir que ele seja adequado para o uso que você planeja dar ao terreno – residencial, comercial, industrial, etc.

2 – Documentação

Quando falamos de terrenos, essa parte pode ser um pouco mais complicada do que a compra de um imóvel, por exemplo. Então verifique cuidadosamente a documentação do terreno. Certifique-se de que o vendedor tem a posse legal do terreno e que não existem disputas de propriedade ou pendências legais.

Uma boa opção pode ser também se consultar com um advogado especializado nesse tipo de transação, para checagem de documentos e legislação.

3 – Infraestrutura e Acesso

Se estivéssemos falando de comprar um imóvel, seria mais fácil verificar alguns pontos da infraestrutura. Em caso de terrenos, é importante prestar mais atenção se ele tem acesso adequado, além de serviços, como: água, eletricidade, esgoto e telecomunicações. 

Caso não haja, pode ser muito custoso ou mesmo inviável resolver essa situação.

4 – Topografia 

Recentemente abordamos o tema de topografia e condições de solo neste post do nosso blog. Mas, relembrando, é importante que você avalie esses aspectos do terreno, já que inclinações acentuadas, solos instáveis ou suscetíveis a erosão podem causar problemas futuros para construção, além de terem mais ou menos dificuldades de valorização – dependendo do uso que será dado ao terreno.

5 – Vistoria Profissional

Assim como para uma casa ou apartamento, aqui é importante que você faça a contratação de um profissional para fazer uma vistoria detalhada do terreno. Engenheiros, topógrafos e arquitetos podem avaliar a viabilidade de seus planos de construção.

6 – Restrições e Regulamentações

Procure se informar sobre possíveis restrições de uso ou regulamentações de construção que possam afetar suas intenções de uso do terreno.

Veja também: Zoneamento urbano: entenda tudo sobre o tema

7 – Visite vários terrenos e em diferentes momentos

Procure visitar o maior número de terrenos que conseguir durante a prospecção de lugares, e também lembre-se de fazer essas visitas em diferentes momentos do dia e em diferentes dias da semana para avaliar questões como: tráfego, ruído e iluminação.

Veja também: Descubra quais os tipos de bairro perfeito para sua casa ou negócio

E… deixamos para o final a melhor dica para você comprar terreno com segurança.Quer saber qual é? 

Conte com uma empresa especializada

Como você viu, o processo de comprar um terreno não é tão simples, e requer uma série de atenções e cuidados que você deve ter para garantir que não terá problemas, e que tudo irá acontecer como planejado.

Mas, tem uma forma mais fácil de conseguir tudo isso, que é contando com uma empresa renomada em bairros planejados, como a Setpar!

Comprar um lote com uma loteadora garante que você terá mais segurança, agilidade, e, por vezes, até menor custo na hora de comprar o seu terreno. Com a Setpar você vai encontrar o loteamento perfeito para você sua família. São mais de 25 anos construindo bairros e condomínios em todo o Brasil. 

Temos milhares de terrenos prontos para investir ou construir.Acesse nosso site para conhecer a lista completa de empreendimentos!